SW Predator GTI
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 655
- Registado: sexta ago 21, 2009 8:47 pm
- Localização: Montijo
Re: SW Predator GTI
acho que fui mal entendido!
não digo que ela não dê jeito por causa de tudo o que disseram. no entanto em termos de aumento de autonomia não me parece que faça grande diferença. pelo menos nos trajectos que faço.
outra coisa é a maneira como, por enquanto, é feita a travagem regenerativa na predator. ainda não é de fácil uso.
não digo que ela não dê jeito por causa de tudo o que disseram. no entanto em termos de aumento de autonomia não me parece que faça grande diferença. pelo menos nos trajectos que faço.
outra coisa é a maneira como, por enquanto, é feita a travagem regenerativa na predator. ainda não é de fácil uso.
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W
Auto-consumo 1500W
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: SW Predator GTI
para saberem onde fica esse energia recuperada é simples, façam um percurso sem ela e o mesmo percurso com ela (regenerativa), no fim de ambos, verifiquem o aquecimento do motor, isto serve também para a vectrix.ricardo_santos Escreveu:acho que fui mal entendido!
não digo que ela não dê geito por causa de tudo o que disseram. no entanto em termos de aumento de autonomia não me parece que faça grande diferença. pelo menos nos trajectos que faço.
outra coisa é a maneira como, por enquanto, é feita a travagem regenerativa na predator. ainda não é de fácil uso.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 655
- Registado: sexta ago 21, 2009 8:47 pm
- Localização: Montijo
Re: SW Predator GTI
acho que para isso resultar tinha de ser em condições muito controladas.
há sempre diferenças nas acelerações, travagens.....
não penso que se possa ver assim tão facilmente.
há sempre diferenças nas acelerações, travagens.....
não penso que se possa ver assim tão facilmente.
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W
Auto-consumo 1500W
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: SW Predator GTI
como controlas a regenerativa ??ricardo_santos Escreveu:acho que para isso resultar tinha de ser em condições muito controladas.
há sempre diferenças nas acelerações, travagens.....
não penso que se possa ver assim tão facilmente.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Silver
- Mensagens: 180
- Registado: segunda fev 01, 2010 12:00 pm
Re: SW Predator GTI
quando puderes colocar uma foto, agradecia já que ao que me parece fui o grande impulsionador da ideia, embora a minha sugestão fosse mais à moda das btt um acelerador invertido no punho esquerdo.ricardo_santos Escreveu:acho que fui mal entendido!
não digo que ela não dê geito por causa de tudo o que disseram. no entanto em termos de aumento de autonomia não me parece que faça grande diferença. pelo menos nos trajectos que faço.
outra coisa é a maneira como, por enquanto, é feita a travagem regenerativa na predator. ainda não é de fácil uso.
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 655
- Registado: sexta ago 21, 2009 8:47 pm
- Localização: Montijo
Re: SW Predator GTI
com um "acelerador" de polegar.jmal Escreveu:como controlas a regenerativa ??ricardo_santos Escreveu:acho que para isso resultar tinha de ser em condições muito controladas.
há sempre diferenças nas acelerações, travagens.....
não penso que se possa ver assim tão facilmente.
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W
Auto-consumo 1500W
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1413
- Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
- Localização: Sintra
Re: SW Predator GTI
acho que prefiro como tenho na minha...
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: SW Predator GTI
bom, a grande vantagem da regenerativa é a segurança. como o jmap disse (e bem) é como se travasse com o motor. a autonomia que acrescenta, é ínfima para um percurso "normal" (descer serra é outra conversa). traz também a vantagem de poupar nas pastilhas, mas, não esqueçamos que é uma mera transferência do gasto para o pneu. não sei se é vantajoso desse ponto de vista. teríamos de olhar aos custos de ambos os materiais e do seu gasto (e que, creio, não existe estudo fiável com esses dados).
desculpem-me o offtopic, mas achei que devia "postar" no mesmo local e com a mesma sequência de "posts".
desculpem-me o offtopic, mas achei que devia "postar" no mesmo local e com a mesma sequência de "posts".
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1413
- Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
- Localização: Sintra
Re: SW Predator GTI
porque dizes que passa para o pneu?volt Escreveu:bom, a grande vantagem da regenerativa é a segurança. como o jmap disse (e bem) é como se travasse com o motor. a autonomia que acrescenta, é ínfima para um percurso "normal" (descer serra é outra conversa). traz também a vantagem de poupar nas pastilhas, mas, não esqueçamos que é uma mera transferência do gasto para o pneu. não sei se é vantajoso desse ponto de vista. teríamos de olhar aos custos de ambos os materiais e do seu gasto (e que, creio, não existe estudo fiável com esses dados).
desculpem-me o offtopic, mas achei que devia "postar" no mesmo local e com a mesma sequência de "posts".
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: SW Predator GTI
pode ser impressão minha, realmente não é uma certeza (apesar de eu o ter assumido como dado adquirido), mas quando travo com o motor, sinto que o atrito é maior.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 2469
- Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
- Localização: Odivelas
Re: SW Predator GTI
não querendo por em questão a tua muito maior experiência, não vejo fisicamente como tal pode acontecer, pelo contrário, se o bloqueio é mais regular isso implica uma melhor distribuição do atrito (picos menores) no tempo de travagem...volt Escreveu:pode ser impressão minha, realmente não é uma certeza (apesar de eu o ter assumido como dado adquirido), mas quando travo com o motor, sinto que o atrito é maior.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1413
- Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
- Localização: Sintra
Re: SW Predator GTI
eu não percebo nada de engenharia, forças cinéticas, centrifugas e atritos, mas também achei estranho, por isso perguntei.jmap Escreveu:não querendo por em questão a tua muito maior experiência, não vejo fisicamente como tal pode acontecer, pelo contrário, se o bloqueio é mais regular isso implica uma melhor distribuição do atrito (picos menores) no tempo de travagem...volt Escreveu:pode ser impressão minha, realmente não é uma certeza (apesar de eu o ter assumido como dado adquirido), mas quando travo com o motor, sinto que o atrito é maior.
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: SW Predator GTI
pois... também não sei explicar, mas normalmente, costumo acertar. não sei é a parte teórica. talvez seja a força do motor que influencie esta minha impressão. mas se estiver errado, aqui me penitencio.
.
.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: SW Predator GTI
será que é por não usares o travão da frente quando usas a regenerativa ?? não usando o da frente, a roda de trás fica com mais inercia a meter no chão.volt Escreveu:pois... também não sei explicar, mas normalmente, costumo acertar. não sei é a parte teórica. talvez seja a força do motor que influencie esta minha impressão. mas se estiver errado, aqui me penitencio.
.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: SW Predator GTI
em discussão com um colega aqui do trabalho, chegámos à conclusão que o fenómeno que sinto se deve:
- ao facto de a travagem regenerativa da vectrix ser somente na roda traseira (e provocar mais atrito num só pneu);
- ao facto de a suspensão actuar como compensador de peso (especialmente quando se trava com o da frente, que trava melhor e praticamente tira o atrito da roda traseira);
- e a um terceiro factor que já me esqueci (os outros são os mais importantes, mas se me lembrar, comunico ).
- ao facto de a travagem regenerativa da vectrix ser somente na roda traseira (e provocar mais atrito num só pneu);
- ao facto de a suspensão actuar como compensador de peso (especialmente quando se trava com o da frente, que trava melhor e praticamente tira o atrito da roda traseira);
- e a um terceiro factor que já me esqueci (os outros são os mais importantes, mas se me lembrar, comunico ).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: SW Predator GTI
olha, nem tinha visto a resposta do jmal... pois... andamos sintonizados.
.
.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 4184
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
- Localização: Socio Nº 54
Re: SW Predator GTI
para esclarecer de vez as duvidas levantadas que nada tem de engenharia mas tudo de fisica, o nosso amigo volt está errado, a travagem com o motor nao aumenta o atrito das rodas nem provoca mais desgaste nos pneus, altera é o "felling" da travagem e poupa os travões. travar com o motor tem a vantagem de ser mais suave e impedir o bloqueio da rodas, isto sim, este "derrapar" (ou "deslizar") provoca desgate. seja de travagem seja de falta de alinhamento/calibração. melhor só mesmo o controlo por abs, aos travões ou ao motor. a travagem deve ser equilibrada, isto é, deve ser feita uniformemente a todos os pneus da viatura e a intensidade de travagem é feita em função do peso que cada um destes suporta. nao, nao sou engenheiro... e sim, existem muitas vantagens para a travagem regenerativa e para o retardador eléctrico, havendo necessidade ou não de controlo de travagem. nao, tambem nao sou mecânico. obrigado.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 2469
- Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
- Localização: Odivelas
Re: SW Predator GTI
amigo céu azul falou! façam a fogueira para os sinais de fumo...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: SW Predator GTI
ó blue, então não estou assim tão errado... não quero aqui fazer nenhuma crítica destrutiva, nem ser ofensivo (espero que não me interpretes mal). só quero dizer que, a tua segunda frase, concorda com o que eu sinto (embora não soubesse explicar, errando a explicação imediata).
ou seja, eu estava correcto no que sentia (quando travo com o "motor", estou a desgastar mais o pneu), mas a explicação do atrito peca por... erro! .
ou seja, eu estava correcto no que sentia (quando travo com o "motor", estou a desgastar mais o pneu), mas a explicação do atrito peca por... erro! .
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 655
- Registado: sexta ago 21, 2009 8:47 pm
- Localização: Montijo
Re: SW Predator GTI
hoje lá me fui aventurar novamente para fazer uns testes ao cb!
deu para ver que está calibrado para uma velocidade de aproximadamente 70 km/h.
fiz cerca de 70 km a 70 km/h. nada mau.
quanto á travagem regenerativa li os seguintes dados do cb.
em travagens a 100% (regenerativo):
60 km/h 43a
40 km/h 22a
20 km/h 06a
abraços
deu para ver que está calibrado para uma velocidade de aproximadamente 70 km/h.
fiz cerca de 70 km a 70 km/h. nada mau.
quanto á travagem regenerativa li os seguintes dados do cb.
em travagens a 100% (regenerativo):
60 km/h 43a
40 km/h 22a
20 km/h 06a
abraços
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W
Auto-consumo 1500W