Bom dia a todos.
Esqueci-me de responder à pergunta (passou-me!), mas também iria repetir isto mesmo, que depende da situação.

. O REx liga-se normalmente quando ainda temos uns 15 km de autonomia. Já me aconteceu estar nessa situação a subir a A1 na zona de Fátima e não passei dos 90 kph (e se a subida tivesse durado um pouco mais ainda deveria perder mais velocidade).
O REx é uma espécie de seguro que retira a "ansiedade de autonomia". Ele está lá quando me esquecer de recarregar; Ele está lá quando me perder (e fizer trajectos maiores que os planeados); Ele está lá quando a minha mulher resolver que é hora de dar à luz (antes do previsto) e passar de zero contracções, a nem sequer dar tempo para respirar, enquanto o carro passa todos os vermelhos desta décima Nacional, que separa a nossa casa do hospital.

.
Tenho mais uma actualização para fazer:
O carro fez os 100 mil quilómetros. Em Janeiro trocou de bateria ao abrigo da garantia. Fui a uma Santogal aqui na capital do distrito (Setúbal) e queixei-me que a autonomia já estava muito reduzida. A BMW analisou e concordou. Não paguei nada. Infelizmente não pude ficar com a bateria antiga (que, creio, ainda tinha uns 13 kWh disponíveis), mas também não me posso queixar. Longe disso!
O carro está como novo! Troquei a pele do volante e pedi o friso azul (algo que gosto de ver nos modelos que têm os bancos em tecido). A bateria tem cerca de 19.5 kWh neste momento (no menu escondido varia entre 19.5 e 19.7). Já só o tenho carregado quando chega perto dos 20% (e isso acontece depois de fazer mais de cem quilómetros desde a última carga). Está como novo!
A experiência tem sido excelente. Recentemente resolvi ir buscar um i3 mais recente para o meu sobrinho. Um BEV de 94ah mas com quase os mesmos extras deste (faltou a chave sem toque, [que adoro!] e mais um ou outro detalhe menos visível). Dos extras, gostos especialmente do radar anti-colisão, pois ajuda a sentir-me mais seguro quando são eles (sobrinho, mulher, etc.) a conduzir.
Única nota "negativa" recente foi o facto de ter sido gasta a gasolina que coloquei o ano passado (nos testes que fizeram antes de me entregarem o carro com a bateria nova). Lá tive de encher o depósito com mais oito litros e picos. Portanto, aumentei ligeiramente a média anual de introdução de sumo de dinossauro no REx. Vamos em três vezes os oito litros e picos, repartidos por Janeiro de 2018, Março de 2020 e Maio de 2021.
"Fossilices".

.