Vectrix VX-1

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Responder

RNM
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: Vectrix VX-1

Mensagem por RNM »

apr Escreveu:Quem ler esta discussão que aqui vai, chega ao fim e pensa.

F...-se vou mas é comprar uma ebike dobrável.

Calma ... nao empurrem já estou a voltar prá secção das bikes...
Eu continuo na secção das bikes, ao menos não são necessárias (nem de perto, nem longe) as mesmas visitas à oficina que as scooters eléctricas... :)
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!

RNM
Membro Silver
Membro Silver

Re: RE: Re: RE: Re: Vectrix VX-1

Mensagem por RNM »

jmal Escreveu:
RNM Escreveu:
jmal Escreveu:Rnm, resto da história tá no Visforvoltage.
Acredito mas se puderes escrever o link, agradecia
http://visforvoltage.org/forum/14037-vx ... ment-75752
No video, não há qq referência ao uso de 18650, nem que foi a mota que começou o fogo. O resto foi escrito pelo antiscab, que "por acaso" vende conversões com prismáticas.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

RNM Escreveu:
jmal Escreveu:
RNM Escreveu: Acredito mas se puderes escrever o link, agradecia
http://visforvoltage.org/forum/14037-vx ... ment-75752
No video, não há qq referência ao uso de 18650, nem que foi a mota que começou o fogo. O resto foi escrito pelo antiscab, que "por acaso" vende conversões com prismáticas.

Nas fotos vê-se o que resta de uma vectrix, pelos estragos nota-se bem que sofreu um desmembramento, existe aluminio derretido, como sabes só a partir de 660 graus derrete.

Imagem

Os bombeiros receberam várias chamadas de vizinhos que ouviram uma explosão, portanto, que explodiu parece-me claro, se foi ali que começou o incêndio, só uma investigação o revelará...

O antiscab alertou para o facto de se usar carregadores com firmware de niquel, que não têm as seguranças necessárias para lítio, tal como falta de bms, etc, daí usar os TC, já só usa as células do nissan leaf, inclusive podes encontrar posts dele a dizer que já mudou de prismáticas para as do nissan leaf com bms.
Última edição por jmal em sexta set 11, 2015 3:02 pm, editado 1 vez no total.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

RNM
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por RNM »

Emanuel Couto Escreveu:não é necessário partir para a agressão verbal... ou fazer valer/impor a sua verdade...
Plenamente de acordo, p.f. vê quem começou a tentar fazer passar alguém por ignorante sobre o assunto:
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11249195
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11249204

Relativamente a "impor a sua verdade", vale mais a opinião de quem trabalha com calbs desde 2012 ou alguém que tem "alergia" a produtos chineses e, se calhar, nunca esteve perto de uma bateria calb, muito menos testa-la...?

Dizer que alguém é ignorante sobre determinado assunto não é "agressão verbal". Mas talvez possa um facto, qd essa pessoa nunca experimentou aquilo que maldiz. Faz lembrar as crianças qd dizem que não gostam da comida sem experimentarem (que apenas quer dizer que são ignorantes no assunto da comida).

O problema aqui é religião vs ciência: o Volt diz "Eu não acredito." e eu digo que testei e comprovei. Como as motas andam com baterias e não com fé, cada um faz a sua escolha.

RNM
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por RNM »

jmal Escreveu: Eu até aceitava o desafio, mas não tenho bateria para aguentar meia hora, a minha é de 8kwh, mas se pagares bem, fazemos o teste a 24 kwh durante o tempo que ela aguentar, ok ?
Amigo, tenho a certeza absoluta que um pack dos teus aguenta 24 kW durante os 20min, repetidas vezes. Mas não foi esse o desafio que coloquei. O que disse foi "a debitar esta potência sem o controlador/motor limitar a potência e/ou queimar". É diferente e tu sabes. E tb sabes que um teste destes é desnecessário pq a probabilidade de andar na estrada sempre a puxar 24 kW durante 20 min é nula.
A minha questão é exactamente essa: Se uma calb aguenta, na boa, descargas a 2C e cargas a 1C, ciclo após ciclo sem mostrar grande degradação, pq ir à procura de baterias mais caras? Só porque a tensão cai um pouco menos e a performance é um pouco melhor, no global da mota?
Quem quer as baterias mais performantes do mercado (e pagar por isso) pode ir falar ctg, sem stress! Alguém aqui leu um post meu a aconselhar o contrário???
Quem quiser uma mota para fazer kms e com potência que chegue para enrolar punho de vez em quando e fazer ultrapassagens em segurança, pode montar Calb, e poupa uns trocos.
jmal Escreveu:Que avaria ?, isso é 100 % certo, o que é necessário é haver alguém que repare/suporte, nada do que o ser humano faz dura para sempre.
Plenamente de acordo e, com o teu trabalho, sou da opinião que tu tornas as Vectrix em melhores motas com menos problemas. Mas, para o meu gosto, ainda dão demasiados problemas. E sabes perfeitamente que desejo sorte neste negócio e que te tentei arranjar baterias "mais ao teu gosto".
Nada a esconder aqui.
Última edição por RNM em sexta set 11, 2015 3:29 pm, editado 2 vezes no total.

RNM
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por RNM »

jmal Escreveu: Nas fotos vê-se o que resta de uma vectrix, pelos estragos nota-se bem que sofreu um desmembramento, existe aluminio derretido, como sabes só a partir de 660 graus derrete.

Os bombeiros receberam várias chamadas de vizinhos que ouviram uma explosão, portanto, que explodiu parece-me claro, se foi ali que começou o incêndio, só uma investigação o revelará...

O antiscab alertou para o facto de se usar carregadores com firmware de niquel, que não têm as seguranças necessárias para lítio, tal como falta de bms, etc, daí usar os TC, já só usa as células do nissan leaf, inclusive podes encontrar posts dele a dizer que já mudou de prismáticas para as do nissan leaf com bms.
Não discordo com nada do que escreveste, mas continuamos sem saber se foi a mota que começou o fogo e que baterias tinha (é a parte que importa).

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Continuas a insistir... O religioso fanático que não sabe o que é uma Vectrix, és tu. Eu já fiz mais de cem mil quilómetros nelas. Provavelmente, estas simples agressões verbais e sem fundamento da tua parte vão ser moderadas. Porquê? Porque violam as regras. A discussão técnica faz parte e as pessoas precisam de informação correcta (que é diferente do teu "eu vi" ou "eu testei"). Dizer-se "cientista" armado em Deus diz muito da pessoa. O resto é frustração que podes guardar para me confrontar na cara na próxima vez que nos virmos. Se quiseres, eu posso fazer o favor de levar o assunto. Mas avisa o dia, pois prefiro ir sozinho que levar a minha família. A conversa pode continuar por lá.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

lol...tanta conversa de café por aqui. :lol:

RNM, a Vectrix do Jmal debita 36kW...tenho aqui uma comigo que debita 27kW. 20minutos 24kW...não testei mas já posso dizer que já descarreguei 3kWh em 10-12minutos por aí... :roll:

Também tens que perceber que nem todos os que vendem, dão garantia e têm serviço pós-venda estão para dizer aos clientes "olhe, agora ande devagarinho porque se andar depressa estraga as baterias" ou "daqui a uns mesinhos passe cá para uma manutençãozinha": achas que é assim que se promove o uso de um VE? Para isso é como já disseram: comprem um PCX. Prefiro ver uma PCX a rolar que um VE que vai ser uma dor de cabeça para o proprietário. No fim de a experiência correr mal, vai falar mal dos VE's, dizer que não prestam, só dão despesa e que foi uma asneira e não recomenda a ninguém...

Já agora falaste de:
RNM Escreveu: "mota similar feita pela FFM (~70Ah)",
Vamos lá a ver se é assim tão similar...numa Vectrix Premium tens:

- garantia assumida em Portugal por Portugueses;
- apoio técnico à distância de uma chamada;
- vectrix de serviço sem custos durante a garantia caso haja necessidade;
- firmware premium (talvez isto te diga pouco pois julgas que o que há pela internet serve e está ao nível do elaborado pelo jmal, mas tenho-te a dizer que já houve uma abordagem subtil para comprar o firmware premium sem sucesso). Um firmware afinado à "unha" dará sempre mais fiabilidade ao produto para além das features que já foram desenvolvidas...
- alterações electrónicas no carregador, controlador (e BMS se for caso);
- alterações premium com check-list com 73 verificações/correções de anomalias para passado 1 mês o cliente não estar a bater à porta com "olhem estou com um problema aqui e ali": ninguém está para ter o VE na oficina a todo o momento. Nós não estamos cá para complicar a vida do cliente e da FFM: simples e eficaz, é assim que promovemos a mobilidade eléctrica!
- vectrix spy... :roll:
- por fim...manutenção de 3 em 3 anos ou a cada 25.000km... :roll:

Onde estão mesmo as semelhanças? Na quantidade de energia que a bateria tem e no chassi da mota...seguindo a lógica uma Nissan Leaf Acenta é igual a um Nissan Leaf Tekna e o preço devia ser o mesmo.

Mas é como dizes, quem quer barato, existe barato mas tem de ter consciência que o barato tem inconvenientes para estarem todos bem informados.

Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am

Mensagem por cuttysark76 »

Agora é a minha vez de refutar! :D

A Vectrix é sem dúvida uma Maxiscooter cuja performance de Pico rivaliza com as Maxiscooters de 350cc /400cc, mas é essa é a performance de Pico! A gerar esses 21kw de potência de Pico tenho 10 a 15 minutos de utilização numa NIMH. Sem falar no facto de matar o pack... Numa utilização normal, a Vectrix e a PCX equivalem-se.

A maior virtude de ser uma Maxiscooter também é o seu maior defeito, os mais de 200kgs devem ser difíceis de empurrar...

A PCX custa nova, chave na mão, cerca de 2500€.
Por esse preço, compro uma NIMH usada em Portugal, que todos os utilizadores que me enviaram PM's desencorajaram-me a fazê-lo. As propostas "válidas" de Vectrix NIMH sem garantia surgem a partir dos 3500€. A partir dos 5500€ posso comprar uma Vectrix NIMH com garantia ou uma Li sem garantia. A partir dos 7500€ posso comprar uma Vectrix Li com garantia.

Por 5000/6000€ posso comprar uma Zero S de 2011 usada. É monolugar, mas muito divertida.

Por 6000€ a Govecs vende-me uma 3.4 nova, chave na mão 5700€ a 2.4+. Coloco-a na equação por considerá-la bastante mais prática, leve (115kgs) e fiável que a Vectrix, essencialmente pela simplicidade dos componentes e pelo sobre-dimensionamento dos mesmos em relação às características da moto. É menos moto, sem dúvida, nada confortável e muito menos performante. No entanto, tem um motor de 6KW, um Pack Li de 3KW, velocidade máxima de 85kmh e autonomia na ordem dos 50Kms...

Nos 10000/11000€ surge a Vectrix Li de 70A... 13000€ uma BMW C Zero usada... 15000/16000 as novas Zero... Nestes valores começam a aparecer os Carros Eléctricos usados com 80/100Kms de autonomia e bem mais racionais para fazer 24000kms ano...

A PCX a andar bem gastará 3L/100Kms, com 2000Kms por mês o consumo em gasolina deverá ser na orfem dos 100€ mensais, 1200€ Ano. Com este andamento, será razoável pensar em manutenções de 500€ Ano. Em resumo, 1700€ Ano. Contas de merceeiro. A partir do 2º Ano Vectrix NIMH com garantia fica paga. Utilizo a PCX como exemplo por ser uma das mais bem sucedidas do mercado e económicas no consumo e na compra, mas, que Vectrix NIMH terei ao fim de dois anos a circular 240000Kms ano?

Por não perceber nada de manutenção e de upgrades de motos eléctricas, a aquisição de uma mota que não seja, Govecs, Brammo/Polaris, Zero, Vectrix entre outras, não me parece viável. Sou um utilizador de rodar a chave e andar. Sei carregar a mota e por ar nos pneus.

Isto sou eu a pensar alto... É importante para mim escrever estas notas, porque por um lado, posso obter o vosso feedback e por outro, permite-me racionalizar melhor os meus próprios argumentos.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

RNM Escreveu:Amigo, tenho a certeza absoluta que um pack dos teus aguenta 24 kW durante os 20min, repetidas vezes. Mas não foi esse o desafio que coloquei. O que disse foi "a debitar esta potência sem o controlador/motor limitar a potência e/ou queimar". É diferente e tu sabes. E tb sabes que um teste destes é desnecessário pq a probabilidade de andar na estrada sempre a puxar 24 kW durante 20 min é nula.
Eu entendi que era a tudo, dai não me negar ao teste. :D :D :D

Sim, é nula, mas olha que existe quem ande perto.. e agora em vez de 120kmh já são 140 kmh :D

https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 42#p241642
RNM Escreveu:A minha questão é exactamente essa: Se uma calb aguenta, na boa, descargas a 2C e cargas a 1C, ciclo após ciclo sem mostrar grande degradação, pq ir à procura de baterias mais caras? Só porque a tensão cai um pouco menos e a performance é um pouco melhor, no global da mota?
Quem quer as baterias mais performantes do mercado (e pagar por isso) pode ir falar ctg, sem stress! Alguém aqui leu um post meu a aconselhar o contrário???
Quem quiser uma mota para fazer kms e com potência que chegue para enrolar punho de vez em quando e fazer ultrapassagens em segurança, pode montar Calb, e poupa uns trocos.
É exatamente a mesma razão que leva as pessoas a não usarem baterias de chumbo, são baratas e duram pouco, no final saem mais caras que as de lítio, será que esses trocos valem o risco ???

RNM Escreveu:
jmal Escreveu:Que avaria ?, isso é 100 % certo, o que é necessário é haver alguém que repare/suporte, nada do que o ser humano faz dura para sempre.
Plenamente de acordo e, com o teu trabalho, sou da opinião que tu tornas as Vectrix em melhores motas com menos problemas. Mas, para o meu gosto, ainda dão demasiados problemas. E sabes perfeitamente que desejo sorte neste negócio e que te tentei arranjar baterias "mais ao teu gosto".
Nada a esconder aqui.
;)
Cumps Inovadores

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

No teu caso, que não tens garagem não te aconselho a comprar elétricos, nem motas a gasolina.
Cumps Inovadores

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Se não tens garagem pondera bem. Pois tens de ter um plano B sem ser o Mobi-e.
Live long and prosper!

Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold

jmal Escreveu:No teu caso, que não tens garagem não te aconselho a comprar elétricos, nem motas a gasolina.
Tenho motas desde 2000 ou 2001 e sempre dormiram na rua... Nada que uma capinha maricas não ajude... Nunca as deixei ao Sol! Isso e uns cadeados ;)
MRider Escreveu:Se não tens garagem pondera bem. Pois tens de ter um plano B sem ser o Mobi-e.
Factos, são factos.
Pena a minha Govecs com o Pack Amovível não dar para mais. A Vectrix VT-1 se vier a existir (aparentemente virá) será a solução mais viável.
Não deixam de ser argumentos muito válidos... :? Custa-me afastar dos VE's.

Em Cascais tenho sempre carga.
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

cuttysark76 Escreveu:Tenho motas desde 2000 ou 2001 e sempre dormiram na rua... Nada que uma capinha maricas não ajude... Nunca as deixei ao Sol! Isso e uns cadeados ;)
Já passei pelo mesmo e isso é sempre um risco. Não é pelo sol, mas pela possibilidade de um dia ela não estar lá... Entre 2004 e 2006 também tive de deixar a mota na rua (e era uma ZX6R de 2000, bastante "apetecida" ou uma CB500, ainda mais "apetecida"). Cadeado e corrente acompanhavam a mota e um longo passeio até ao estacionamento (de uma zona habitacional onde ela pernoitava) valeram que nada de significativo acontecesse. Mas é um risco.

Já para uma eléctrica, enfim, tu sabes melhor que ninguém se te safas sem garagem. É uma atitude corajosa.
cuttysark76 Escreveu:Numa utilização normal, a Vectrix e a PCX equivalem-se.
Desculpa lá, mas só se for no número de rodas... Tal como um SUV e um quadriciclo (perdoem o exagero). Em termos de potência, capacidade de bagagem, protecção aerodinâmica, peso, estabilidade, formato, etc., não há semelhanças.
As maxiscooters têm grandes vantagens em relação às scooters. Especialmente de Inverno.

PS: A VX-1 é a segunda maior mota que tenho na garagem. Maior que a Majesty 400cc que é a seguinte... Ambas são muito maiores que uma PCX.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

RNM
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por RNM »

jmal Escreveu:Sim, é nula, mas olha que existe quem ande perto.. e agora em vez de 120kmh já são 140 kmh
Velocidades e motas "tuning" não devem participar desta discussão, até porque só recomendo as Calb para motas com os parâmetros de descarga de origem.
Velocidades e motas "tuning" casam muito bem com baterias "tuning" ;)
jmal Escreveu:É exatamente a mesma razão que leva as pessoas a não usarem baterias de chumbo, são baratas e duram pouco, no final saem mais caras que as de lítio, será que esses trocos valem o risco ???
Vá lá Jmal, não comeces com comparações tontas entre Calb e chumbo... Vamos meter o nível da conversa.
cuttysark76 Escreveu:Agora é a minha vez de refutar!
Cuttysark,
Começo por pedir desculpa pela discussão off-topic com o Volt, apenas fiz uma sugestão (perfeitamente válida na minha opinião) e fui dando troco...

Relativamente às tuas escolhas, acho que fizeste um excelente resumo. Não conhecendo a fiabilidade das GOVECS, talvez seja uma hipótese interessante para o teu caso, mas não teres como carregar em casa é um risco (grande)... Assim sendo, e para fazer 24'000 km/ano, aconselhava-te um VE que tivesse o dobro de autonomia do que aquela que precisas diariamente, tanto pelo risco de não conseguir de não conseguir carregar como para tentar minimizar o desgaste na bateria.

Se interessar, a Zeev tinha acesso a uma Zero S 11.4, de 2014, 0 km por cerca de 12 k€. Não sei se ainda tem...

Também relativamente ao off-topic, se a moderação achar bem (e se possível), sugiro que movam os posts meus e do Volt para aqui:
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 04&t=18233

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

RNM Escreveu:
jmal Escreveu:Sim, é nula, mas olha que existe quem ande perto.. e agora em vez de 120kmh já são 140 kmh
Velocidades e motas "tuning" não devem participar desta discussão, até porque só recomendo as Calb para motas com os parâmetros de descarga de origem.
Velocidades e motas "tuning" casam muito bem com baterias "tuning" ;)
Mas ela tem tudo de origem, o único tuning são as baterias, limitação de velocidade mais alta, e 10 % mais potencia, portanto se assim aguenta, de origem aguenta ainda melhor... :lol:
RNM Escreveu:
jmal Escreveu:É exatamente a mesma razão que leva as pessoas a não usarem baterias de chumbo, são baratas e duram pouco, no final saem mais caras que as de lítio, será que esses trocos valem o risco ???
Vá lá Jmal, não comeces com comparações tontas entre Calb e chumbo... Vamos meter o nível da conversa.
Eu não falei em calb, falei em litio em geral, investir 7 para durar 50 (hipoteticamente) com receios e limitações ou investir 10 para durar 100 ( (hipoteticamente) com menos receios e limitações, que preferes ? atenção que os 7 e os 10 são de exemplo, pode até ser menor.

Já para não falar de factos comprovados dessas calb, por cá já temos muitas motas com winston, a grande maioria já com largas dezenas de milhar de kms, mas todas mostram já aumentos significativos de resistência interna, não é menor capacidade diretamente, mas indiretamente é porque a mota não tem tanta potência e no inverno pior ainda. Com alguns abusos, tenho visto alguns packs com 20, 30 e 40 mil já muito desgastados.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold

Por mim tudo ok! :D Vocês discutem e eu aprendo!
A partir de determinados valores começa a fazer sentido um carro eléctrico... O Renault ZOE está disponível usado a partir dos 15000€ em Portugal... Perco na versatilidade no transito e ganho uma nova obrigação! Levar os meus filhos à escola! :twisted:

Aqui é só escolher a cor:
http://www.lacentrale.fr/listing_auto.p ... nsmission=

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

Para 24 000km por ano eu preferia um Íon/ C-zero que já se compram por pouco mais de 10 000€. De mota também se faz mas no Inverno é muito duro...

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Mas com um carro põe se o mesmo problema.

Como vais carregar ?

Não da para ligar uma extensão em casa ? É muito longe ?
Live long and prosper!

Brunus
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta out 28, 2009 2:30 pm

Mensagem por Brunus »

cuttysark76 Escreveu:Por mim tudo ok! :D Vocês discutem e eu aprendo!
A partir de determinados valores começa a fazer sentido um carro eléctrico... O Renault ZOE está disponível usado a partir dos 15000€ em Portugal... Perco na versatilidade no transito e ganho uma nova obrigação! Levar os meus filhos à escola! :twisted:

Aqui é só escolher a cor:
http://www.lacentrale.fr/listing_auto.p ... nsmission=
O problema do Zoe é o aluguer das baterias...

Não existem garagens de recolha na tua zona?
Como disse, já morei para esses lados (Fonte Luminosa) e deixava as minhas motas (1º a chinoca e depois a Vx) numa garagem de recolha, que curiosamente fica na Rua Abade Faria que agora é famosa.
Pagava 65€/mês em modo "all you can eat" de electricidade. As motas CI pagavam 60€, penso que foi um bom negócio para mim. :D

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”