Agora é a minha vez de refutar!
A Vectrix é sem dúvida uma Maxiscooter cuja performance de Pico rivaliza com as Maxiscooters de 350cc /400cc, mas é essa é a performance de Pico! A gerar esses 21kw de potência de Pico tenho 10 a 15 minutos de utilização numa NIMH. Sem falar no facto de matar o pack... Numa utilização normal, a Vectrix e a PCX equivalem-se.
A maior virtude de ser uma Maxiscooter também é o seu maior defeito, os mais de 200kgs devem ser difíceis de empurrar...
A PCX custa nova, chave na mão, cerca de 2500€.
Por esse preço, compro uma NIMH usada em Portugal, que todos os utilizadores que me enviaram PM's desencorajaram-me a fazê-lo. As propostas "válidas" de Vectrix NIMH sem garantia surgem a partir dos 3500€. A partir dos 5500€ posso comprar uma Vectrix NIMH com garantia ou uma Li sem garantia. A partir dos 7500€ posso comprar uma Vectrix Li com garantia.
Por 5000/6000€ posso comprar uma Zero S de 2011 usada. É monolugar, mas muito divertida.
Por 6000€ a Govecs vende-me uma 3.4 nova, chave na mão 5700€ a 2.4+. Coloco-a na equação por considerá-la bastante mais prática, leve (115kgs) e fiável que a Vectrix, essencialmente pela simplicidade dos componentes e pelo sobre-dimensionamento dos mesmos em relação às características da moto. É menos moto, sem dúvida, nada confortável e muito menos performante. No entanto, tem um motor de 6KW, um Pack Li de 3KW, velocidade máxima de 85kmh e autonomia na ordem dos 50Kms...
Nos 10000/11000€ surge a Vectrix Li de 70A... 13000€ uma BMW C Zero usada... 15000/16000 as novas Zero... Nestes valores começam a aparecer os Carros Eléctricos usados com 80/100Kms de autonomia e bem mais racionais para fazer 24000kms ano...
A PCX a andar bem gastará 3L/100Kms, com 2000Kms por mês o consumo em gasolina deverá ser na orfem dos 100€ mensais, 1200€ Ano. Com este andamento, será razoável pensar em manutenções de 500€ Ano. Em resumo, 1700€ Ano. Contas de merceeiro. A partir do 2º Ano Vectrix NIMH com garantia fica paga. Utilizo a PCX como exemplo por ser uma das mais bem sucedidas do mercado e económicas no consumo e na compra, mas, que Vectrix NIMH terei ao fim de dois anos a circular 240000Kms ano?
Por não perceber nada de manutenção e de upgrades de motos eléctricas, a aquisição de uma mota que não seja, Govecs, Brammo/Polaris, Zero, Vectrix entre outras, não me parece viável. Sou um utilizador de rodar a chave e andar. Sei carregar a mota e por ar nos pneus.
Isto sou eu a pensar alto... É importante para mim escrever estas notas, porque por um lado, posso obter o vosso feedback e por outro, permite-me racionalizar melhor os meus próprios argumentos.