Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
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Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
T3lmo, como foi o consumo do outlander nessa viagem??
Peço desculpa pelo off-topic!
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Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
4,7 em média da ida e volta, mas para não fazer offtopic, segue a descrição algures por aqui: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11256099jmlflorencio Escreveu:T3lmo, como foi o consumo do outlander nessa viagem??
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Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Tipicamente circulo mais rápido , mas chovia imenso. Esta era a velocidade a que os carros circulavam na faixa da esquerda.sugarstorm Escreveu:100 kms/h não é velocidade de AE.Pelo menos para um CI.
Para um VE talvez seja. Mas para curtas distâncias. Alguém vai a Espanha ou até mesmo um Lisboa-Porto a 100 à hora?
De qualquer forma se a circulação for feita a esta velocidade pela direita (e não no meio ) não me choca. Temos de ter em mente que nem todos têm a mesma destreza a conduzir, outros querem poupar combustível, outros são amigos do ambiente, e outros são distraídos...
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Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Era bom que mais pessoas pensassem assim!Cartolas Escreveu: De qualquer forma se a circulação for feita a esta velocidade pela direita (e não no meio ) não me choca. Temos de ter em mente que nem todos têm a mesma destreza a conduzir, outros querem poupar combustível, outros são amigos do ambiente, e outros são distraídos...
Ainda ontem vi, pelos retrovisores, um Daewoo Matiz entrar na estrada onde eu circulava e passar imediatamente para 2ª via, a contar da direita...
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Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Ainda não abordei o tema do carregamento doméstico, e por isso partilho esta informação que pode via a ser útil.
Ultimamente tem sido difícil encontrar pontos de carregamento livres ou a funcionar (há até quem diga que há viaturas elétricas a fazer serviços para a Uber utilizando a energia da MOBI.E, o que a ser verdade não deixa de ser um modelo de negócio curioso…).
Felizmente, tenho um “posto de carga” particular que pode fornecer até 32A monofásicos em Mennekes ou CEE.
Na prática já vimos que se for utilizado um circuito monofásico, este Mercedes não pode receber mais do que 16A, mas a instalação fica pronta para um Tesla ou algo parecido.
A estação de carga que utilizo é uma EVlink Wallbox da Schneider Electric. Este equipamento tem 2 características importantes: pode receber um sinal a informar se a energia está em período de vazio para autorizar a carga, e tem uma chave que prende a ficha à Wallbox.
Para programar o ciclo horário, utilizo um Interruptor Horário Programável (IHP) da Schneider. É este interruptor que envia o sinal (230V) para a Wallbox.
Com esta solução, quando se estaciona, liga-se o cabo Mennekes à Wallbox e o carregamento é diferido para um período de vazio, e logo, a custos mais reduzidos.
Quando chego de manhã ao carro, já está carregado.
Se por alguma razão for necessário fazer um carregamento imediato, basta carregar num botão do IHP.
Ultimamente tem sido difícil encontrar pontos de carregamento livres ou a funcionar (há até quem diga que há viaturas elétricas a fazer serviços para a Uber utilizando a energia da MOBI.E, o que a ser verdade não deixa de ser um modelo de negócio curioso…).
Felizmente, tenho um “posto de carga” particular que pode fornecer até 32A monofásicos em Mennekes ou CEE.
Na prática já vimos que se for utilizado um circuito monofásico, este Mercedes não pode receber mais do que 16A, mas a instalação fica pronta para um Tesla ou algo parecido.
A estação de carga que utilizo é uma EVlink Wallbox da Schneider Electric. Este equipamento tem 2 características importantes: pode receber um sinal a informar se a energia está em período de vazio para autorizar a carga, e tem uma chave que prende a ficha à Wallbox.
Para programar o ciclo horário, utilizo um Interruptor Horário Programável (IHP) da Schneider. É este interruptor que envia o sinal (230V) para a Wallbox.
Com esta solução, quando se estaciona, liga-se o cabo Mennekes à Wallbox e o carregamento é diferido para um período de vazio, e logo, a custos mais reduzidos.
Quando chego de manhã ao carro, já está carregado.
Se por alguma razão for necessário fazer um carregamento imediato, basta carregar num botão do IHP.
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Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Hoje com companhia...
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Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Afinal, alguma vez conseguiste carregar a mais do que 3,7kw?
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Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Neste forum (não me estou a referir ao da fotografia) só há malta simpaticat3lmo Escreveu:Hoje com companhia...
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Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Nunca me deparei com nenhum posto público que permitisse fazê-lo.O_volt Escreveu:Afinal, alguma vez conseguiste carregar a mais do que 3,7kw?
Também não tenho EVSE trifásico, mas estou a pensar adquirir um porque estaciono com frequência em locais privados que me permitem carregar com os 10 kWh.
Só não o fiz ainda porque a solução mais inteligente seria adquirir um EVSE da Tesla (ou equivalente) para poder carregar também a 7,2 kWh monofasicos. Mas a Tesla só o vende a clientes e não encontro o produto...
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Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
EVSE da Tesla, mas quem te vendeu essa? O que não falta por aí são EVSE trifasicos de 7.2kw ou mesmo de 22kw.
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Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Esta viatura tem um carregador da Tesla com 3 entradas de 3,7 kW.
Se ligarmos um circuito monofásico a este carregador, só ficará ligado a uma das três entradas. Por isso, por mais potência que esteja disponível no circuito monofásico, o carregador só irá absorver 3,7 kW.
A Tesla contorna esta limitação com o "Blue Adapter":
https://www.teslamotors.com/sites/defau ... lue_eu.pdf
Pelo que pude constatar, este adaptador inclui uma ligação física que liga o mesmo circuito monofásico às 3 entradas do carregador. Desta forma o carregador do carro passa a usar as 3 entradas e pode absorver mais energia.
Como esta ligação não é uma prática standard, não está disponível no mercado...
Se ligarmos um circuito monofásico a este carregador, só ficará ligado a uma das três entradas. Por isso, por mais potência que esteja disponível no circuito monofásico, o carregador só irá absorver 3,7 kW.
A Tesla contorna esta limitação com o "Blue Adapter":
https://www.teslamotors.com/sites/defau ... lue_eu.pdf
Pelo que pude constatar, este adaptador inclui uma ligação física que liga o mesmo circuito monofásico às 3 entradas do carregador. Desta forma o carregador do carro passa a usar as 3 entradas e pode absorver mais energia.
Como esta ligação não é uma prática standard, não está disponível no mercado...
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Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Passa no IKEA de Alfrangide (7.4kW) ou na Prio.E na A16 em Mira-Sintra (22kW) e... testa para verCartolas Escreveu:Nunca me deparei com nenhum posto público que permitisse fazê-lo.O_volt Escreveu:Afinal, alguma vez conseguiste carregar a mais do que 3,7kw?
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Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
*** A primeira revisão ***
Decorridos 17000 Kms e 12 meses de utilização, o computador de bordo começou a pedir o agendamento de uma manutenção do tipo A.
Fiz a marcação numa oficina da marca, e fiz questão de os alertar para o facto deste veículo poder necessitar de peças específicas, pois tinha lido noutros fóruns estrangeiros que por vezes as oficinas não têm as cartridges que é necessário trocar na revisão.
Mas o alerta não serviu para nada! Levei o carro à revisão, e no final do dia ligaram-me a informar que não poderiam entregar a viatura pois faltava trocar “uns cartuchos” (seriam as battery air dryer cartridges ?) que não existiam em Portugal.
Os cartuchos chegaram por avião na manhã do dia seguinte, e a manutenção ficou concluída.
Uma das ações realizadas foi a atualização do software da viatura.
Fiquei especialmente satisfeito com o custo da revisão que andou na casa dos cento e tal euros.
Decorridos 17000 Kms e 12 meses de utilização, o computador de bordo começou a pedir o agendamento de uma manutenção do tipo A.
Fiz a marcação numa oficina da marca, e fiz questão de os alertar para o facto deste veículo poder necessitar de peças específicas, pois tinha lido noutros fóruns estrangeiros que por vezes as oficinas não têm as cartridges que é necessário trocar na revisão.
Mas o alerta não serviu para nada! Levei o carro à revisão, e no final do dia ligaram-me a informar que não poderiam entregar a viatura pois faltava trocar “uns cartuchos” (seriam as battery air dryer cartridges ?) que não existiam em Portugal.
Os cartuchos chegaram por avião na manhã do dia seguinte, e a manutenção ficou concluída.
Uma das ações realizadas foi a atualização do software da viatura.
Fiquei especialmente satisfeito com o custo da revisão que andou na casa dos cento e tal euros.
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Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Boa tarde,Cartolas Escreveu:Ainda não abordei o tema do carregamento doméstico, e por isso partilho esta informação que pode via a ser útil.
Ultimamente tem sido difícil encontrar pontos de carregamento livres ou a funcionar (há até quem diga que há viaturas elétricas a fazer serviços para a Uber utilizando a energia da MOBI.E, o que a ser verdade não deixa de ser um modelo de negócio curioso…).
Felizmente, tenho um “posto de carga” particular que pode fornecer até 32A monofásicos em Mennekes ou CEE.
Na prática já vimos que se for utilizado um circuito monofásico, este Mercedes não pode receber mais do que 16A, mas a instalação fica pronta para um Tesla ou algo parecido.
A estação de carga que utilizo é uma EVlink Wallbox da Schneider Electric. Este equipamento tem 2 características importantes: pode receber um sinal a informar se a energia está em período de vazio para autorizar a carga, e tem uma chave que prende a ficha à Wallbox.
Para programar o ciclo horário, utilizo um Interruptor Horário Programável (IHP) da Schneider. É este interruptor que envia o sinal (230V) para a Wallbox.
Com esta solução, quando se estaciona, liga-se o cabo Mennekes à Wallbox e o carregamento é diferido para um período de vazio, e logo, a custos mais reduzidos.
Quando chego de manhã ao carro, já está carregado.
Se por alguma razão for necessário fazer um carregamento imediato, basta carregar num botão do IHP.
2016-04-14 09.23.08.jpg
2016-04-14 09.22.30.jpg
2016-04-15 22.51.48.jpg
Podes partilhar comigo o custo total deste tipo de instalação e a que empresa recorreste para o executar?
Tenho uma viatura igaulzinha a esta, mas estou com graves problemas para o carregar na minha garagem.
Preciso de encontrar uma solução rapidamente e esta parece-me interessante.
Fico a aguardar os comentários.
Obrigado e cumprimentos.
Hugo Vilas
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Autor do tópico - Membro Dedicado
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Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Olá Hugo,
Podes partilhar quais são os problemas para melhor podermos ajudar?
Por não ter pedido autorização para divulgar publicamente preços ou contactos, partilhei os detalhes via PM.
Posso adiantar que fui eu que desenhei o projeto após alguma investigação. Contratei uma empresa para fazer a instalação elétrica, mas eles nunca tinham visto um equipamento destes... Agora já são especialistas...
Este produto (EVLink Wallbox) é adequado para usar em locais públicos como condomínios pois tem uma chave que prende o cabo à wallbox.
Para garagens privadas (indoor) a Schneider tem um modelo mais económico que eu não analisei.
O modelo indoor para os EUA custava cerca de 450 euros:
https://www.amazon.com/Schneider-Electr ... B00CXXCVLI
(não analisei qual é o equivalente para a Europa)
Também há produtos de outras marcas e até mesmo produtos nacionais, mas há tanta falta de informação sobre os produtos... Por exemplo é difícil de encontrar informação sobre o início diferido da carga caso esta função esteja disponível.
Podes partilhar quais são os problemas para melhor podermos ajudar?
Por não ter pedido autorização para divulgar publicamente preços ou contactos, partilhei os detalhes via PM.
Posso adiantar que fui eu que desenhei o projeto após alguma investigação. Contratei uma empresa para fazer a instalação elétrica, mas eles nunca tinham visto um equipamento destes... Agora já são especialistas...
Este produto (EVLink Wallbox) é adequado para usar em locais públicos como condomínios pois tem uma chave que prende o cabo à wallbox.
Para garagens privadas (indoor) a Schneider tem um modelo mais económico que eu não analisei.
O modelo indoor para os EUA custava cerca de 450 euros:
https://www.amazon.com/Schneider-Electr ... B00CXXCVLI
(não analisei qual é o equivalente para a Europa)
Também há produtos de outras marcas e até mesmo produtos nacionais, mas há tanta falta de informação sobre os produtos... Por exemplo é difícil de encontrar informação sobre o início diferido da carga caso esta função esteja disponível.
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Autor do tópico - Membro Dedicado
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Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Aqui fica uma alternativa que consiste em carregar a viatura a 32A com o UMC da Tesla + Blue Adapter. Se os 32A estiverem disponíveis, a carga é bem mais rápida.
Se usarmos o UMC + Red Adapter, a bateria fica cheia em três tempos (isto é, no máximo em 3 horas )
(cenário em que o circuito é trifásico)
Mas como normalmente a bateria não está vazia, leva menos tempo a atestar.
Se usarmos o UMC + Red Adapter, a bateria fica cheia em três tempos (isto é, no máximo em 3 horas )
(cenário em que o circuito é trifásico)
Mas como normalmente a bateria não está vazia, leva menos tempo a atestar.
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Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Bom dia Cartolas,Cartolas Escreveu:Olá Hugo,
Podes partilhar quais são os problemas para melhor podermos ajudar?
Por não ter pedido autorização para divulgar publicamente preços ou contactos, partilhei os detalhes via PM.
Posso adiantar que fui eu que desenhei o projeto após alguma investigação. Contratei uma empresa para fazer a instalação elétrica, mas eles nunca tinham visto um equipamento destes... Agora já são especialistas...
Este produto (EVLink Wallbox) é adequado para usar em locais públicos como condomínios pois tem uma chave que prende o cabo à wallbox.
Para garagens privadas (indoor) a Schneider tem um modelo mais económico que eu não analisei.
O modelo indoor para os EUA custava cerca de 450 euros:
https://www.amazon.com/Schneider-Electr ... B00CXXCVLI
(não analisei qual é o equivalente para a Europa)
Também há produtos de outras marcas e até mesmo produtos nacionais, mas há tanta falta de informação sobre os produtos... Por exemplo é difícil de encontrar informação sobre o início diferido da carga caso esta função esteja disponível.
Muito obrigado pela informação e pela PM.
Na verdade devo ter um problema no edificio que não me permite carregar a minha viatura com o cabo original da Mennekes.
A C Santos não assume qualquer responsabilidade e diz que se o cabo funciona em outras tomadas Schuko e como não funciona na da minha garagem, será um problema da minha instalação.
Só fico chateado porque nessa mesma tomada, já experimentei carregar um Leaf e um i3, sem qualquer problema! Só o meu Mercedes, com aquele cabo é que não dá!
Toda e qualquer solução que equacione para aquele local é um risco adquirir, uma vez que pode não funcionar (seja monofásico ou trifásico) e por isso fui aconselhado a instalar um carregador Charger2Move da EDP, pois em caso de instalarem e não funcionar, sendo eles os fornecedores de energia vão ter de resolver qualquer anomalia existente para que no final o sistema fique operacional.
Já tenho um orçamento para monofásico e outro para trifásico e os valores são um "escândalo" de tão altos que são, por isso, como é lógico, preferia uma solução como a que escolheste que para além de ser mais económica, cumpre com o esperado, carregar em trifásico (mais rápido) e a 16A (máximo admitido por este VE).
Sinceramente não sei o que fazer porque entretanto, desde que adquiri a viatura (Dezembro 2015), já instalei um quadro de carregamento monofásico, certificado e que me originou uma despesa de quase 500€...
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Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
"Na verdade devo ter um problema no edificio que não me permite carregar a minha viatura com o cabo original da Mennekes."
Mas o que é que acontece concretamente? Acendem-se luzes vermelhas no EVSE? O disjuntor dispara? Simplesmente não carrega?
Mas o que é que acontece concretamente? Acendem-se luzes vermelhas no EVSE? O disjuntor dispara? Simplesmente não carrega?
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Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Bom posso até estar a dizer uma barbaridade, mas do que me lembro de ver de outras situações, o pessoal queixa-se que quando a "terra" é má alguns carros não carregam....
Ou seja convem verificar se não é o caso... se essa tomada tá devidamente ligada à terra, e se a terra é "boa". Poderá ser esse o problema, pois se todas as restantes dão....
Quanto à parte de se for a EDP a instalar eles depois é que têm de resolver... bom não sei se será bem assim , pois a instalação eléctrica "do quadro pra dentro" nada tem a ver com a responsabilidade deles e sim do dono da instalação
Ou seja convem verificar se não é o caso... se essa tomada tá devidamente ligada à terra, e se a terra é "boa". Poderá ser esse o problema, pois se todas as restantes dão....
Quanto à parte de se for a EDP a instalar eles depois é que têm de resolver... bom não sei se será bem assim , pois a instalação eléctrica "do quadro pra dentro" nada tem a ver com a responsabilidade deles e sim do dono da instalação
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km
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Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Viva, eu já tive um problema com o meu EVSE do meu MB em casa de um amigo. Pois a instalação dele era meio manhosa e o EVSE dava erro (luzes vermelho). Fui identificado um problema de estabilidade de corrente e terra, tudo junto fazia com que o meu EVSE desse erro. Entretanto ainda não consegui carregar a mais de 3.7kw em postos públicos, mesmo no Ikea Loures que é 7.4kw e na Galp A5 Oeiras que já tem o cabo da máquina e é de carga rápida. Ando sempre nos 3.7kw. Aqui a Mercedes está atrasada em relação a outras marcas, até pelos cabos que disponibiliza aos compradores deste modelo MB B Eletric Drive.
HVillas, se precisares testar o meu EVSE é só combinar.
Abraço
Sam
HVillas, se precisares testar o meu EVSE é só combinar.
Abraço
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