Paineis Fotovotaicos para autoconsumo 500 a 600W

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
_helder_
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta mai 05, 2016 2:30 pm

Paineis Fotovotaicos para autoconsumo 500 a 600W

Mensagem por _helder_ »

boas,

Gostaria de instalar 2 painéis solares com potencia total entre 500W e 600W.
Sou pouco entendido desta tecnologia, mas desenrasco-me em instalações eléctricas (do tipo eletricista para casa)

O meu objetivo é reduzir em 50% a minha factura da EDP!

Segundo os meus cálculos, baseados em medições reais, tenho um consumo de cerca 7kWh diários.
Esse consumo representa 43€ mensais, ou seja metade da minha factura da EDP!
Nesse consumo de incluo todos os equipamentos que estão sempre ligados, Frigorificos, Box TV, Routers, Switches, DVR CCTV, NAS, etc…

A minha ideia é instalar um sistema independente onde ligo esses equipamentos.
Colocaria no mesmo tubo elétrico + 2 fios de 1.5mm2 para acrescentar uma tomada alimentada pelo sistema solar!
Gostaria de colocar 2 baterias para alimentação noturna.

Assim fazendo contas merceeiro, necessitaria de:
2 painéis solares (400€)
1 conversor (400€)
2 baterias de carro 12V-125A (220€)
Cablagem 50€

Total: 1100€

Retorno em cerca de 2 anos e meio!

Gostaria que dessem o vosso avalo técnico, bem como alguma dicas e sugestões 

Se souberem de algumas lojas online onde compra o material bom e barato, seria excelente.

Cumps,
Helder

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Re: Paineis Fotovotaicos para autoconsumo 500 a 600W

Mensagem por Emanuel Couto »

Aqui fica melhor... ;)

Força com este projeto!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

A potência em painéis e pouca.
E as baterias de carro não são indicadas. Vão se estragar rapidamente com descargas profundas.
Tem de usar bateria de descarga profunda.
Live long and prosper!

RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm

Mensagem por RSSilva »

Olá. São 7 kw durante o dia, entenda-se, durante a exposição solar ou durante as 24 horas, dia e noite?
Avançando uma opinião, deve refazer essas contas. são demasiado optimistas.
Baterias de carro? Para durarem quanto tempo?
Bom e barato, também quero saber onde... [WHITE SMILING FACE][WHITE SMILING FACE][WHITE SMILING FACE]

Enviado do meu GT-I9305 através de Tapatalk
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

Autor do tópico
_helder_
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta mai 05, 2016 2:30 pm

Mensagem por _helder_ »

obrigado pelas dicas, de facto ficará mais caro do que esperava!
gostava mesmo de estar independente da rede todo o dia em certos equipamentos com consumo constante!

pelo que percebi terei que montar o sistema ligado à rede e nos momentos que não consumo muita potencia, ofereço o excedente à EDP! (não gosto dessas borlas ao mexia)

alguma sugestão?

onde poderia comprar o material?

RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm

Mensagem por RSSilva »

pelo que percebi terei que montar o sistema ligado à rede e nos momentos que não consumo muita potencia, ofereço o excedente à EDP! (não gosto dessas borlas ao mexia)

alguma sugestão?

onde poderia comprar o material?
Para não injetar na rede, pode usar um "desviador" ou "sistema de injeção zero" ou lá o nome que lhe dão.
Existem vários no mercado mas custam algum dinheiro o que elevará o tempo de retorno do seu investimento.
Um pouco de pesquisa nas lojas online, ajuda bastante. ;)
Cumprimentos
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am

Mensagem por ztxnew »

Bom Dia,
Eu dou-lhe uma outra opção, que foi a que efetivamente tomei para mim.
Coloque um painel de 175 a 250W, com um inversor de rede direto a injetar em casa. Faz um pequeno quadro elétrico com proteções e o painel injeta sempre que há sol. Pode esperar um rendimento de 70% e obtém cerca de 0,6 a 0,7 KW a entrar durante cada dia. No inverno....bastante menos!
Este sistema "mata" os consumos residuais de standby e eventualmente um frigorifico. Se por acaso quer ter um pouco mais, ou seja o dobro, coloca dois painéis.
O Orçamento para este sistema anda pelos 300€. Há um espanhol a vender painéis de 175W por 80€ cada. Eu tenho a minha instalação feita com essas unidades e dois painéis estão a produzir 11 KW/semana e a injetar diretamente na rede.
O inversor, pode mandar vir de Inglaterra ou Alemanha, através do e.bay. Custa cerca de 100€ e funciona. 80€ x 2 dos painéis + 100€ do inversor. Cablagens e medidor de potencia (15€ no Aki), tem a "festa" feita, com um pay-back estimado de 2,5 anos! Não está mal!

Para a noite, coloca mais dois painéis a carregar baterias de Gel ou AGM solar. Estas recebem a carga durante o dia, e basta depois com um sistema de relógio a ligar o inversor fazer com que elas injetem na sua casa energia nas horas pretendidas. Esqueça as baterias de arranque, porque apenas aguentam profundidades de descarga na ordem dos 30%, e para esses valores os ciclos são poucos. o Gel ou AGM solar pode ir até aos 3500 ciclos com profundidades de 60% na descarga.
Terá também de ter o cuidado de comprar um inversor da potencia que deseja injetar, já que este vai trabalhar sempre a topo e dar o máximo de potencia.
Eu tenho no meu sistema noturno um inversor de 350W e três painéis. Os painéis produzem cerca de 2,2 a 2,3 KW nesta altura do ano e descarrego a 350W durante 6 horas (horas cheias da noite), assim não injeto nada em casa das 00:00h até ás 07:00, já que a energia nessas horas é mais barata (bi-horario).
Como o rendimento diminui durante o inverno, terá de reduzir em conformidade o numero de horas de descarga das baterias. para isso os controladores de carga/descarga servem e não permitem que a descarga vá para além do programado, cortando a alimentação ao inversor.
O orçamento para estes artefactos, já vai ser mais elevado, já que as baterias são caras. Não lhe posso precisar o valor porque as tenho sem custo, mas deverão andar pelos 70 a 80€ cada, com 65 Ah de capacidade. Vai necessitar de pelo menos 4 para dois painéis de 175W. Eu tenho 6 para 3 painéis.
O pay-back neste sistema é mais longo pelo custo das baterias.

Não se esqueça também de verificar se pode obter rendimentos compensatórios pelo alinhamento dos painéis. Se não tem como vira-los a Sul.... a coisa complica-se e o rendimento cai muito. Há que ver também possíveis sombras e outros fatores que influenciam muito os rendimentos.

Qualquer ajuda que eu possa dar, disponha ou mande PM.
Abraços,
Do deserto...nada.

José Teixeira

patrick
Membro
Membro
Registado: terça mai 29, 2007 9:28 pm

Mensagem por patrick »

ztxnew Escreveu:Bom Dia,
Eu dou-lhe uma outra opção, que foi a que efetivamente tomei para mim.
Coloque um painel de 175 a 250W, com um inversor de rede direto a injetar em casa. Faz um pequeno quadro elétrico com proteções e o painel injeta sempre que há sol. Pode esperar um rendimento de 70% e obtém cerca de 0,6 a 0,7 KW a entrar durante cada dia. No inverno....bastante menos!
Este sistema "mata" os consumos residuais de standby e eventualmente um frigorifico. Se por acaso quer ter um pouco mais, ou seja o dobro, coloca dois painéis.
O Orçamento para este sistema anda pelos 300€. Há um espanhol a vender painéis de 175W por 80€ cada. Eu tenho a minha instalação feita com essas unidades e dois painéis estão a produzir 11 KW/semana e a injetar diretamente na rede.
O inversor, pode mandar vir de Inglaterra ou Alemanha, através do e.bay. Custa cerca de 100€ e funciona. 80€ x 2 dos painéis + 100€ do inversor. Cablagens e medidor de potencia (15€ no Aki), tem a "festa" feita, com um pay-back estimado de 2,5 anos! Não está mal!
.....

Qualquer ajuda que eu possa dar, disponha ou mande PM.
Abraços,
Também tenho 3 painéis do Espanhol e ao todo já lhe comprei 12 para familiares e amigos.
Desde Fevereiro já injetei na minha instalação 439 KW, mas muita dessa energia foi para a rede, oferecida à EDP.
Como gosto de programar em C++ e gosto de brincar com Arduinos foi relativamente fácil construir um equipamento que comunicasse com o meu inversor e enviasse para a net os dados que mais me interessam.
Na proxima imagem vê-se o meu perfil diario agora no Verao, o meu pico de produção já foi de quase 500W (496W), como se pode verificar começa logo de manha desde as 07:00 mais ou menos até às 20 horas, a esta hora ainda injetava 30W. Com a temperatura os paineis sofrem de eficiencia, baixa a tensao de saida embora a corrente continue com bons valores.
Sem Título.jpg
Sem Título.jpg (31.15 KiB) Visto 2258 vezes
Eis o meu canal de dados.
https://thingspeak.com/channels/123729

O próximo passo será medir a corrente de entrada da EDP para minha casa e ter um pack de baterias de forma a desviar a corrente dos painéis quando esta não for necessária e usá-la quando a corrente de entrada para minha casa for superior a zero.

ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am

Mensagem por ztxnew »

Boas,
Isso é o ideal.
Eu sei que há uns aparelhos que o fazem E outros que até limitam a entrada em casa desviando o restante para as baterias, mas ao que sei são caros.

Eu tento andar "no limbo", ou seja, apenas ter a produção relativa ao meu consumo. Vou agora instalar mais dois painéis que serão intermutáveis para que eu possa liga-los ou ás baterias ou ao inversor direto, dependentemente se estamos no inverno ou no verão!
Vou portanto passar a 7 painéis.
Do deserto...nada.

José Teixeira

patrick
Membro
Membro
Registado: terça mai 29, 2007 9:28 pm

Mensagem por patrick »

Eu nao compro, vou tentar construir o aparelhometro.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”