AQS recentemente montado...!!!

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Solius
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda fev 23, 2009 9:07 pm

Re: AQS recentemente montado...!!!

Mensagem por Solius »

de nada amigo, já agora que o instalador vem a sua casa diga-lhe para aplicar um vaso de expansão dimensionado para 300 litros porque esse que ai tem não vai durar muito, um termosifão de 300 litros se for cheio por cima tem de demorar o minimo 15 minutos a encher ( lentamente) e com o colector sempre tapado se for mais rapido de certeza que fica com ar.

cumps

Autor do tópico
Nezocas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mar 11, 2008 8:11 pm

Mensagem por Nezocas »

boas colegas,

só para indicar que ainda não uso o esquentador

e quero também partilhar o que foi feito de novo no meu sistema. como anteriormente dito, existiam diferenças de temp. do meu para o do meu pai, em dias menos quentes e eu sempre suspeitei de ar no circuito primário ou falta de pressão

assim chamei o sr. que o montou e disse-lhe que queria o primário esvaziado e cheio novamente por baixo. este procedimento foi feito da seginte forma:

foi ligado um tubo, que vem do deposito de uma bomba de testar canalizações à saida inferior dos painéis e depois aberta a torneira que fecha essa saida.

depois foi ligado o retorno dessa bomba à "saida" dos paineis (onde se encontra a valvula de escape de 3 bars) no cimo dos mesmos, que é o ponto mais alto, e foi aberta também a torneira.

foi ligada a bomba e deixou-se correr uns 10 minutos, e durante algum desse tempo lá sairam as bolhinhas . depois de se verificar que já não saia ar, foi fechada a torneira no ponto mais alto e deixou-se a bomba empurrar o fluido até a valvula de 3 bars destrancar. nesse exacto momento foi também fechada a outra em baixo por onde estava a entrar o fluido e desligada a bomba.

de notar que isto foi feito à um mês e meio, até ver ainda não faltou àgua quente

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

e qual foi a pressão que ficou no primário?
Porreiro, pá!

Autor do tópico
Nezocas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mar 11, 2008 8:11 pm

Mensagem por Nezocas »

muito perto de 3 bars, será demais

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”