Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

Autor do tópico
Morcegolas
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sábado nov 28, 2020 12:27 am
Estado: Desligado

Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w

Mensagem por Morcegolas »

Boa tarde, ando a estudar meter painéis fotovoltaicos em casa para autoconsumo e já tenho dois orçamentos, para o meu consumo que é bastante elevado foi me sugerido uma potência de 6160Wp ( 14 painéis de 440wp ) e um Inversor trifasico de 5Kw. Como muito do consumo é feito durante o dia o sistema será rentabilizado no período normal de 5/6 anos, agora a minha grande dúvida é a quem entregar o trabalho pois nós dois orçamentos que tenho já existe uma grande diferença de preços, e quanto mais poupar melhor, mas também não me sinto à vontade para ser eu a fazê-lo.
Para já o melhor orçamento sendo que o inversor é a maior parte do bolo e foi usado o Solax X3 Hybrid 5Kw é de 6.600€ já com Iva.

Quem é que vocês recomendam para pedir mais orçamentos visto a zona ser no Norte ( Braga )?


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 125
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm
Estado: Desligado

Re: Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w

Mensagem por papacurvas »

Se quer opiniões tem de colocar aqui os dois orçamentos.


Autor do tópico
Morcegolas
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sábado nov 28, 2020 12:27 am
Estado: Desligado

Re: Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w

Mensagem por Morcegolas »

[mention]papacurvas [/mention] acho que não vale a pena colocar os dois porque um deles o inversor não faz o pretendido e ainda era mais caro, mas coloco o que tem o inversor em causa e é o melhor preço para já.


Imagem


Autor do tópico
Morcegolas
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sábado nov 28, 2020 12:27 am
Estado: Desligado

Re: Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w

Mensagem por Morcegolas »

Boa noite malta!
Já pedi mais orçamentos esta semana aqui na minha zona mas ainda não obtive resposta de ninguém. Enquanto aguardo deixo aqui mais umas questões para os entendidos, existe algum problema em ter o quadro muito longe dos painéis solares? Eu pergunto isto porque sendo que os painéis vão ficar no telhado ( Piso 2 ) e o quadro é no piso 0, e visto ser uma instalação trifasica preciso de injectar num quadro que tenha as três fases, e só tenho quadros com as três fases no piso 0, não sei se há perdas por ser distante e consequentemente não sei se deva levar a energia até ao piso 0 em DC, ou se meta o inversor lá em cima e traga a corrente para baixo em AC. Por fim necessito saber se posso injectar a corrente em qualquer quadro que tenha as três fases ou se o devo fazer no quadro principal, isto também porque como os tubos onde posso passar cabos do telhado para o interior da casa já estarem bastante saturados, e ser mais fácil trazer a corrente para baixo por um tubo externo e fazer a ligação num quadro onde tenho a bomba de calor, ou se deva fazer essa injeção no quadro principal. Para esta última questão eu acho que o posso fazer em qualquer quadro que tenha as três fases, mas não custa nada perguntar.


d.pereira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: terça abr 02, 2019 9:13 pm
Estado: Desligado

Re: Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w

Mensagem por d.pereira »

Perdas terá sempre, mas para minimizar terá de fazer a instalação com cabos de secção adequada ao comprimento. Isso tem de ser previsto em fase de projeto.

Reparei também que esse inversor não é o mais adequado para a quantidade de painéis propostos. Então estão a propor 6160 W em painéis e depois instalam um inversor de 5000 W? Como é que chegaram à conclusão de que essa potência é a adequada?


Autor do tópico
Morcegolas
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sábado nov 28, 2020 12:27 am
Estado: Desligado

Re: Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w

Mensagem por Morcegolas »

[mention]d.pereira [/mention] É uma boa questão, também já me tinha questionado sobre isso, poderá ser porque os painéis tenham menos um pouco de potência que o anunciado, ou que o inversor suporte mais um pouco que o anunciado, mas isso sou eu que não percebo nada disto a supor!


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1458
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Estado: Desligado

Re: Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois não sei mas parece-me algo comum acontecer....

Na região de Aveiro também me instalaram 6 paineis ligados em pares a microinversores 500w e salvoerro eram paineis de 270/280w... talvez seja comum :P algum entendido na matéria que se chegue à frente.
"Freddy Krueger"
PV: 1500w Autoconsumo (3 microinversores APSystems YC500)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh
A.C.:Bomba Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores


d.pereira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: terça abr 02, 2019 9:13 pm
Estado: Desligado

Re: Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w

Mensagem por d.pereira »

Morcegolas Escreveu: segunda jan 04, 2021 1:29 pm [mention]d.pereira [/mention] É uma boa questão, também já me tinha questionado sobre isso, poderá ser porque os painéis tenham menos um pouco de potência que o anunciado, ou que o inversor suporte mais um pouco que o anunciado, mas isso sou eu que não percebo nada disto a supor!
Isso não faz qualquer sentido. A mim o que me parece é que é uma clara estratégia para vender.

A potência do(s) inversor(es) tem de ser ajustada à potência total dos painéis.

Como é que chegaram à conclusão de qual a potencia adequada a instalar?


Autor do tópico
Morcegolas
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sábado nov 28, 2020 12:27 am
Estado: Desligado

Re: Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w

Mensagem por Morcegolas »

[mention]d.pereira [/mention]quando pedi o orçamento entreguei também a última factura da luz e eles fizeram o cálculo, mas penso que é inferior ao que necessito por estar limitado no espaço para a colocação dos painéis solares, o telhado não é muito grande e tem clarabóias que também não ajudam nada.

Quanto ao inversor também podem ter dado o orçamento para esse por a diferença para o superior ser grande e depois não o estar a aproveitar não sei...


d.pereira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: terça abr 02, 2019 9:13 pm
Estado: Desligado

Re: Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w

Mensagem por d.pereira »

Para este tipo de potência e valores parece-me pouco rigoroso e arriscado fazer o cálculo apenas com base na fatura...

O outro orçamento que tem é para a mesma potência?


Autor do tópico
Morcegolas
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sábado nov 28, 2020 12:27 am
Estado: Desligado

Re: Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w

Mensagem por Morcegolas »

Sim, até tenho mais do que um porque entretanto houve mais uma empresa que me respondeu, mas os valores são bem mais caros.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 842
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm
Estado: Desligado

Re: Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w

Mensagem por Quintas2 »

Embora antigo e possivelmente com algumas imprecisões de linguagem: viewtopic.php?f=196&t=18839
De resto, é pesquisar na NET sobredimensionamento de painéis em relação ao inversor.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
Morcegolas
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sábado nov 28, 2020 12:27 am
Estado: Desligado

Re: Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w

Mensagem por Morcegolas »

Sim, potência nominal 5Kw, potência pico 6,66Kw.
Mas tanto um inversor como o outro ( ambos de 5Kw ) tem nas especificações ‘Max. DC Input Power (W)’ um tem 6.000 o outro 6.500


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1458
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Estado: Desligado

Re: Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w

Mensagem por Freddy_krueger »

d.pereira Escreveu: segunda jan 04, 2021 5:38 pm Para este tipo de potência e valores parece-me pouco rigoroso e arriscado fazer o cálculo apenas com base na fatura...
O outro orçamento que tem é para a mesma potência?
Concordo... deves tentar medir teus consumos durante o dia (quando há na realidade sol), para melhores adequar o investimento.

Não serve de nada teres # paineis com #consumo mensal kwh se quase totalidade deste consumo for à noite e logo não aproveitares os paineis (a não ser que compres a bateria mencionada no orçamento.... aí tentava colocar o máximo de paineis possiveis até 4kw - a partir daí é preciso investimentos adicionais para ter a instalação legal). Eu estou a pensar mudar a minha instalação de 1500w para os 3,9kw mas ainda em estudo...
"Freddy Krueger"
PV: 1500w Autoconsumo (3 microinversores APSystems YC500)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh
A.C.:Bomba Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 591
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am
Estado: Ligado

Re: Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w

Mensagem por APHenriques »

Morcegolas Escreveu: segunda jan 04, 2021 4:45 pm [mention]d.pereira [/mention]quando pedi o orçamento entreguei também a última factura da luz e eles fizeram o cálculo, mas penso que é inferior ao que necessito por estar limitado no espaço para a colocação dos painéis solares, o telhado não é muito grande e tem clarabóias que também não ajudam nada.

Quanto ao inversor também podem ter dado o orçamento para esse por a diferença para o superior ser grande e depois não o estar a aproveitar não sei...
A mim parece-me que há algumas coisas que podem e devem ser bem pensadas.

Quando dizes que o consumo é elevado estamos a falar de quantos kWh por mês.
Qual a potencia actual da instalação?
A que horas do dia há mais consumo?
Que aparelhos fazem esse consumo?

De qualquer forma, um sistema de autoconsumo com previsão de rentabilização de mais de 6 anos, considerando os preços actuais do equipamento, é logo um alerta para que alguma coisa está muito errado.

Eu estou a aumentar a potencia instalada do meu sistema de autoconsumo... e espero rentabilizar em 3 anos e meio.

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”