Paneis Solares
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: quarta jan 27, 2010 1:40 pm
Paneis Solares
recentemente instalei um sistema solar 300l forçado, a inclinação que o instalador deixou os paineis foi de 22 graus. olhando para todos os paneis que vejo montados, me parece que os meus estao pouco inclinados. será que alguém pode-me fornecer a inclinação certa? moro no concelho de alvaiázere, distrito de leiria.
obrigado
obrigado
-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Re: Paneis Solares
sim, estão pouco inclinados, deveriam estar a pelo menos 40º.
-
- Membro Silver
- Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm
se os painéis estivessem a 40º em vez de estarem a 22º teria um ganho anual de 3% de energia. no mês pior (janeiro) já o ganho seria de 13%!
ora para melhor ilustrar isto, tendo em conta que as percentagens às vezes enganam bem, vou por em euros. para isso considerei um sistema forçado de 300 l (de uma marca que também era apoiada pelo governo) e considerei uma orientação a sul em alvaiázere, sem sombreamentos significativos.
o resultado é que ao ter os painéis com apenas 22º de inclinação, produz anualmente menos 87 kwh (comparando com um inclinação de 40º) e no mês de janeiro produz menos 27 kwh. significa que em cada ano perde sensivelmente 11€ e no mês de janeiro perde pouco mais de 3€. isto no fundo são os custos anuais de ter uma instalação estéticamente mais integrada no telhado e mais segura (menos sujeita aos caprichos do vento)!!!!
ora para melhor ilustrar isto, tendo em conta que as percentagens às vezes enganam bem, vou por em euros. para isso considerei um sistema forçado de 300 l (de uma marca que também era apoiada pelo governo) e considerei uma orientação a sul em alvaiázere, sem sombreamentos significativos.
o resultado é que ao ter os painéis com apenas 22º de inclinação, produz anualmente menos 87 kwh (comparando com um inclinação de 40º) e no mês de janeiro produz menos 27 kwh. significa que em cada ano perde sensivelmente 11€ e no mês de janeiro perde pouco mais de 3€. isto no fundo são os custos anuais de ter uma instalação estéticamente mais integrada no telhado e mais segura (menos sujeita aos caprichos do vento)!!!!
-
- Membro Gold
nada como valores concretos para quantificar a coisa! embora não tenhamos o valor do azimute.
pegando nos tais 11eur anuais, pelos consumos eléctricos que tenho tido, isso representa mais ou menos 20% do consumo total anual. multiplicando por 20 anos, daria, se a tarifa não subisse, 1100eur. grosso modo, metade do custo de outro equipamento.
claro que como está, tem mais estética, e está mais protegido.
pegando nos tais 11eur anuais, pelos consumos eléctricos que tenho tido, isso representa mais ou menos 20% do consumo total anual. multiplicando por 20 anos, daria, se a tarifa não subisse, 1100eur. grosso modo, metade do custo de outro equipamento.
claro que como está, tem mais estética, e está mais protegido.
-
- Membro Silver
- Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am
- tomo como verdadeiros os cálculos do solterm 5 para um sistema termossifão megasun 300lt , localização em coimbra, com orientação sul a 45º
- tomo como verdadeiros os folhetos da energie ( eco 300esm) consumo 390w - rendimento 1690w ( um cop de 4,3, não me parece excessivo para um equipamento deste tipo)
equivalências
gasoleo 1 lt = 9,59 kw/h
gas natural 1 m3 = 8,42 kw/h
gas propano 1 kg = 10,3 kw/h
gas butano 1 kg = 10,14 kw/h
electricidade 1 kw = 1 kw/h
necessidades : 300lt de água quente/dia
a) temperatura média da água á entrada do sistema 15º
b) temperatura de saída : 45º
logo, vou ter de aumentar a temperatura da água em 30º
quer dizer : por ano , vou precisar de 300lt x 365 dias = 109.500lt de água quente.
por ano, vou necessitar de 109.500lt x 30º = 3.285.000 kcal ,para aquecer isto tudo!
3.285.000kcal = 3.820kw/h
- tomo como verdadeiros os folhetos da energie ( eco 300esm) consumo 390w - rendimento 1690w ( um cop de 4,3, não me parece excessivo para um equipamento deste tipo)
equivalências
gasoleo 1 lt = 9,59 kw/h
quer dizer : por ano , vou precisar de 300lt x 365 dias = 109.500lt de água quente.
por ano, vou necessitar de 109.500lt x 30º = 3.285.000 kcal ,para aquecer isto tudo!
-
- Membro Gold
não me parece que o sistema energie tenha sempre o cop de 4.3 a baixa temperatura.
de qualquer maneira, o que gastarias de electricidade no energie com o sistema energie com o cop optimo, será mais menos metade do que gastarias de electricidade num sistema termissifão.
de qualquer maneira, o que gastarias de electricidade no energie com o sistema energie com o cop optimo, será mais menos metade do que gastarias de electricidade num sistema termissifão.
-
- Membro Silver
pois eu tomo como certo, que a senhora que abriu este tópico deve ficar bem confusa com esta mensagem. qual foi o propósito?- tomo como verdadeiros os cálculos do solterm 5 para um sistema termossifão megasun 300lt , localização em coimbra, com orientação sul a 45º
equivalências
gasoleo 1 lt = 9,59 kw/h
-
- Membro Silver
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------cblfreitas Escreveu:pois eu tomo como certo, que a senhora que abriu este tópico deve ficar bem confusa com esta mensagem. qual foi o propósito?- tomo como verdadeiros os cálculos do solterm 5 para um sistema termossifão megasun 300lt , localização em coimbra, com orientação sul a 45º
equivalências
gasoleo 1 lt = 9,59 kw/h
caro amigo, se tivesses lido o poster bem, mas parece-me que não soube ler, soube mais criticar!!! da sua parte não encontrei uma explicação melhor!!!
aqui:
localização em coimbra, com orientação sul a 45º
(zona de alvaiázere rondara entre os 40º - 45º)
-
- Membro Silver
- Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm
e em santarém? qual a melhor inclinação?
-
- Membro Silver
desculpe lá raposo, mas eu continuo a não saber ler.
por outro lado, não critiquei coisa nenhuma! simplesmente disse que a senhora deveria ter ficado confusa e perguntei qual era o propósito de toda aquela informação. se acha que isto é critica, então talvez não seja só eu quem não sabe ler.
e na verdade continuo confuso. a pergunta colocada tinha apenas que ver com a inclinação de um sistema solar.... basta dar uma opinião e fundamentar minimamente.
por outro lado, não critiquei coisa nenhuma! simplesmente disse que a senhora deveria ter ficado confusa e perguntei qual era o propósito de toda aquela informação. se acha que isto é critica, então talvez não seja só eu quem não sabe ler.
e na verdade continuo confuso. a pergunta colocada tinha apenas que ver com a inclinação de um sistema solar.... basta dar uma opinião e fundamentar minimamente.
-
- Membro Silver
__________________-cblfreitas Escreveu:desculpe lá raposo, mas eu continuo a não saber ler.
já respondi a pergunta!!!
-
- Membro
- Registado: segunda dez 14, 2009 10:24 pm
apesar de poderem não estar directamente relacionados com a pergunta do tópico, os cálculos foram-me úteis para ter dados concretos para descartar a opção caldeira de gasóleo (para além dos factores ambientais, claro). obrigado, raposo!
-
- Membro Silver
portanto, para santarém, painéis virados a sul com a inclinação a 39º (latitude). e se não estiverem rigorosamente virados a sul? em vez de estar a 180 (azimute-sul), estiver sensivelmente a 165? a perda será muita? em termos de percentagem? eu não tenho programa de calculo. estarei bem servido com paineis da martifer solar (230w poli)? inversor sma 3800v?
é que eu estou na fase da decisão, obtive registo na segunda sessão e tenho que fazer bem as contas se investirei ou não. daí o meu impasse. andam tantas dúvidas nesta cabeça!!!
é que eu estou na fase da decisão, obtive registo na segunda sessão e tenho que fazer bem as contas se investirei ou não. daí o meu impasse. andam tantas dúvidas nesta cabeça!!!
-
- Membro Gold
este tópico refere-se a paineis térmicos. 39º é muito para fotovoltaicos. julgo que uma diferença de 15º de azimute significa uma perca de uns 5%. lembro-me quando fiz umas simulaçãoes, diferenças até 10º eram perfeitamente desprezáveis.
-
- Membro Silver
peço desculpa, estou no local errado. era óbvio que a informação que pretendia era respeitante aos painéis fotovoltaicos. obrigado pela ajuda.