Uma questão que tenho prende-se com as diferenças entre imiev e clones. Há uns anos os clones tinham baterias ligeiramente mais pequenas (14.5kWh?) e o carregamento não chegava sequer aos 15A mesmo com um EVSE de 16A. Nos modelos de hoje ainda existe alguma diferença deste tipo, ou a única diferença agora é dos modos de condução disponíveis?
E também ouvi falar que há um truquezinho de firmware que permite ter o ar condicionado a trabalhar e mandar ar frio para as baterias mesmo em cargas lentas. Esse truque só funciona no imiev ou nos primos também é possível?
Uma segunda questão tem a ver como aproveitar o incentivo apesar de ter um carro com menos de 10 anos. Conhecem alguém que já tenha comprado uma carripana velha para este fim? Por exemplo, no OLX vi um fiat uno de 92 por 250€, que supostamente ainda anda. Aqui já se falou que se podia por acordo com um comprador fazer parecer que o carro tinha sido comprado há 6 meses, pagando uma multa depois, para não ter mesmo de esperar os 6 meses. Podiam dar-me indicações passo-a-passo como isso se desenrola?
Por fim, também gostava de algumas opiniões de como fazer Lisboa-Braga num imiev/iOn. Em princípio todos os anos vou a Braga por motivos familiares e gostava de saber até que ponto se consegue fazer bem esta viagem sem ir a velocidades Malmonásticas. No estudo que fiz assumi que a Galp cumpre com o que promete e que Pombal passará a estar funcional brevemente.
Lisboa-Aveiras é fácil. Faz-se esse troço e carrega-se a 100%.
De Aveiras para cima é que a porca torce o rabo. Pombal-Aveiras são 121 km. E têm os candeeiros pelo meio. Norte-sul parece-me exequível devido ao declive favorável. Agora sul-norte...

O declive pela N1 é mais favorável ao da A1 ou não há assim tanta diferença? Naturalmente há a hipótese de fazer uma carga lenta em Leiria, mas se se conseguir fazer o percurso a 70-80kmh pela nacional era ótimo.
Pombal-Gaia/Vilar de Andorinho também é uma distância apreciável. 130 km pela A1 ou 140 pela N1. Essa penso que só mesmo a 50-60 pela nacional. Nos dias úteis existe o PCR da MagnumCap em Aveiro, certo? Nesse caso nem seria muito complicado, carregava a 80% nesse PCR, e novamente a 80% em Gaia, e penso que isso dar-me-ia para chegar a Braga. Mas como em princípio viagens destas apanharão dias "inúteis", torna-se mais complicado.
É engraçado como diferença de autonomia de um leaf para um imiev pode fazer tanta moça nas contas, apesar de em termos absolutos não parecer assim tão grande. Como não vejo muitos diários de bordo de imiev é um bocado difícil ter a noção do que ele consegue fazer aqui em Portugal.