Aquecimento central Agua/oleo mineral

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
duartefast
Membro
Membro
Registado: domingo mai 31, 2009 3:27 pm

Aquecimento central Agua/oleo mineral

Mensagem por duartefast »

bom dia ao fórum!
estou a pensar instalar um aquecimento central ligado a um recuperador a pellets.
como sou leigo nesta matéria estou com umas duvidas!

1º é possivel criar-se um circuito fechado de aquecimento identico aos dos carros mas a oleo mineral?
2º é melhor um circuito de agua ou oleo?
3º sendo um circuito fechado onde colocar o deposito de expansão?

entretanto vou desenhar o projecto rapido em computador e posto aqui...

obrigado a todos..

Autor do tópico
duartefast
Membro
Membro

Re: Aquecimento central Agua/oleo mineral

aqui esta o esquema rápido!
Imagem
parece algo simples... mas 1º a segurança!

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

a óleo porquê? a água é perfeita para o efeito.
Porreiro, pá!

Autor do tópico
duartefast
Membro
Membro

manuelcar Escreveu:a óleo porquê? a água é perfeita para o efeito.
pois é essa a duvida! a água por ter um ponto de ebulição mais baixo aquece mais rapido, mas tbem arrefece mais rapido.. o óleo demora mais logo o poder calorico é superior, depois outro factor é a expansão das moléculas da água,
"se a água aquece de mais passa ao estado gasoso logo so posso regular o termoestato entre os 40minima e os 60máxima"
"para o óleo essa expanção é minima poderia regular na minima os 40 e máxima os 80"
ou seja, para o sistema de água tenho um arrefecimento até 20º em toda a casa, no óleo tenho até 40º, esta relação faz com que o termoestato não desligue e ligue tantas vezes, logo poupava energia e combustivel! (isto eu a pensar!)
agora! será que estou a pensar bem??

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

não.não estás a pensar bem!
aquece mais rapido, mas tbem arrefece mais rapido
é isso que a torna perfeita para o efeito.
na gama de temperaturas que referes a água tem um comportamento excelente. de resto no sistema de refrigeração de um motor de combustão a temperatura anda pelos 90º podendo chegar aos 120º mercê da pressão e dos aditivos.
Porreiro, pá!

Autor do tópico
duartefast
Membro
Membro

estive a fazer teste e a tirar valores! e o preço e rendimento não conpensa com óleo mineral!
por outro lado os circuladores de agua não são compativeis com oleo pois estes que tenho são de rotor de fluido e as densidades são diferentes.. e tudo por aí fora!!
por outro lado surgiu uma outra duvida nas ligações que tenho visto existe um bypass directo da saída de agua quente para agua fria e entrada no circuito de aquecimento! é necessário este bypass?

Autor do tópico
duartefast
Membro
Membro

estive a fazer teste e a tirar valores! e o preço e rendimento não conpensa com óleo mineral!
por outro lado os circuladores de agua não são compativeis com oleo pois estes que tenho são de rotor de fluido e as densidades são diferentes.. e tudo por aí fora!!
por outro lado surgiu uma outra duvida nas ligações que tenho visto existe um bypass directo da saída de agua quente para agua fria e entrada no circuito de aquecimento! é necessário este bypass?

Autor do tópico
duartefast
Membro
Membro

Imagem

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

isso não está a correr bem
tens que fazer o upload do ficheiro e depois seleccionar "inserir na linha" para publicar a imagem na mensagem. atenção que uma imagem demasiado grande não tem grande vantagem e pode dificultar a leitura do tópico para além de sobrecarregar o nosso servidor.
Porreiro, pá!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”