Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos
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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos
Mas isso está a pressupor que uma bateria vai para o lixo quer um carro faça muitos km quer não.
E se há alguma coisa que já deu para perceber é que uma bateria tem muito valor (sobretudo se tiver poucos kms). Isso tanto pode ser como nova utilização com outro proprietário do carro, ou para outras aplicações tais como armazenamento.
E se há alguma coisa que já deu para perceber é que uma bateria tem muito valor (sobretudo se tiver poucos kms). Isso tanto pode ser como nova utilização com outro proprietário do carro, ou para outras aplicações tais como armazenamento.
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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos
Como menciona o "estudo", a partir dos 50KKms um elétrico em Portugal menos poluente que um a gasolina. Eu tenho Energia 100% verde e em menos de 3 anos já fiz mais de 50.000kms com um leaf (bateria 40kwh).... quais as contas que falta fazer?!
E o "estudo" baseia-se em carros a gasolina com que consumos?! É que baterias de 100kwh só há Tesla.... compare com um Modelo E/S da Mercedes, um Série 5/7 da Bmw (carros equivalentes), etc... em consumos e de certeza que preciso menos que 125.000kms...
Hoje em dia há muitos estudos para todos os gostos, mas ficar agarrado ao passado?!
Mesmo a energia renovável (em especial a fotovoltaica), tem tido um crescimento brutal e redução de custos enorme.... cada vez mais não faz sentido (tanto economicamente como ambientalmente) nenhum um ICE excepto em situações muito especiais/específicas de utilização...
Toda a atividade tem um custo ambiental...mas qual a que danifica mais?!?
E o "estudo" baseia-se em carros a gasolina com que consumos?! É que baterias de 100kwh só há Tesla.... compare com um Modelo E/S da Mercedes, um Série 5/7 da Bmw (carros equivalentes), etc... em consumos e de certeza que preciso menos que 125.000kms...
Hoje em dia há muitos estudos para todos os gostos, mas ficar agarrado ao passado?!
Mesmo a energia renovável (em especial a fotovoltaica), tem tido um crescimento brutal e redução de custos enorme.... cada vez mais não faz sentido (tanto economicamente como ambientalmente) nenhum um ICE excepto em situações muito especiais/específicas de utilização...
Toda a atividade tem um custo ambiental...mas qual a que danifica mais?!?
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos
Isso é uma comparação de custo de produção de uma bateria com o consumo de gasolina... mas então e a produção dos motores de combustão não tem custos ambientais?
Pois... é que um motor de combustão é muito mais complexo que um motor eléctrico. Não só em custos energéticos como em materiais... muitos materiais como aço, alumínio, borrachas, plásticos, entre compostos de vários tipos.... custos de produção, maquinação mão de obra.... e sim muito mais mão de obra, que também tem um impacto ambientar que nunca é considerado.... é que mais pessoas a trabalhar numa fábrica, são mais pessoas a consumir energia nas deslocações, mais ambientes fabris com climatização, mais refeições confeccionadas... etc.
Depois temos coisas fáceis de perceber.... por exemplo, peças de desgaste, como filtros de óleo, pastilhas de travão, para não falar dos óleos de motor, caixa de velocidades... enfim.
Mas nisso estamos de acordo.... ninguém tem duvidas que existem problemas com todas as tecnologias.mcv Escreveu: ↑domingo jan 10, 2021 5:45 pm Parece-me que não está um causa que um carro elétrico possa ser menos poluente. Quem fizer 200.000 km facilmente terá ganhos ambientais. O tema et a crescente procura das marcas em aumentar a autonomia, utilizando baterias cada vez maiores, como se fosse o aumento dos megapixéis das câmaras fotográficas, quando tem claramente impactos ambientais.
Um consumidor que não precise de autonomias tão grandes, estará a fazer um favor ao ambiente se optar por baterias mais pequenas ou mesmo um plug-in e parece-me que pouca gente tem noção disso.
Todas as tecnologias tem vantagens e desvantagens. Reconhecer limitações é o que nos permite ultrapassa-las
Como também sabemos que quanto maior a bateria maior o impacto ambiental...
A questão passa por aumentar a autonomia para valores convenientes, preferencialmente pela optimização.
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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos
No caso da bateria é como uma faca de dois gumes:APHenriques Escreveu: ↑segunda jan 11, 2021 11:52 am Mas nisso estamos de acordo.... ninguém tem duvidas que existem problemas com todas as tecnologias.
Como também sabemos que quanto maior a bateria maior o impacto ambiental...
A questão passa por aumentar a autonomia para valores convenientes, preferencialmente pela optimização.
bateria maior:
+ cara,
+ versatilidade viagens,
pior para ambiente,
melhor para evitar rápida degradação(teoricamente por menos ciclos para mesmos kms) o que poderá em último casoser melhor para ambiente...
As baterias que mais sofrem são as mais pequenas (com mais ciclos/espaço temporal), e as que não têm controlo de temperatura (TMS).... o caso mais gritante é os Leaf 24/30kwh com valores de degradação enormes com relativamente poucos kms/anos...
"Freddy Krueger"
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos
Tens razão sobre a degradação mais rápida nas baterias pequenas por ter mais ciclos.Freddy_krueger Escreveu: ↑segunda jan 11, 2021 4:27 pm
bateria maior:
+ cara,
+ versatilidade viagens,
pior para ambiente,
melhor para evitar rápida degradação(teoricamente por menos ciclos para mesmos kms) o que poderá em último casoser melhor para ambiente...
Mas isso é muito relativo.
O que será melhor? uma bateria de 10 modulos que dura 2 anos, ou uma bateria de 50 modulos que dura 10 anos?
Na prática são a mesma quantidade de modulos no mesmo tempo.... a mesma quantidade de litio, cobalto, etc.
A maior tem a vantagem de ter menos paragens para carregar, mas tem a desvantagem de transportarmos 5 vezes mais peso durante todo o tempo.
enfim...
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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos
Pois é um balanço ainda dificil de fazer.... mas não é tão linear pois com 50 módulos podes ter uma durabilidade muito maior que 10anos:APHenriques Escreveu: ↑segunda jan 11, 2021 5:13 pm
Tens razão sobre a degradação mais rápida nas baterias pequenas por ter mais ciclos.
Mas isso é muito relativo.
O que será melhor? uma bateria de 10 modulos que dura 2 anos, ou uma bateria de 50 modulos que dura 10 anos?
Na prática são a mesma quantidade de modulos no mesmo tempo.... a mesma quantidade de litio, cobalto, etc.
A maior tem a vantagem de ter menos paragens para carregar, mas tem a desvantagem de transportarmos 5 vezes mais peso durante todo o tempo.
enfim...
Uma bateria que ande com uso de 70-40% vai fazer muito mais ciclos (há um estudo cientifico partilhado pelo Pemifer algures no forum) que a mesma bateria a fazer 80-20% ou 90-10% ou pior ainda 100-0%.... os extremos provocam degradação maior... daí ter considerado o leaf 40kwh que no meu caso no dia-a-dia gasto ca. 30% SOC... consigo manter bateria em niveis de 70-40% que teoricamente me permitirão fazer muito mais ciclos que usando maior capacidade da mesma...
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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos
Sim bem verdade convém manter a bateria no seu sweet spot, embora perceba que muitos não o conseguem por disponibilidade ou mesmo paciência!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos
Eu para já vou conseguindo.... mas não sou nenhum fundamentalista.... ainda num dia em Dezembro foi dos 100 aos 4%....
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