Paneis Solares

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
susan_jardim
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta jan 27, 2010 1:40 pm

Paneis Solares

Mensagem por susan_jardim »

recentemente instalei um sistema solar 300l forçado, a inclinação que o instalador deixou os paineis foi de 22 graus. olhando para todos os paneis que vejo montados, me parece que os meus estao pouco inclinados. será que alguém pode-me fornecer a inclinação certa? moro no concelho de alvaiázere, distrito de leiria.
obrigado

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Paneis Solares

Mensagem por CrOhN »

sim, estão pouco inclinados, deveriam estar a pelo menos 40º.

cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm

Mensagem por cblfreitas »

se os painéis estivessem a 40º em vez de estarem a 22º teria um ganho anual de 3% de energia. no mês pior (janeiro) já o ganho seria de 13%!

ora para melhor ilustrar isto, tendo em conta que as percentagens às vezes enganam bem, vou por em euros. para isso considerei um sistema forçado de 300 l (de uma marca que também era apoiada pelo governo) e considerei uma orientação a sul em alvaiázere, sem sombreamentos significativos.
o resultado é que ao ter os painéis com apenas 22º de inclinação, produz anualmente menos 87 kwh (comparando com um inclinação de 40º) e no mês de janeiro produz menos 27 kwh. significa que em cada ano perde sensivelmente 11€ e no mês de janeiro perde pouco mais de 3€. isto no fundo são os custos anuais de ter uma instalação estéticamente mais integrada no telhado e mais segura (menos sujeita aos caprichos do vento)!!!!

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

nada como valores concretos para quantificar a coisa! embora não tenhamos o valor do azimute.

pegando nos tais 11eur anuais, pelos consumos eléctricos que tenho tido, isso representa mais ou menos 20% do consumo total anual. multiplicando por 20 anos, daria, se a tarifa não subisse, 1100eur. grosso modo, metade do custo de outro equipamento.

claro que como está, tem mais estética, e está mais protegido.

raposo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am

Mensagem por raposo »

- tomo como verdadeiros os cálculos do solterm 5 para um sistema termossifão megasun 300lt , localização em coimbra, com orientação sul a 45º
- tomo como verdadeiros os folhetos da energie ( eco 300esm) consumo 390w - rendimento 1690w ( um cop de 4,3, não me parece excessivo para um equipamento deste tipo)

equivalências
gasoleo 1 lt = 9,59 kw/h
gas natural 1 m3 = 8,42 kw/h
gas propano 1 kg = 10,3 kw/h
gas butano 1 kg = 10,14 kw/h
electricidade 1 kw = 1 kw/h

necessidades : 300lt de água quente/dia
a) temperatura média da água á entrada do sistema 15º
b) temperatura de saída : 45º
logo, vou ter de aumentar a temperatura da água em 30º

quer dizer : por ano , vou precisar de 300lt x 365 dias = 109.500lt de água quente.
por ano, vou necessitar de 109.500lt x 30º = 3.285.000 kcal ,para aquecer isto tudo!
3.285.000kcal = 3.820kw/h

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

não me parece que o sistema energie tenha sempre o cop de 4.3 a baixa temperatura.

de qualquer maneira, o que gastarias de electricidade no energie com o sistema energie com o cop optimo, será mais menos metade do que gastarias de electricidade num sistema termissifão.

cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver

- tomo como verdadeiros os cálculos do solterm 5 para um sistema termossifão megasun 300lt , localização em coimbra, com orientação sul a 45º
- tomo como verdadeiros os folhetos da energie ( eco 300esm) consumo 390w - rendimento 1690w ( um cop de 4,3, não me parece excessivo para um equipamento deste tipo)

equivalências
gasoleo 1 lt = 9,59 kw/h

quer dizer : por ano , vou precisar de 300lt x 365 dias = 109.500lt de água quente.
por ano, vou necessitar de 109.500lt x 30º = 3.285.000 kcal ,para aquecer isto tudo!
pois eu tomo como certo, que a senhora que abriu este tópico deve ficar bem confusa com esta mensagem. qual foi o propósito?

raposo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por raposo »

cblfreitas Escreveu:

equivalências
gasoleo 1 lt = 9,59 kw/h

pois eu tomo como certo, que a senhora que abriu este tópico deve ficar bem confusa com esta mensagem. qual foi o propósito?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

caro amigo, se tivesses lido o poster bem, mas parece-me que não soube ler, soube mais criticar!!! da sua parte não encontrei uma explicação melhor!!!

aqui:
localização em coimbra, com orientação sul a 45º

(zona de alvaiázere rondara entre os 40º - 45º)

Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Mensagem por Bubas »

e em santarém? qual a melhor inclinação?

cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver

desculpe lá raposo, mas eu continuo a não saber ler.

por outro lado, não critiquei coisa nenhuma! simplesmente disse que a senhora deveria ter ficado confusa e perguntei qual era o propósito de toda aquela informação. se acha que isto é critica, então talvez não seja só eu quem não sabe ler.
e na verdade continuo confuso. a pergunta colocada tinha apenas que ver com a inclinação de um sistema solar.... basta dar uma opinião e fundamentar minimamente.

raposo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por raposo »

cblfreitas Escreveu:desculpe lá raposo, mas eu continuo a não saber ler.

por outro lado, não critiquei coisa nenhuma! simplesmente disse que a senhora deveria ter ficado confusa e perguntei qual era o propósito de toda aquela informação. se acha que isto é critica, então talvez não seja só eu quem não sabe ler.
e na verdade continuo confuso. a pergunta colocada tinha apenas que ver com a inclinação de um sistema solar.... basta dar uma opinião e fundamentar minimamente.
__________________-

já respondi a pergunta!!!

myself11
Membro
Membro
Registado: segunda dez 14, 2009 10:24 pm

Mensagem por myself11 »

apesar de poderem não estar directamente relacionados com a pergunta do tópico, os cálculos foram-me úteis para ter dados concretos para descartar a opção caldeira de gasóleo (para além dos factores ambientais, claro). obrigado, raposo!

Bubas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Bubas »

portanto, para santarém, painéis virados a sul com a inclinação a 39º (latitude). e se não estiverem rigorosamente virados a sul? em vez de estar a 180 (azimute-sul), estiver sensivelmente a 165? a perda será muita? em termos de percentagem? eu não tenho programa de calculo. estarei bem servido com paineis da martifer solar (230w poli)? inversor sma 3800v?
é que eu estou na fase da decisão, obtive registo na segunda sessão e tenho que fazer bem as contas se investirei ou não. daí o meu impasse. andam tantas dúvidas nesta cabeça!!!

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

este tópico refere-se a paineis térmicos. 39º é muito para fotovoltaicos. julgo que uma diferença de 15º de azimute significa uma perca de uns 5%. lembro-me quando fiz umas simulaçãoes, diferenças até 10º eram perfeitamente desprezáveis.

Bubas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Bubas »

peço desculpa, estou no local errado. era óbvio que a informação que pretendia era respeitante aos painéis fotovoltaicos. obrigado pela ajuda.

Responder

Voltar para “Geral”