fonte:http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t= ... ut=10&tm=6foram 12 dias a viver no verde. nos açores, as flores provaram que é possível colocar a ilha a funcional apenas com energias renováveis, no que constitui para já a primeira experiência do género em portugal.
"esta situação provou que é possível, numa conjugação das energias eólica e hídrica, utilizando tecnologia única no país, alimentar com energias renováveis uma ilha como as flores", congratulou-se o secretário regional do ambiente, álamo menezes, quando anunciou a experiência levada a cabo durante o passado mês de outubro.
em números, foram 142 quilómetros quadrados e mais de quatro mil habitantes que foram alimentados pela energia limpa que, de acordo com o governante, anuncia um caminho "para uma quase autonomia energética".
durante os 12 dias da experiência, a ilha recorreu a volantes de inércia - que permitem praticamente anular variações de tensão nos aerogeradores.
no anúncio da experiência, era um secretário regional do ambiente satisfeito aquele que anunciava que a ilha das flores "é um exemplo de penetração das energias renováveis a nível nacional e mesmo internacional".
um elemento fundamental para dar seguimento à experiência é a central termoeléctrica em construção na pedreira do porto, que integra cinco grupos geradores - com potência total de 3,6 megawatts -, num custo estimado de 12,5 milhões de euros.
esta unidade vai permitir o reaproveitamento da actual central de além fazenda, ampliando a sua componente hídrica.
na ilha está ainda previsto a construção de uma nova central hídrica na ribeira grande, projecto que assegurará o abastecimento nas flores com uma taxa de 87 por cento de energias renováveis.
e porque não continuam?