Estudo inicial para Projecto de Autoconsumo

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Estudo inicial para Projecto de Autoconsumo

Mensagem por masterchief »

Imagem

Já comprei alguns destes e acho o efeito agradavel pois permite adicionar mais uma lampada num determinado candeeiro facilmente e ter mais luz ainda...

Se calhar ainda meto umas fotos das várias que tenho já :P

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Faisca230
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: sábado out 09, 2010 7:49 pm
Localização: Coimbra

Re: Estudo inicial para Projecto de Autoconsumo

Mensagem por Faisca230 »

Esse não conhecia, mas fez-me lembrar um suporte bem antigo, que nunca mais vi, a que davam o nome de "suporte Ladrão", era igual a esse mas só de uma lâmpada mas tinha duas tomadas laterais entre o casquilho e o suporte da lâmpada. Em locais onde não haviam tomadas, enroscava-se esse suporte e ligava-se ai o electrodoméstico que se queria usar.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Estudo inicial para Projecto de Autoconsumo

Mensagem por Emanuel Couto »

Interessante... também não conhecia :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Faisca230
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: sábado out 09, 2010 7:49 pm
Localização: Coimbra

Re: Estudo inicial para Projecto de Autoconsumo

Mensagem por Faisca230 »

O suporte que eu estava a falar era este:

Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Faisca230
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: sábado out 09, 2010 7:49 pm
Localização: Coimbra

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por Faisca230 »

Mais uma alteração urgente a fazer após a substituição de lâmpadas.
Faz uns anitos o frigorífico encastrado nos móveis da cozinha ( combinado ), já não dava para satisfazer as necessidades da casa. 4 pessoas na altura, casal com dois filhos, mais duas pessoas alojadas, colegas dos filhos a estudar em Coimbra a quem gratuitamente dei guarida, resolvemos adquirir novo frigorífico, desta vez somente frigorífico e colocámos numa dispensa mesmo ao lado da cozinha. Resolveu a situação mas o velhinho combinado nunca se desligou, apesar de termos também uma arca de cerca de 240L, recentemente substituída por uma A+, a velhinha já tinha cerca de 25 anos, e ainda fazia frio. Agora com o medidor e com duas sondas, mantenho fixa uma na entrada da casa e a outra vou mudando de local. Desta vez decidi colocá-la na saída para o dito cujo combinado. Mantém um consumo permanente de 190W, faz o arranque de x em x tempo mas mantém-se sempre ligado. Vou começar por o desligar e servir-me somente do frigorífico mais recente, uma vez que já não está a ser necessário. Agora com os filhos já encaminhados, somos só dois em casa. Mais tarde talvez quando este que está ao serviço avariar, compraremos um combinado e será montado no local do outro. Um frigorífico quando é fabricado é para uma duração de 7 anos, dito por um fabricante de uma fábrica de Setúbal, numa visita de estudo que fiz à mesma, logo este já durou quase o triplo. A arca velha então foram 4 vezes mais... Se não dermos atenção a estes pormenores, só estamos a deitar dinheiro fora e o sintoma normalmente é este, os frigoríficos chegando a uma certa altura, apesar de fazerem frio, mantêm-se quase sempre ligados. Tanto vale trocar de termostato como não, o sintoma mantêm-se e o contador não para...

Aqui fica a bela imagem desta noite tranquila, dá-me a impressão que o outro frigorífico e a arca se mantiveram adormecidos durante a noite, somente os equipamentos em stand bye e este comilão se mantiveram activos. às 09H50 houve um pico ( torradeira eléctrica para o pequeno almoço ), e às 12H50 outro, cafeteira eléctrica para ferver água para o arroz do almoço, os grelhados foram na brasa...

Imagem

Aos poucos vão-se apanhando os ratos escondidos cá na casa até colocar isto num consumo de cruzeiro...

Bom feriado, abraço.

Faísca230


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Estudo inicial para Projecto de Autoconsumo

Mensagem por jmlflorencio »

Isso está muito direitinho... E deve ter aí um consumo constante de uns 150-200W apenas, não?


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Estudo inicial para Projecto de Autoconsumo

Mensagem por masterchief »

Suporte engraçado esse com tomada nunca tinha visto!!! :)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Faisca230
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: sábado out 09, 2010 7:49 pm
Localização: Coimbra

Re: Estudo inicial para Projecto de Autoconsumo

Mensagem por Faisca230 »

jmlflorencio Escreveu:Isso está muito direitinho... E deve ter aí um consumo constante de uns 150-200W apenas, não?
Olá jmlflorencio. Sim, já vi o que se passa. a parte inferior é a parte de congelador, está sempre ligada. Hoje depois do outro tópico, desliguei essa parte e o resto do combinado ( parte de frigorifico ), portou-se bem, liga 3 ou 4 vezes numa hora. Vou ter de ver se a parte de congelador tem termostato que dê para substituir, se não tiver, desligo essa parte e passo o que tem nas 3 gavetas, penso que não será muita coisa, para a arca congeladora. Quanto a consumos, correcto, 200W constantes só com o congelador, quando entra a parte de frigorífico, são mais 200W.

Aqui fica a foto do comportamento com a parte de congelador desligada.

Imagem

Abraço,

Faísca230

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Faisca230
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: sábado out 09, 2010 7:49 pm
Localização: Coimbra

Re: Estudo inicial para Projecto de Autoconsumo

Mensagem por Faisca230 »

masterchief Escreveu:Suporte engraçado esse com tomada nunca tinha visto!!! :)
É natural que ainda não tenha visto @masterchief, já pouco se usam e como é chamado, Suporte Ladrão, anda só de noite, de dia esconde-se.

Também já não vejo um faz muitos anos, este encontrei no google, mas lembro-me bem deles.

Abraço,

Faísca230


power2016
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: quarta mar 23, 2016 12:44 am

Re: Estudo inicial para Projecto de Autoconsumo

Mensagem por power2016 »

boas Faísca230

cá para mim isso esta dar muita faisca ,heheheeheh

esse valor 200W só com o congelado não pode estar coreto , a algo no teu medidor que não esta rolar bem

amigo faisca , frigorífico liga 3 ou 4 vezes numa hora ? isso não pode estar bem , algo de errado
bem no meu caso frigorífico trabalha 45 minutos a 1 hora apos isso fica desligado longo de varias horas , isto dependendo das vezes que se abre , certo
frigi esta nivel 3
não se pode confiar 100% nos medidores

abraço


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Estudo inicial para Projecto de Autoconsumo

Mensagem por masterchief »

Puz a tomada inteligente no frigorifico esta tarde...
aqui o desgraçado consome 100W constantes xD ahahaha nao sei quanto tempo leva ligado, daqui a 12h vejo quanto mamou

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Faisca230
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: sábado out 09, 2010 7:49 pm
Localização: Coimbra

Re: Estudo inicial para Projecto de Autoconsumo

Mensagem por Faisca230 »

power2016 Escreveu:boas Faísca230

cá para mim isso esta dar muita faisca ,heheheeheh

esse valor 200W só com o congelado não pode estar coreto , a algo no teu medidor que não esta rolar bem

amigo faisca , frigorífico liga 3 ou 4 vezes numa hora ? isso não pode estar bem , algo de errado
bem no meu caso frigorífico trabalha 45 minutos a 1 hora apos isso fica desligado longo de varias horas , isto dependendo das vezes que se abre , certo
frigi esta nivel 3
não se pode confiar 100% nos medidores

abraço
Que algo está mal, já eu sei amigo, só que queria ver se ainda aproveitava a parte do frigorifico. Normalmente diz-se que os dados estão lançados, neste caso, os dados estão retirados, já vi como se comporta a parte de cima, e ligar 3 vezes e pouco tempo de cada vez, e ir aos 190/200W, não acho muito exagerado, sempre é melhor do que a parte de baixo que está sempre ON. A consumir assim, e acabei de o desligar e mudar o que estava nas 3 gavetas para a arca que está na garagem, dizia eu, a consumir assim, 200WhX24h=4,8KWh por dia, a estarem certas estas contas, acabei de montar um bom sistema, talvez equivalente a um KIT de 1500W não? Não faço ideia aqui na zona centro do país, quanto poderá produzir os 1500W em paineis durante um dia, e a ser verdade é um bom KIT, a exposição solar é sempre a mesma, seja de verão ou seja de inverno... Vamos ver como se vão portar os consumos a partir de hoje...
masterchief Escreveu:Puz a tomada inteligente no frigorifico esta tarde...
aqui o desgraçado consome 100W constantes xD ahahaha nao sei quanto tempo leva ligado, daqui a 12h vejo quanto mamou
Se o seu consome 100, este velhinho, já com 18 anos, não está mal a consumir 200W... A malta brinca mas isto é coisa séria, temos "bugs" eléctricos em asa e nem nos apercebemos... Bem vou mudar a tomada de local, vou colocar no outro frigorifico que está aqui ao lado na sala de rádios, a ver como se comporta, se é idêntico ao da cozinha ou está melhor em consumo e vezes que liga... Vou ter de mandar vir uma tomada dessas, ajuda na contabilidade, e pelo exposto, paga-se a ela própria!

Obrigado pelo Feedback e a caça ao bug vai continuar...

Abraço,

Faísca230

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Faisca230
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: sábado out 09, 2010 7:49 pm
Localização: Coimbra

Re: Estudo inicial para Projecto de Autoconsumo

Mensagem por Faisca230 »

Já deu para tirar mais algumas conclusões:
Parece que o equipamento de medida não deve estar assim tão errado, pois com este frigorífico BOM ( Isto é como os Bancos, há o Bom e o Mau ), está a registar um consumo mais aceitável. Na ordem dos 60W e liga cerca de duas vezes por hora.
O MAU não registava estes valores, consumia mais ( e consome, pois a parte de frigorífco ainda está a funcionar ), e ligava-se mais vezes em cada hora.

Como estou aqui junto a ele a enviar este post, verifiquei que arrancou novamente às 16H29, teve um pico de 290W, baixou logo para os 70W e passado um minuto establizou nos 60W. Manteve-se ligado durante 7 minutos e voltou a desligar.

Aqui fica o registo de hoje à tarde deste Frigorífico BOM:

Imagem

Mas isto é um mero estudo, nada aprofundado, quicá qualquer dia chegue uma tomada medidora de consumo.
Aqui fica outra imagem, da ultima situação que falei, do arranque durante 7 minutos:

Imagem

Cump.

Faísca230


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Estudo inicial para Projecto de Autoconsumo

Mensagem por Alves10 »

Boas Faisca 230. Ao ler o seu relato gostava de lhe deixar umas ideias que podem ajudar a baixar os seus consumos dos equipamentos frigoríficos, provavelmente até conhece muitas delas mas com sorte pode aproveitar alguma.

Confira se a "grelha" preta que os equipamentos tem nas "costas" está limpa de poeiras e cotão. Veja se a mesma está um pouco afastada da parede, (uns 10cm) e não tem nada a impedir que o calor que dela emana possa subir sem obstáculos. Nos casos de frigoríficos encastrados sempre que possível devemos encontrar forma de deixar o calor subir livremente, sempre que isto não é possível conte com um consumo bem maior.
Tente perceber com um termómetro se a regulação de frio se encontra correcta. Se o equipamento estiver regulado para fazer mais frio que o necessário vai consumir mais e pode nem nunca desligar. Um bom truque de verificar se a temperatura do frigorífico é a correcta é observar a parede interior do fundo do frigorífico, esta deve estar húmida mas sem gelo.
Veja as borrachas que vedam as portas, estas não devem estar rotas e devem ter uma certa maleabilidade, se observar que junto a uma porta se forma um bloco de gelo em pouco tempo é sinal que há nessa zona uma fuga de ar que entra do exterior e ao apanhar o frio congela e faz esse mesmo bloco.

PS:Muitas vezes a troca por um equipamento mais eficiente pode não dar os resultados esperados se não tivermos alguns dos cuidados acima referidos.


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Estudo inicial para Projecto de Autoconsumo

Mensagem por masterchief »

Obrigado Alves

amanha vou verificar nos varios frigorificos esse cotao.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Faisca230
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: sábado out 09, 2010 7:49 pm
Localização: Coimbra

Re: Estudo inicial para Projecto de Autoconsumo

Mensagem por Faisca230 »

Alves10 Escreveu:Boas Faisca 230. Ao ler o seu relato gostava de lhe deixar umas ideias que podem ajudar a baixar os seus consumos dos equipamentos frigoríficos, provavelmente até conhece muitas delas mas com sorte pode aproveitar alguma.

Confira se a "grelha" preta que os equipamentos tem nas "costas" está limpa de poeiras e cotão. Veja se a mesma está um pouco afastada da parede, (uns 10cm) e não tem nada a impedir que o calor que dela emana possa subir sem obstáculos. Nos casos de frigoríficos encastrados sempre que possível devemos encontrar forma de deixar o calor subir livremente, sempre que isto não é possível conte com um consumo bem maior.
Tente perceber com um termómetro se a regulação de frio se encontra correcta. Se o equipamento estiver regulado para fazer mais frio que o necessário vai consumir mais e pode nem nunca desligar. Um bom truque de verificar se a temperatura do frigorífico é a correcta é observar a parede interior do fundo do frigorífico, esta deve estar húmida mas sem gelo.
Veja as borrachas que vedam as portas, estas não devem estar rotas e devem ter uma certa maleabilidade, se observar que junto a uma porta se forma um bloco de gelo em pouco tempo é sinal que há nessa zona uma fuga de ar que entra do exterior e ao apanhar o frio congela e faz esse mesmo bloco.

PS:Muitas vezes a troca por um equipamento mais eficiente pode não dar os resultados esperados se não tivermos alguns dos cuidados acima referidos.
Obrigado pelas dicas Alves.
Está tudo nos conformes, este frigorífico que está ao serviço. está tudo limpinho e a cerca de 1 cm afastado das traseiras, e lateralmente também. Parece que está a corresponder bem a nível de consumos. O do meu filho, no primeiro andar também é novo, tem 4 meses e não é encastrado e mantêm-se também afastado das paredes. O que estava com problemas está em fase de descongelação e não há retrocesso, é mesmo para sair fora do armário e aproveitar o espaço para meter umas prateleiras e servir de arrumação. Já devia ter sido à muito tempo, abençoado dinheiro que dei pelo medidor e ainda bem que mandei vir duas sondas, ficando uma fixa na entrada da casa e a outra vou mudando de local. Se não fosse esta segunda sonda nunca tinha descoberto o consumo deste combinado. De resto nada daquilo que alertou se verifica nos dois frigorificos que restam, nem gelo, nem a parede traseira está congelada, está sim húmida conforme refer. Borrachas Ok.
Mais uma vez obrigado pelas dicas e pelo que vi, não serviram só para mim, o pessoal está atento.

Abraço,

Faísca230


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Estudo inicial para Projecto de Autoconsumo

Mensagem por masterchief »

Hoje já vi um, desmontei a grelha traseira e estive a limpar todo o pó acumulado... fez me lembrar o pó que temos dentro dos computadores mesmo usando filtros (no meu caso têm filtros as entradas de ar no computador e este tem uma camada de pó dentro incrivel).
Entretanto troquei o medidor para um frigo da LG para ter uma comparação dos consumos assim por alto

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”