SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos
ja o disse... e volto a dizer
Desistir nunca!!! Vais ver que isso é assunto de rápida solução e nada cara e depressa está a rolar novamente!!
Desistir nunca!!! Vais ver que isso é assunto de rápida solução e nada cara e depressa está a rolar novamente!!
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos
Olá pessoal.
Lá arranjei um tempo para desmontar a Predator e o meu grande receio de ter o controlador estragado veio a mostrar-se ser pior que aquilo que eu pensava.
Aquilo literalmente explodiu e há vários bocados de mosfet e outros componentes espalhados dentro dele. Está completamente carbonizado, acho até que podia ter pegado fogo se não fosse ter o corpo de alumínio e estar completamente selado.
Agora preciso de o substituir e rezar para que o motor não tenha sido afetado ou então que não tenha sido o motor a causar isto.
O que me aconselham os técnicos da casa? Deverei também abrir o motor e ver se há sinais de problemas nas bobines ou avanço para a compra de um controlador novo e depois de o montar, testo o funcionamento do motor?
Quais as melhores alternativas para substituir este controlador? Não tenho razão de queixa dele, aguentou-se bem estes 7 anos, mas é muito ruidoso nos arranques e de certeza que entretanto já apareceram alternativas melhores a bom preço.
As baterias não me parecem afetadas, mesmo sem BMS estão todas a 3.30 V após carga.
Fico à espera das vossas opiniões. Gostava de resolver isto rapidamente para voltar à estrada com ela e ainda aproveitar antes que venha o frio e a chuva em força.
PS - Uma das coisas que mais detesto na Predator e que podem ver na foto, é a quantidade de parafusos que é preciso tirar só para desmontar uma pequena parte. Imagino o terror que é desmontar tudo!
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Lá arranjei um tempo para desmontar a Predator e o meu grande receio de ter o controlador estragado veio a mostrar-se ser pior que aquilo que eu pensava.
Aquilo literalmente explodiu e há vários bocados de mosfet e outros componentes espalhados dentro dele. Está completamente carbonizado, acho até que podia ter pegado fogo se não fosse ter o corpo de alumínio e estar completamente selado.
Agora preciso de o substituir e rezar para que o motor não tenha sido afetado ou então que não tenha sido o motor a causar isto.
O que me aconselham os técnicos da casa? Deverei também abrir o motor e ver se há sinais de problemas nas bobines ou avanço para a compra de um controlador novo e depois de o montar, testo o funcionamento do motor?
Quais as melhores alternativas para substituir este controlador? Não tenho razão de queixa dele, aguentou-se bem estes 7 anos, mas é muito ruidoso nos arranques e de certeza que entretanto já apareceram alternativas melhores a bom preço.
As baterias não me parecem afetadas, mesmo sem BMS estão todas a 3.30 V após carga.
Fico à espera das vossas opiniões. Gostava de resolver isto rapidamente para voltar à estrada com ela e ainda aproveitar antes que venha o frio e a chuva em força.
PS - Uma das coisas que mais detesto na Predator e que podem ver na foto, é a quantidade de parafusos que é preciso tirar só para desmontar uma pequena parte. Imagino o terror que é desmontar tudo!
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos
Desliga o controlador e separa as fases do motor . Roda a ver se está livre. Se rodar livre já é bom sinal.
O controlador um sabvoton costuma ser acessível.
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Live long and prosper!
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos
Obrigado. Já tenho o controlador desligado ou não podia tirar a foto dele aberto. O motor roda bem sem prisões, foi das primeiras coisas que verifiquei logo no dia da avaria enquanto esperava pelo reboque.MRider Escreveu:Desliga o controlador e separa as fases do motor . Roda a ver se está livre. Se rodar livre já é bom sinal.
O controlador um sabvoton costuma ser acessível.
Os Sabvoton são vendidos pela Gingabyke não é? Vou falar com eles para ver preços.
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos
O Jorge Rocha também poderá ter algo em stock
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos
Caramba doeu mesmo...
Mas acredito que vais conseguir uma boa solução obrigado pela partilha pois a mobilidade eléctrica não é feita só de coisas boas... as vezes temos alguns contra tempos!
Força
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40595 a bordo de uma Vectrix.
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos
Viva,
Aconteceu o mesmo na minha e o controlador ficou em pior estado do que esse
Acabei por comprar o Sabvoton SVMC072150 e estou muito satisfeito com ele.
Vais perder uns 5 km/h de velocidade de ponta, mas fica muito mais silencioso e suave no arranque.
Na altura não consegui arranjar ninguém que me vendesse em PT e acabei por pedir diretamente da china no Alibaba.com
Veio por transportadora e chegou em menos de uma semana. Do que me lembro, nem chegou aos 300€ já com os portes e taxas.
No meu caso, foi mesmo só trocar o controlador e uns relés da ignição. Não estragou mais nada.
Fui eu que montei e não achei muito complicado. O Sabvoton cabe no espaço do Kelly apesar de ser um bocado mais comprido.
Podes ver mais detalhes no DB da minha Predator
Se precisares de ajuda avisa.
Ricardo
Aconteceu o mesmo na minha e o controlador ficou em pior estado do que esse
Acabei por comprar o Sabvoton SVMC072150 e estou muito satisfeito com ele.
Vais perder uns 5 km/h de velocidade de ponta, mas fica muito mais silencioso e suave no arranque.
Na altura não consegui arranjar ninguém que me vendesse em PT e acabei por pedir diretamente da china no Alibaba.com
Veio por transportadora e chegou em menos de uma semana. Do que me lembro, nem chegou aos 300€ já com os portes e taxas.
No meu caso, foi mesmo só trocar o controlador e uns relés da ignição. Não estragou mais nada.
Fui eu que montei e não achei muito complicado. O Sabvoton cabe no espaço do Kelly apesar de ser um bocado mais comprido.
Podes ver mais detalhes no DB da minha Predator
Se precisares de ajuda avisa.
Ricardo
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos
Obrigado roms.
Também estou enclinado para esse Sabvoton. Estou a ver se compro por cá ou se vou mandar vir da China.
Espero realmente que não esteja mais nada estragado. A montagem parece ser fácil no mesmo sítio do anterior e usando o mesmo dissipador.
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Também estou enclinado para esse Sabvoton. Estou a ver se compro por cá ou se vou mandar vir da China.
Espero realmente que não esteja mais nada estragado. A montagem parece ser fácil no mesmo sítio do anterior e usando o mesmo dissipador.
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos
ora eu não disse que isso ia tomar um bom rumo
vá vá depressa está a rolar... vai contando como tá a correr isso
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SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos
O Sabvoton é um bom controlador para identificar possivel falha no motor. Fazendo o teste dos sensores hall e dando OK, está pronta para mais 200 mil km.
Se o teste der erro, o que já me aconteceu com alguns motores escaldados (com isolamento insuficiente na sua bobinagem), a solução passa por substituir o motor também, já que uma bobinagem nova pode ser um pouco difícil de se conseguir.
Quando o motor está nesse estado de pequena passagem, as baixas rotações são a maior dificuldade para os controladores e é aí que eles queimam.
Para acrescentar ainda, existem diferentes motores nas Predator, sendo o mais encorpado o mais potente, mais eficiente também. O que os distingue é a sua distancia do motor ao disco. 28mm ou 40mm de distancia entre o motor e o disco do travão.
Se o teste der erro, o que já me aconteceu com alguns motores escaldados (com isolamento insuficiente na sua bobinagem), a solução passa por substituir o motor também, já que uma bobinagem nova pode ser um pouco difícil de se conseguir.
Quando o motor está nesse estado de pequena passagem, as baixas rotações são a maior dificuldade para os controladores e é aí que eles queimam.
Para acrescentar ainda, existem diferentes motores nas Predator, sendo o mais encorpado o mais potente, mais eficiente também. O que os distingue é a sua distancia do motor ao disco. 28mm ou 40mm de distancia entre o motor e o disco do travão.
Tudo por um mundo mais limpo!
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos
Obrigado Jorge pelo teu apoio também!
Felizmente no meu caso o motor aparentemente não sofreu danos e os sensores de hall também não.
A solução para a avaria foi mais fácil e simples do que eu pensava inicialmente. Comprei um controlador Sabvoton SVMC 72150 ao MVS e graças ao apoio dele e a algumas horas de volta da Predator, posso dizer que já está a andar novamente e ainda mais silenciosa e eficiente.
Felizmente as ligações e o tamanho do Sabvoton são muito semelhantes ao Kelly e foi relativamente fácil ligar tudo novamente, apenas substituindo as fichas de ligação. Ficou instalado no mesmo local do anterior e consegui aproveitar o dissipador para melhorar o seu arrefecimento.
Embora este controlador tenha boas características a um preço reduzido, fiquei desiludido com a falta de informação nos seus manuais. Os Kelly são muito mais completos em informação. O interface de configuração é muito básico e o modelo que eu tenho não tem travagem regenerativa variável nem cruise control. Por outro lado é FOC e produz onda sinusoidal à saída o que torna o funcionamento do motor muito mais suave e menos barulhento.
Fiz um teste de alguns kms para verificar como se comportava. Ajustei alguns parâmetros ao meu gosto e voltei à estrada para testar novamente. Consegui ultrapassar os 95 km/h e a aceleração também me pareceu boa, embora me pareça que tem uma entrega de potência mais suave e linear que o Kelly. Perdi o botão de regeneração, mas usei-o para a função de boost que permite arranques com mais potência que pode dar jeito numa subida ou numa ultrapassagem.
Espero que dure tanto como o Kelly e que possa desfrutar da mota durante muitos mais kms sem chatices!
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Felizmente no meu caso o motor aparentemente não sofreu danos e os sensores de hall também não.
A solução para a avaria foi mais fácil e simples do que eu pensava inicialmente. Comprei um controlador Sabvoton SVMC 72150 ao MVS e graças ao apoio dele e a algumas horas de volta da Predator, posso dizer que já está a andar novamente e ainda mais silenciosa e eficiente.
Felizmente as ligações e o tamanho do Sabvoton são muito semelhantes ao Kelly e foi relativamente fácil ligar tudo novamente, apenas substituindo as fichas de ligação. Ficou instalado no mesmo local do anterior e consegui aproveitar o dissipador para melhorar o seu arrefecimento.
Embora este controlador tenha boas características a um preço reduzido, fiquei desiludido com a falta de informação nos seus manuais. Os Kelly são muito mais completos em informação. O interface de configuração é muito básico e o modelo que eu tenho não tem travagem regenerativa variável nem cruise control. Por outro lado é FOC e produz onda sinusoidal à saída o que torna o funcionamento do motor muito mais suave e menos barulhento.
Fiz um teste de alguns kms para verificar como se comportava. Ajustei alguns parâmetros ao meu gosto e voltei à estrada para testar novamente. Consegui ultrapassar os 95 km/h e a aceleração também me pareceu boa, embora me pareça que tem uma entrega de potência mais suave e linear que o Kelly. Perdi o botão de regeneração, mas usei-o para a função de boost que permite arranques com mais potência que pode dar jeito numa subida ou numa ultrapassagem.
Espero que dure tanto como o Kelly e que possa desfrutar da mota durante muitos mais kms sem chatices!
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos
assim dá gosto... agora toca a papar mais Km's que estas meninas gostam é disso já chega de pausa
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos
Mais nada ela quer é kms e uns "mimos" de tempos a tempos...
Boas curvas
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos
Olá pessoal!
Depois do problema com o controlador tem sido sempre a rolar bem e já fiz mais de 500 kms desde a reparação e não houve problemas.
Estou a gostar bastante do comportamento deste controlador, os arranques melhoraram, é muito silencioso e a configuração da travagem regenerativa permite-me quase só travar com o travão da frente.
Entretanto já ultrapassei os 75.000 kms. Enquanto a chuva não aparecer em grande, vai ser Predator sempre a rolar!!
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Depois do problema com o controlador tem sido sempre a rolar bem e já fiz mais de 500 kms desde a reparação e não houve problemas.
Estou a gostar bastante do comportamento deste controlador, os arranques melhoraram, é muito silencioso e a configuração da travagem regenerativa permite-me quase só travar com o travão da frente.
Entretanto já ultrapassei os 75.000 kms. Enquanto a chuva não aparecer em grande, vai ser Predator sempre a rolar!!
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos
Muito bom!!!
O meu já vai com 20.000km e sempre a andar.
Eu como não tenho CB e não consigo ver a corrente gerada na travagem regenerativa, configurei para valores mais baixos para garantir que não passa dos 0,5C nas travagens. Só que assim não trava quase nada com o motor.
Consegues ver quantos amperes estás a gerar na travagem?
Abraço
O meu já vai com 20.000km e sempre a andar.
Eu como não tenho CB e não consigo ver a corrente gerada na travagem regenerativa, configurei para valores mais baixos para garantir que não passa dos 0,5C nas travagens. Só que assim não trava quase nada com o motor.
Consegues ver quantos amperes estás a gerar na travagem?
Abraço
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos
É necessário ter algum cuidado com estas configurações.
Nestes controladores Sabvoton SVMC quanto maior for a velocidade do veículo na altura em que a travagem regenerativa entra em funcionamento maior é o pico de corrente injectado na bateria. Quando este pico de corrente ultrapassa o valor da "Rated DC Current" configurada, o controlador entra em erro e necessita de um power cycle da ignição. Deve ser evitada a todo o custo esta situação particular.
Nestes controladores Sabvoton SVMC quanto maior for a velocidade do veículo na altura em que a travagem regenerativa entra em funcionamento maior é o pico de corrente injectado na bateria. Quando este pico de corrente ultrapassa o valor da "Rated DC Current" configurada, o controlador entra em erro e necessita de um power cycle da ignição. Deve ser evitada a todo o custo esta situação particular.
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos
Importante reter este conselho!MVS Escreveu: ↑quarta nov 15, 2017 1:37 pm É necessário ter algum cuidado com estas configurações.
Nestes controladores Sabvoton SVMC quanto maior for a velocidade do veículo na altura em que a travagem regenerativa entra em funcionamento maior é o pico de corrente injectado na bateria. Quando este pico de corrente ultrapassa o valor da "Rated DC Current" configurada, o controlador entra em erro e necessita de um power cycle da ignição. Deve ser evitada a todo o custo esta situação particular.
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos
Não sei qual o pico de corrente gerada, mas tenho configurado para 80 amps no controlador. Mais baixo que isso e nem se nota a travagem. Fui ajustando para ter algum abrandamento antes de usar os discos.roms Escreveu:Muito bom!!!
O meu já vai com 20.000km e sempre a andar.
Eu como não tenho CB e não consigo ver a corrente gerada na travagem regenerativa, configurei para valores mais baixos para garantir que não passa dos 0,5C nas travagens. Só que assim não trava quase nada com o motor.
Consegues ver quantos amperes estás a gerar na travagem?
Abraço
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos
Boa tarde,
Estou a reparar uma Predator de 40Ah. O controlador avariou fazendo curto entre a fase C e o B-. Alguém saber a referência dos MOSFET e onde os encontrar?
Em alternativa onde adquirir o controlador KEB72601X em Portugal (ou equivalente).
Desde já obrigado a todos
Estou a reparar uma Predator de 40Ah. O controlador avariou fazendo curto entre a fase C e o B-. Alguém saber a referência dos MOSFET e onde os encontrar?
Em alternativa onde adquirir o controlador KEB72601X em Portugal (ou equivalente).
Desde já obrigado a todos