Vectrix Vx1 li+ A Jesuita

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Autor do tópico
_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm

Re: Vectrix Vx1 li+ A Jesuita

Mensagem por _rapt0r_ »

Jorge Rocha Escreveu:
_rapt0r_ Escreveu:Hoje fui dar 1as voltinhas na vectrix para a testar, as baterias parecem me estar bem, quando acelero a low cell fica a 404 e a hi 408 mas ao fim de algum tempo estabeliza e ficam com os valores iguais..
Esses 0,04V de diferença quando correntes de 120A, deve-se ao facto de existirem ligadores entre células com maior resistência interna uns que outros (quando passa de um patamar para o outro), enganando assim o sistema de leituras do BMS.
Essas células são de uma resistência brutal, disponibilizando 15C de descarga continua.
São 1440 células, sendo 40 em paralelo!

_rapt0r_ Escreveu:...a maior diferença esta no peso que aumentou consideravelmente, ao conduzir nem noto diferença e até ficou mais agradavel andar com ela no paralelo, no entanto ficou complicado utilizar o descanço central, a beira da luz trazeira tem 1a rachadela e temo que ao fazer força nos suportes trazeiros que aumente ainda mais a rachadela...
O antigo dono afirmou que um serralheiro lhe tinha feito um acessório suporte de top-case que iria proteger contra os esforços futuros. Acrescentou que foi pena não o ter feito logo na aquisição da mota, pois teria evitado essas fracturas nesses plásticos.
Agora se isso se confirma na realidade é que não sei... e essas estradas do Norte de Portugal, onde parece que o alcatrão ainda não chegou, assassinam as suspensões e provocam fissuras até no esqueleto de aço dos veículos, quanto mais em plásticos...
Jorge as diferenças de 004 começam a surgir a partir dos 30/40A..

120A nem caminho para lá.. costumo a ir aos 60A quando ando com a pendura.. senão nem isso..

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Pois provavelmente com os possíveis 120A ainda daria mais diferença.
Quando o pack foi para a mota, todas as 36 células estavam com 3,698V precisamente. Rapidamente verifiquei que a calibração das tensões do BMS não estavam muito precisas... enviei a imagem de todas as tensões para ti, com leituras extremas de 3,693V até 4,704V. Mas claro que essas 5 e 6 milésimas de volt por defeito e por excesso não significam algum problema, bem pelo contrário, até achei os valores muito próximos, tendo em conta toda a complexidade do sistema BMS.

Na viagem até tua casa, nos 113Km, verifiquei que se pode fazer com uma condução a acompanhar o transito nas estradas nacionais, ultrapassando muito raramente, bem mais de 120Km com uma só carga. Quando cheguei ainda restavam 4 barras, a autonomia restante de 25Km, com Low cell a 358 e Hight cell 359.
Cerca de 40Km foram em auto estrada, mas a velocidades de 70Kmh (uma grande parte do tempo pela berma da estrada, para não atrapalhar o transito).

As temperaturas sempre muito constantes a rondar os 25ºC, que seria idêntico à ambiente.

O teu contador marcava 83,9KWh, verificaste quantos KWh carregou?
Tudo por um mundo mais limpo!

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

_rapt0r_ Escreveu:Essa parte na minha esta fechada.. vou ter que abrir mesmo..
então é porque não tem esse suporte.... :(

começa a pensar nisso ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Autor do tópico
_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por _rapt0r_ »

Jorge Rocha Escreveu:Pois provavelmente com os possíveis 120A ainda daria mais diferença.
Quando o pack foi para a mota, todas as 36 células estavam com 3,698V precisamente. Rapidamente verifiquei que a calibração das tensões do BMS não estavam muito precisas... enviei a imagem de todas as tensões para ti, com leituras extremas de 3,693V até 4,704V. Mas claro que essas 5 e 6 milésimas de volt por defeito e por excesso não significam algum problema, bem pelo contrário, até achei os valores muito próximos, tendo em conta toda a complexidade do sistema BMS.

Na viagem até tua casa, nos 113Km, verifiquei que se pode fazer com uma condução a acompanhar o transito nas estradas nacionais, ultrapassando muito raramente, bem mais de 120Km com uma só carga. Quando cheguei ainda restavam 4 barras, a autonomia restante de 25Km, com Low cell a 358 e Hight cell 359.
Cerca de 40Km foram em auto estrada, mas a velocidades de 70Kmh (uma grande parte do tempo pela berma da estrada, para não atrapalhar o transito).

As temperaturas sempre muito constantes a rondar os 25ºC, que seria idêntico à ambiente.

O teu contador marcava 83,9KWh, verificaste quantos KWh carregou?
Hoje liguei o cruise control e dava diferenças de 001 e 002 a 30A, por isso julgo que os 004 sejam o bms a trocar se todo com o punho q puchar A diferentes..

Autor do tópico
_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por _rapt0r_ »

E hoje foi dia de mais 1 teste..sai de santo tirso as 8.30h com carga completa e fui até a barragen da caniçada no geres que fica a 65km de minha casa.. quando sai estavam 23° na temperatura ambiente e 26° nas restantes temperaturas, cheguei ao geres com 26° e 28°
Geres
Geres
Neste momento estou em braga e pus a carregar 1 pouco e a vectrix fez 90km com 2as pessoas.. os sensores marcam 29° e 33°..
Geres
Geres
Anexos
Braga
Braga

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Agora fica difícil saber a que temperatura está o ambiente, já que os sensores foram colocados na bateria. Mas esteve bem quente, perto dos 40º em algumas terras.

Ficam os restantes sensores, os que estão dentro do BMS relativamente à temperatura média dentro do BMS, que basicamente é a da temperatura ambiente por cima das baterias.
E quando em final de carregamento, da temperatura da placa dos BMS quando as resistências estão a sangrar as células mais altas.
Para a temperatura ambiente, tens que colocar um termómetro externo.
Foi a única forma que tive de medir a temperatura das baterias, já que a temperatura das células é uma média de 10 leituras de temperatura onde 9 estão dentro do BMS (nunca se obteria uma boa leitura das células desta forma, pois o BMS não está agarrado às células como originalmente vinha nas baterias LiFePO4).

Autor do tópico
_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por _rapt0r_ »

Então quer dizer que devo olhar para o sensor da temperatura ambiente nas viagens? Durante as viagens a temperatura manteve se constante, mas tb fiz viagens de 30km de cada vez con pausas de 40min e andei sempre abaixo dos 30A..

RNM
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Mensagem por RNM »

Jorge Rocha Escreveu: Essas células são de uma resistência brutal, disponibilizando 15C de descarga continua.
São 1440 células, sendo 40 em paralelo!
15C...?

Ficou feliz por ver que, finalmente, tem pilhas em paralelo suficientes para aguentar as descargas da Vectrix em segurança. ;)
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!

coldp
Membro
Membro
Registado: sábado dez 14, 2013 10:10 pm

Mensagem por coldp »

Finalmente amigo _raptor_ Parabéns!

Você aguentou mais meses do que eu...9 meses para o "óvulo" nascer é obra!

Autor do tópico
_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por _rapt0r_ »

coldp Escreveu:Finalmente amigo _raptor_ Parabéns!

amigo??? :shock:

Mas afinal que problema foi esse que tives te com o JR? É que ainda ninguém percebeu a tua revolta...

rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm

Mensagem por rcardoso »

_rapt0r_ Escreveu:
coldp Escreveu:Finalmente amigo _raptor_ Parabéns!

amigo??? :shock:

Mas afinal que problema foi esse que tives te com o JR? É que ainda ninguém percebeu a tua revolta...
Será que alguns "amigos" aqui do fórum são enfermeiros? É que até parece, visto gostarem tanto de espetar agulhas... :shock:
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm

Mensagem por rcardoso »

_rapt0r_ Escreveu: Mas afinal que problema foi esse que tives te com o JR? É que ainda ninguém percebeu a tua revolta...
Talvez possa haver alguma falha do Jorge Rocha no passado, e eu digo mesmo que é provável que haja, e até, quem sabe, mais que uma (o que não significa que tenha sido com quem o ataca). A falha acontece ao ser humano e ao seu trabalho, por muito cuidado que este tenha no que faz.

Mas há algo aqui que é inegável: as 2968 mensagens do Jorge Rocha só neste fórum mostram que é uma pessoa que participa com espírito de entreajuda, e não tendo receio de colocar os seus conhecimentos ao serviço daqueles que aderiram e pretendem aderir à Mobilidade Sustentável.

Ao contrário de outros, com dúzia e meia de mensagens, onde o bem dos demais não está nos seus propósitos...
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm

Mensagem por jasmim »

Aquele que erra mas que admite o erro e o assume é gente de bem.
O Jorge Rocha faz parte dessa gente de bem.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Bem voltemos ao tópico e que tal anda esta menina...

Off Topic
"Estes julgamentos precipitados, devem sempre julgar quando existe um fim, pois problemas todas tem, é preciso é ser resolvido, já agora em tempo util."
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por _rapt0r_ »

Até agora tem 2700km dos quais 1300km comigo..
Tenho evitado as horas de maior calor para poupar as baterias

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Fiquei curioso em saber qual seria a estimativa da tua mota, sendo gasta a sua capacidade total. Será que está aferida pela tensão da célula mais baixa, ou será que é por Ah. Deu-me a sensação de estar muito bem aferida, mas posso estar enganado, e por as células serem de alta capacidade de descarga, terem uma tensão média mais alta, e depois a autonomia cair abruptamente nos últimos Kms??? Com a do Jasmim, já me parece que está aferida ao 42Ah das baterias originais...

jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm

Mensagem por jasmim »

Jorge Rocha Escreveu: Com a do Jasmim, já me parece que está aferida ao 42Ah das baterias originais...
Exato. Tanto a estimativa de autonomia como as barras estão calculados para cerca de 105 km de autonomia. O resto é reserva. Reserva que já me permitiu fazer mais 30 km com célula mais fraca em 3.00V
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Autor do tópico
_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por _rapt0r_ »

Jorge Rocha Escreveu:Fiquei curioso em saber qual seria a estimativa da tua mota, sendo gasta a sua capacidade total. Será que está aferida pela tensão da célula mais baixa, ou será que é por Ah. Deu-me a sensação de estar muito bem aferida, mas posso estar enganado, e por as células serem de alta capacidade de descarga, terem uma tensão média mais alta, e depois a autonomia cair abruptamente nos últimos Kms??? Com a do Jasmim, já me parece que está aferida ao 42Ah das baterias originais...
Tenho que experimentar, até agora o maior teste de autonomia que foi feito, foi na viagem de Aveiro até minha casa, ultimamente tenho feito 60km e fico a 2as barras acima de metade.. Por isso julgo que faça no minimo 120km com uma condução suave..

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Muito bem...

Mas atenção as estimativas olhem que estas a "torneira" delas é curta pois podem fazer 30kms como 5kms... lol

Sempre a procura de habitações e comercio pois num descampado é sempre chato empurrar!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por _rapt0r_ »

:!: Pois.. eu eviti fazer viagens no limite, 1o porque n quero ficar apiado.. 2o tento evitar ao maximo não passar dos 3,45v para baixo, de forma a evitar o envelhecimento precoce..

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”