Branquinho
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 83
- Registado: quarta nov 15, 2017 12:12 pm
Branquinho
Boas,
Agora que a maquina chegou vamos então criar um DB para ela.
Este DB para ser ser correcto começa aqui: viewtopic.php?f=209&t=20489&start=40 e continua por aqui
Não me vou alongar muito porque ainda estou em modo de descoberta.
Para cumprir com este post;
Freddy_krueger Escreveu: ↑quarta dez 23, 2020 2:35 pm
Atenção que os cabos carregamento público em França (ficha do lado do posto) são diferentes "type 3", e são incompatíveis com postos de carregamento "type 2" em Portugal (e acho no resto da Europa).
Desta é que não tinha visto nada escrito
Assim que chegar o meu informo
Vem com CR CHAdeMO e CN (é mais CL ) J1772 (Type 1)
Agora que a maquina chegou vamos então criar um DB para ela.
Este DB para ser ser correcto começa aqui: viewtopic.php?f=209&t=20489&start=40 e continua por aqui
Não me vou alongar muito porque ainda estou em modo de descoberta.
Para cumprir com este post;
Freddy_krueger Escreveu: ↑quarta dez 23, 2020 2:35 pm
Atenção que os cabos carregamento público em França (ficha do lado do posto) são diferentes "type 3", e são incompatíveis com postos de carregamento "type 2" em Portugal (e acho no resto da Europa).
Desta é que não tinha visto nada escrito
Assim que chegar o meu informo
Vem com CR CHAdeMO e CN (é mais CL ) J1772 (Type 1)
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1922
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: Branquinho
Vir com chademo já é uma boa indicação... Em França alguns Leaf's vinham sem isso....
Ah, esqueci-me de te dizer outra coisa... depois tens de ver se teu carregador do carro aceita os 30amp (6,6kw) ou apenas 16amp (3,6kw)... havia uns modelos (acho que mais antigos?) em que carregador interno só suporta mesmo os 3,6kw...acho que a forma de verificar isso é se no ecrã de carregamento aparecerem 2 tempos de carga (que será em 3,6 ou 6,6kw)... se só aparecer 1 tempo de carga só tens carregador mais fraquinho...
Ah, esqueci-me de te dizer outra coisa... depois tens de ver se teu carregador do carro aceita os 30amp (6,6kw) ou apenas 16amp (3,6kw)... havia uns modelos (acho que mais antigos?) em que carregador interno só suporta mesmo os 3,6kw...acho que a forma de verificar isso é se no ecrã de carregamento aparecerem 2 tempos de carga (que será em 3,6 ou 6,6kw)... se só aparecer 1 tempo de carga só tens carregador mais fraquinho...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 83
- Registado: quarta nov 15, 2017 12:12 pm
Re: Branquinho
Eu já tinha conhecimento que em França tanto o carregador de 6.6kW como a bomba de calor eram opção mesmo no Acenta.
Para ser sincero, apesar deste carro vir substituir um outro que rolava todos os dias, rolava pouco, cerca de 20/30km por dia; estou até certo que este vai fazer até mais uns kms mais não seja pelo prazer da condução e claro menor custo.
Dito isto, este carro irá fazer a quase totalidade das suas cargas em casa sendo até cargas pequenas (repor 20/30km) logo durante a noite aproveitando o bi-horário chega e sobra o carregador de 3.6kW; aliás em casa até só vai dar teoricamente 2.3kW devido ao EVSE de 10A.
Já a Bomba de Calor estava/estou a pedir a todos os Santos que tivesse/tenha. Ainda não posso confirmar que tenha (como nem aqui nem no fórum CE me souberam dizer como verificar a existência da mesma, vou estes dias tentar saber junto de um concessionário), mas pelo que já li algures o consumo com bomba de calor andará pelos 400/500Wh e pelo que já pode verificar assim que ligo o ar quentinho acusa um consumo de 1500Wh por alguns segundos, talvez um minuto e depois anda ali um pouco abaixo de metade, talvez 550/650Wh e 0Wh.
Parece-me por esta observação e fazendo fé no que alguém terá já observado também julgo que a dita cuja está lá e a funcionar, contudo e como referi vou tentar confirmar junto do concessionário.
Espero que este me saiba explicar como verificar tal existência.
Para ser sincero, apesar deste carro vir substituir um outro que rolava todos os dias, rolava pouco, cerca de 20/30km por dia; estou até certo que este vai fazer até mais uns kms mais não seja pelo prazer da condução e claro menor custo.
Dito isto, este carro irá fazer a quase totalidade das suas cargas em casa sendo até cargas pequenas (repor 20/30km) logo durante a noite aproveitando o bi-horário chega e sobra o carregador de 3.6kW; aliás em casa até só vai dar teoricamente 2.3kW devido ao EVSE de 10A.
Já a Bomba de Calor estava/estou a pedir a todos os Santos que tivesse/tenha. Ainda não posso confirmar que tenha (como nem aqui nem no fórum CE me souberam dizer como verificar a existência da mesma, vou estes dias tentar saber junto de um concessionário), mas pelo que já li algures o consumo com bomba de calor andará pelos 400/500Wh e pelo que já pode verificar assim que ligo o ar quentinho acusa um consumo de 1500Wh por alguns segundos, talvez um minuto e depois anda ali um pouco abaixo de metade, talvez 550/650Wh e 0Wh.
Parece-me por esta observação e fazendo fé no que alguém terá já observado também julgo que a dita cuja está lá e a funcionar, contudo e como referi vou tentar confirmar junto do concessionário.
Espero que este me saiba explicar como verificar tal existência.
-
- Moderador
- Mensagens: 1464
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: Branquinho
Sim, por esses consumos será bomba de calor certamente, não acho que a resistência consuma 500W em algum momento.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1922
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: Branquinho
Hoje (OK está muito frio), com -2 lá fora e apesar de algum pré-aquecimento, fiz metade do percurso de 22kms a gastar 3kw (medidor consumo energia no ecrã central do leaf), e depois baixou para +/- 1,5kw / 1,4kw... mas hoje estava mesmo muita briol (leia-se frio).
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 83
- Registado: quarta nov 15, 2017 12:12 pm
Re: Branquinho
Ontem por volta das 24H, acusava o carro 2ºC, experimentei puxar o aquecimento aos 28ºC e acusou um consumo muito pouco acima de 1.5kW, talvez 1.6kW. De notar que fiz isto com o carro parado, desconheço ainda se em movimento difere.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1922
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: Branquinho
Pois...não devia diferir.... esse consumo que estavas a ver era no ecrã central do leaf naquelas barras certo?
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 83
- Registado: quarta nov 15, 2017 12:12 pm
Re: Branquinho
Vi aqui: ponto 4
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1922
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: Branquinho
Pois...é igual (o meu gráfico só mais atual)....raio que meu carro na viagem para trabalho (7:15-7:45 e 18:30-19:00) com temperaturas a rondar os 0º está mais de metade do trajeto nos 3... baixando depois para os 1,3-1,4kw.... Pus em AUTO e a 19º
Com temperaturas mais amenas (7/10º) realmente comporta-se mais como disseste...mas mesmo assim, se puseste em 28º não percebo... acho que o aquecimento do 40kwh é meio comilão
Com temperaturas mais amenas (7/10º) realmente comporta-se mais como disseste...mas mesmo assim, se puseste em 28º não percebo... acho que o aquecimento do 40kwh é meio comilão
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 83
- Registado: quarta nov 15, 2017 12:12 pm
Re: Branquinho
É algo em que nunca pensei mas existe nos carros à muitos anos; a opção de escolher entre circulação do ar, do exterior para o interior ou, interior/interior (recirculação).
Parece-me lógico e até observação em contrário que em certas situações, sendo o caso aqui discutido, a recirculação terá, partido do principio que o interior está a uma temperatura superior(mais positiva) que a exterior, um consumo menor.
Por algum motivo o Leaf até permite gerir automaticamente a recirculação, alternando sempre que entende ser necessário por uma ou outra opção.
Os membros mais conhecedores deste assunto poderão certamente melhor iluminar este tema e todos aprendemos um pouco mais
Parece-me lógico e até observação em contrário que em certas situações, sendo o caso aqui discutido, a recirculação terá, partido do principio que o interior está a uma temperatura superior(mais positiva) que a exterior, um consumo menor.
Por algum motivo o Leaf até permite gerir automaticamente a recirculação, alternando sempre que entende ser necessário por uma ou outra opção.
Os membros mais conhecedores deste assunto poderão certamente melhor iluminar este tema e todos aprendemos um pouco mais
-
- Moderador
- Mensagens: 1464
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: Branquinho
Só uso o modo auto em AC no verão, no Inverno é ar para o parabrisas e para os pés temperaturas de 18 a 19ºC, muito raramente o vi acima dos 1,5kW e é impecável em termos de embaciamento.Freddy_krueger Escreveu: ↑quarta jan 06, 2021 1:19 pm Pois...é igual (o meu gráfico só mais atual)....raio que meu carro na viagem para trabalho (7:15-7:45 e 18:30-19:00) com temperaturas a rondar os 0º está mais de metade do trajeto nos 3... baixando depois para os 1,3-1,4kw.... Pus em AUTO e a 19º
Com temperaturas mais amenas (7/10º) realmente comporta-se mais como disseste...mas mesmo assim, se puseste em 28º não percebo... acho que o aquecimento do 40kwh é meio comilão
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1922
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: Branquinho
Hummm... notei desde ontem que pondo em recirculação baixo consideravelmente o consumo do aquecimento...tem lógica, sem dúvida e numa viagem de meia hora não deve fazer grande degradação da qualidade do ar.
Os 18/19ºc temperatura só funcionam se tiveres em Auto, ou estou enganado? Se fores manual tens de controlar locais de envio do ar, se é heat ou A/C e velocidade da ventoinha.... acho que podes por 17º e heat mas se fores com ventoinha no máximo, ele vai estar a funcionar como auto 28º.... ou estou enganado?
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
- Administrador
- Mensagens: 16151
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: Branquinho
Muito bem os meus parabéns...
E que tal as fotos da praxe lol...
Muitos kms e obrigado pela partilha.
E que tal as fotos da praxe lol...
Muitos kms e obrigado pela partilha.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 83
- Registado: quarta nov 15, 2017 12:12 pm
Re: Branquinho
A ventoinha apenas força o debito de mais ou menos ar, a temperatura é a que definir no regulador da mesma. Certo é que ao incrementar a velocidade da ventoinha parece-nos sair mais ar quente, sai efectivamente mais ar mas à temperatura definidaFreddy_krueger Escreveu: ↑quinta jan 07, 2021 9:25 amHummm... notei desde ontem que pondo em recirculação baixo consideravelmente o consumo do aquecimento...tem lógica, sem dúvida e numa viagem de meia hora não deve fazer grande degradação da qualidade do ar.
Os 18/19ºc temperatura só funcionam se tiveres em Auto, ou estou enganado? Se fores manual tens de controlar locais de envio do ar, se é heat ou A/C e velocidade da ventoinha.... acho que podes por 17º e heat mas se fores com ventoinha no máximo, ele vai estar a funcionar como auto 28º.... ou estou enganado?
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 83
- Registado: quarta nov 15, 2017 12:12 pm
-
- Membro Silver
- Mensagens: 252
- Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
- Localização: Lisboa
Re: Branquinho
Mandou vir o obd de onde?
Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1922
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: Branquinho
Sempre se confirma que só vem com EVSE de origem e não traz cabo carregamento Type1 -> Type2 (mennekes)?
Se não vem esse cabo, aconselho-te a comprar como reserva....mesmo que não penses usar rede pública com regularidade, este cabo (excepto para carregamentos rápidos em chademo) é indispensável...
Se não vem esse cabo, aconselho-te a comprar como reserva....mesmo que não penses usar rede pública com regularidade, este cabo (excepto para carregamentos rápidos em chademo) é indispensável...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
- Moderador
- Mensagens: 1464
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: Branquinho
Sim, deves ser isso, esqueci-me de dizer que coloco a ventoinha no mínimo, por norma anda abaixo do 1kW,, ou seja, estás a pedir ao sistema para aquecer no mínimo mas continua a controlar a temperatura com a potência de aquecimento, ainda antes de ontem apanhei -5ºC e não precisei de mexer, anda sempre desta forma, HEAT ligado, parabrisas e pés, ventilação no mínimo e 18ºC, deixo a recirculação aberta, pois com estas temperaturas o parabrisas começa a embaciar, obviamente que o carro dorme em garagem.Freddy_krueger Escreveu: ↑quinta jan 07, 2021 9:25 amHummm... notei desde ontem que pondo em recirculação baixo consideravelmente o consumo do aquecimento...tem lógica, sem dúvida e numa viagem de meia hora não deve fazer grande degradação da qualidade do ar.
Os 18/19ºc temperatura só funcionam se tiveres em Auto, ou estou enganado? Se fores manual tens de controlar locais de envio do ar, se é heat ou A/C e velocidade da ventoinha.... acho que podes por 17º e heat mas se fores com ventoinha no máximo, ele vai estar a funcionar como auto 28º.... ou estou enganado?
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
- Moderador
- Mensagens: 1464
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: Branquinho
Sim, mas com a ventoinha a andar mais rapidamente arrefece mais depressa o radiador o que leva a puxar mais pela bomba de calor, se estiver no mínimo pode demorar mais a aquecer, mas por isso também funciona com menos potência.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1235
- Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am
Re: Branquinho
Discordo!Freddy_krueger Escreveu:Sempre se confirma que só vem com EVSE de origem e não traz cabo carregamento Type1 -> Type2 (mennekes)?
Se não vem esse cabo, aconselho-te a comprar como reserva....mesmo que não penses usar rede pública com regularidade, este cabo (excepto para carregamentos rápidos em chademo) é indispensável...
No caso do LEAF, que carrega no máximo a 6,6kWh, monofásico, é preciso procurar os PCN que sejam vantajosos no preço, o que diminui a quantidade de postos "usáveis". Ou, dito por outras palavras, carregar em PCN pode ficar ao mesmo preço que carregar em PCR.
Se só usar os PCN uma vez por outra, vai demorar a rentabilizar os +100€ do cabo!
Dado que me parece que o @GooseTwo vai usar o carro maioritariamente nas voltinhas, a carga diária em casa deve chegar. Nas voltinhas de fim-de-semana é usar os PCR.
O mesmo se passa com os adaptadores para várias tomadas. Fazia sentido quando os PCN/PCR eram poucos e era fácil darem electricidade. Agora que há vários PCN/PCR e os negócios já estão conscientes para a disponibilização de um ponto de carregamento, cada vez será mais difícil darem electricidade para lá de uma simples tomada.
Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk