qual a proporção estator/rotor
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: sábado jan 23, 2010 4:26 pm
qual a proporção estator/rotor
salve!!!, peço licença pra chegar, esse é o meu 1º post, é uma honra fazer parte desse grupo de amigos tão elétricos... a minha dúvida é a seguinte, fui contaminado pelo vírus da curiosa eólica e quero saber qual é a relação entre a quantidade de bubinas que compõe o estator com a quantidade de neodímios que compõe o rotor. como fica essa combinação? conto com sua gentil resposta, desde já muito obrigado. abraço.
-
- Colaborador
- Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Re: qual a proporção estator/rotor
se você enrolar as bobinas no mesmo sentido de enrolamento, cada bobina formará dois pólos. se enrolar uma bobina em um sentido e a próxima ao contrário, alternadamente, duas metades de cada bobina se juntarão para formar um pólo, ficando o número de pólos igual ao número de bobinas.altafrequencia Escreveu:salve!!!, peço licença pra chegar, esse é o meu 1º post, é uma honra fazer parte desse grupo de amigos tão elétricos... a minha dúvida é a seguinte, fui contaminado pelo vírus da curiosa eólica e quero saber qual é a relação entre a quantidade de bubinas que compõe o estator com a quantidade de neodímios que compõe o rotor. como fica essa combinação? conto com sua gentil resposta, desde já muito obrigado. abraço.
para cada pólo do bobinamento deve haver um ímã, isso é o normal. mas se pesquisar vai encontrar outras quantidades de ímãs para quantidades diferentes de bobinas, mas com certeza a que vai apresentar melhor resultado é com um ímã para cada pólo. assim é usado em motores e geradores produzidos comercialmente.
-
- Membro Silver
- Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
se quiseres fazer um gerador trif'asico a proporção 'e usares por cada 3 bobines 4 imans.
eu estou faze ndo um gerador bif'asico seguindo o dica do nosso amigo josenir e j'a fiz algums testes com bons resultados usei fio de 0,90, 12 bobines 6 bobines por fase com 95 voltas por bobine liguei ambas em paralelo e consegui bons resultados.em breve postarei fotos aqiu no forum,at'e breve espero ter sido util
eu estou faze ndo um gerador bif'asico seguindo o dica do nosso amigo josenir e j'a fiz algums testes com bons resultados usei fio de 0,90, 12 bobines 6 bobines por fase com 95 voltas por bobine liguei ambas em paralelo e consegui bons resultados.em breve postarei fotos aqiu no forum,at'e breve espero ter sido util
-
salve carioca, sua informação é de grande importancia. obrigado e abraço.carioca Escreveu:se quiseres fazer um gerador trif'asico a proporção 'e usares por cada 3 bobines 4 imans.
-
grande josenir, que boa resposta!!! muito obrigado! vamos deixar ela aí, vai servir pra outros.josenir Escreveu:se você enrolar as bobinas no mesmo sentido de enrolamento, cada bobina formará dois pólos. se enrolar uma bobina em um sentido e a próxima ao contrário, alternadamente, duas metades de cada bobina se juntarão para formar um pólo, ficando o número de pólos igual ao número de bobinas.altafrequencia Escreveu:salve!!!, peço licença pra chegar, esse é o meu 1º post, é uma honra fazer parte desse grupo de amigos tão elétricos... a minha dúvida é a seguinte, fui contaminado pelo vírus da curiosa eólica e quero saber qual é a relação entre a quantidade de bubinas que compõe o estator com a quantidade de neodímios que compõe o rotor. como fica essa combinação? conto com sua gentil resposta, desde já muito obrigado. abraço.
para cada pólo do bobinamento deve haver um ímã, isso é o normal. mas se pesquisar vai encontrar outras quantidades de ímãs para quantidades diferentes de bobinas, mas com certeza a que vai apresentar melhor resultado é com um ímã para cada pólo. assim é usado em motores e geradores produzidos comercialmente.