qual a proporção estator/rotor

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
AltaFrequencia
Novo membro
Novo membro
Registado: sábado jan 23, 2010 4:26 pm

qual a proporção estator/rotor

Mensagem por AltaFrequencia »

salve!!!, peço licença pra chegar, esse é o meu 1º post, é uma honra fazer parte desse grupo de amigos tão elétricos... a minha dúvida é a seguinte, fui contaminado pelo vírus da curiosa eólica e quero saber qual é a relação entre a quantidade de bubinas que compõe o estator com a quantidade de neodímios que compõe o rotor. como fica essa combinação? conto com sua gentil resposta, desde já muito obrigado. abraço.

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Re: qual a proporção estator/rotor

Mensagem por Josenir »

altafrequencia Escreveu:salve!!!, peço licença pra chegar, esse é o meu 1º post, é uma honra fazer parte desse grupo de amigos tão elétricos... a minha dúvida é a seguinte, fui contaminado pelo vírus da curiosa eólica e quero saber qual é a relação entre a quantidade de bubinas que compõe o estator com a quantidade de neodímios que compõe o rotor. como fica essa combinação? conto com sua gentil resposta, desde já muito obrigado. abraço.
se você enrolar as bobinas no mesmo sentido de enrolamento, cada bobina formará dois pólos. se enrolar uma bobina em um sentido e a próxima ao contrário, alternadamente, duas metades de cada bobina se juntarão para formar um pólo, ficando o número de pólos igual ao número de bobinas.
para cada pólo do bobinamento deve haver um ímã, isso é o normal. mas se pesquisar vai encontrar outras quantidades de ímãs para quantidades diferentes de bobinas, mas com certeza a que vai apresentar melhor resultado é com um ímã para cada pólo. assim é usado em motores e geradores produzidos comercialmente.

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm

Mensagem por carioca »

se quiseres fazer um gerador trif'asico a proporção 'e usares por cada 3 bobines 4 imans.
eu estou faze ndo um gerador bif'asico seguindo o dica do nosso amigo josenir e j'a fiz algums testes com bons resultados usei fio de 0,90, 12 bobines 6 bobines por fase com 95 voltas por bobine liguei ambas em paralelo e consegui bons resultados.em breve postarei fotos aqiu no forum,at'e breve espero ter sido util

Autor do tópico
AltaFrequencia
Novo membro
Novo membro

carioca Escreveu:se quiseres fazer um gerador trif'asico a proporção 'e usares por cada 3 bobines 4 imans.
eu estou faze ndo um gerador bif'asico seguindo o dica do nosso amigo josenir e j'a fiz algums testes com bons resultados usei fio de 0,90, 12 bobines 6 bobines por fase com 95 voltas por bobine liguei ambas em paralelo e consegui bons resultados.em breve postarei fotos aqiu no forum,at'e breve espero ter sido util
salve carioca, sua informação é de grande importancia. obrigado e abraço.

Autor do tópico
AltaFrequencia
Novo membro
Novo membro

josenir Escreveu:
altafrequencia Escreveu:salve!!!, peço licença pra chegar, esse é o meu 1º post, é uma honra fazer parte desse grupo de amigos tão elétricos... a minha dúvida é a seguinte, fui contaminado pelo vírus da curiosa eólica e quero saber qual é a relação entre a quantidade de bubinas que compõe o estator com a quantidade de neodímios que compõe o rotor. como fica essa combinação? conto com sua gentil resposta, desde já muito obrigado. abraço.
se você enrolar as bobinas no mesmo sentido de enrolamento, cada bobina formará dois pólos. se enrolar uma bobina em um sentido e a próxima ao contrário, alternadamente, duas metades de cada bobina se juntarão para formar um pólo, ficando o número de pólos igual ao número de bobinas.
para cada pólo do bobinamento deve haver um ímã, isso é o normal. mas se pesquisar vai encontrar outras quantidades de ímãs para quantidades diferentes de bobinas, mas com certeza a que vai apresentar melhor resultado é com um ímã para cada pólo. assim é usado em motores e geradores produzidos comercialmente.
grande josenir, que boa resposta!!! muito obrigado! vamos deixar ela aí, vai servir pra outros.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”