SW Predator GTI

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Bloqueado

Autor do tópico
Ricardo_Santos
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta ago 21, 2009 8:47 pm

Re: SW Predator GTI

Mensagem por Ricardo_Santos »

acho que fui mal entendido!

não digo que ela não dê jeito por causa de tudo o que disseram. no entanto em termos de aumento de autonomia não me parece que faça grande diferença. pelo menos nos trajectos que faço.

outra coisa é a maneira como, por enquanto, é feita a travagem regenerativa na predator. ainda não é de fácil uso.
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

ricardo_santos Escreveu:acho que fui mal entendido!

não digo que ela não dê geito por causa de tudo o que disseram. no entanto em termos de aumento de autonomia não me parece que faça grande diferença. pelo menos nos trajectos que faço.

outra coisa é a maneira como, por enquanto, é feita a travagem regenerativa na predator. ainda não é de fácil uso.
para saberem onde fica esse energia recuperada é simples, façam um percurso sem ela e o mesmo percurso com ela (regenerativa), no fim de ambos, verifiquem o aquecimento do motor, isto serve também para a vectrix.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
Ricardo_Santos
Membro Silver
Membro Silver

acho que para isso resultar tinha de ser em condições muito controladas.

há sempre diferenças nas acelerações, travagens.....

não penso que se possa ver assim tão facilmente.
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

ricardo_santos Escreveu:acho que para isso resultar tinha de ser em condições muito controladas.

como controlas a regenerativa ??
Cumps Inovadores

koluirty
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda fev 01, 2010 12:00 pm

Mensagem por koluirty »

ricardo_santos Escreveu:acho que fui mal entendido!

não digo que ela não dê geito por causa de tudo o que disseram. no entanto em termos de aumento de autonomia não me parece que faça grande diferença. pelo menos nos trajectos que faço.

quando puderes colocar uma foto, agradecia já que ao que me parece fui o grande impulsionador da ideia, embora a minha sugestão fosse mais à moda das btt um acelerador invertido no punho esquerdo.
Por agora de semi-electrico e assim:

Imagem

Em breve (espera-se) de Predator 90Ah

Autor do tópico
Ricardo_Santos
Membro Silver
Membro Silver

jmal Escreveu:
ricardo_santos Escreveu:acho que para isso resultar tinha de ser em condições muito controladas.

como controlas a regenerativa ??
com um "acelerador" de polegar.
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Mensagem por hmgp »

acho que prefiro como tenho na minha...
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

bom, a grande vantagem da regenerativa é a segurança. como o jmap disse (e bem) é como se travasse com o motor. a autonomia que acrescenta, é ínfima para um percurso "normal" (descer serra é outra conversa). traz também a vantagem de poupar nas pastilhas, mas, não esqueçamos que é uma mera transferência do gasto para o pneu. não sei se é vantajoso desse ponto de vista. teríamos de olhar aos custos de ambos os materiais e do seu gasto (e que, creio, não existe estudo fiável com esses dados).
desculpem-me o offtopic, mas achei que devia "postar" no mesmo local e com a mesma sequência de "posts".

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

hmgp
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por hmgp »

volt Escreveu:bom, a grande vantagem da regenerativa é a segurança. como o jmap disse (e bem) é como se travasse com o motor. a autonomia que acrescenta, é ínfima para um percurso "normal" (descer serra é outra conversa). traz também a vantagem de poupar nas pastilhas, mas, não esqueçamos que é uma mera transferência do gasto para o pneu. não sei se é vantajoso desse ponto de vista. teríamos de olhar aos custos de ambos os materiais e do seu gasto (e que, creio, não existe estudo fiável com esses dados).
desculpem-me o offtopic, mas achei que devia "postar" no mesmo local e com a mesma sequência de "posts".
porque dizes que passa para o pneu?
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
Gandhi

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

pode ser impressão minha, realmente não é uma certeza (apesar de eu o ter assumido como dado adquirido), mas quando travo com o motor, sinto que o atrito é maior.

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

volt Escreveu:pode ser impressão minha, realmente não é uma certeza (apesar de eu o ter assumido como dado adquirido), mas quando travo com o motor, sinto que o atrito é maior.
não querendo por em questão a tua muito maior experiência, não vejo fisicamente como tal pode acontecer, pelo contrário, se o bloqueio é mais regular isso implica uma melhor distribuição do atrito (picos menores) no tempo de travagem...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

hmgp
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por hmgp »

jmap Escreveu:
volt Escreveu:pode ser impressão minha, realmente não é uma certeza (apesar de eu o ter assumido como dado adquirido), mas quando travo com o motor, sinto que o atrito é maior.
não querendo por em questão a tua muito maior experiência, não vejo fisicamente como tal pode acontecer, pelo contrário, se o bloqueio é mais regular isso implica uma melhor distribuição do atrito (picos menores) no tempo de travagem...
eu não percebo nada de engenharia, forças cinéticas, centrifugas e atritos, mas também achei estranho, por isso perguntei.
Blogue.
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

pois... também não sei explicar, mas normalmente, costumo acertar. não sei é a parte teórica. talvez seja a força do motor que influencie esta minha impressão. mas se estiver errado, aqui me penitencio.

.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

volt Escreveu:pois... também não sei explicar, mas normalmente, costumo acertar. não sei é a parte teórica. talvez seja a força do motor que influencie esta minha impressão. mas se estiver errado, aqui me penitencio.

.
será que é por não usares o travão da frente quando usas a regenerativa ?? não usando o da frente, a roda de trás fica com mais inercia a meter no chão.
Cumps Inovadores

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

em discussão com um colega aqui do trabalho, chegámos à conclusão que o fenómeno que sinto se deve:
- ao facto de a travagem regenerativa da vectrix ser somente na roda traseira (e provocar mais atrito num só pneu);
- ao facto de a suspensão actuar como compensador de peso (especialmente quando se trava com o da frente, que trava melhor e praticamente tira o atrito da roda traseira);
- e a um terceiro factor que já me esqueci (os outros são os mais importantes, mas se me lembrar, comunico ).

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

olha, nem tinha visto a resposta do jmal... pois... andamos sintonizados.

.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

para esclarecer de vez as duvidas levantadas que nada tem de engenharia mas tudo de fisica, o nosso amigo volt está errado, a travagem com o motor nao aumenta o atrito das rodas nem provoca mais desgaste nos pneus, altera é o "felling" da travagem e poupa os travões. travar com o motor tem a vantagem de ser mais suave e impedir o bloqueio da rodas, isto sim, este "derrapar" (ou "deslizar") provoca desgate. seja de travagem seja de falta de alinhamento/calibração. melhor só mesmo o controlo por abs, aos travões ou ao motor. a travagem deve ser equilibrada, isto é, deve ser feita uniformemente a todos os pneus da viatura e a intensidade de travagem é feita em função do peso que cada um destes suporta. nao, nao sou engenheiro... e sim, existem muitas vantagens para a travagem regenerativa e para o retardador eléctrico, havendo necessidade ou não de controlo de travagem. nao, tambem nao sou mecânico. obrigado.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

amigo céu azul falou! façam a fogueira para os sinais de fumo...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

ó blue, então não estou assim tão errado... não quero aqui fazer nenhuma crítica destrutiva, nem ser ofensivo (espero que não me interpretes mal). só quero dizer que, a tua segunda frase, concorda com o que eu sinto (embora não soubesse explicar, errando a explicação imediata).

ou seja, eu estava correcto no que sentia (quando travo com o "motor", estou a desgastar mais o pneu), mas a explicação do atrito peca por... erro! .

Autor do tópico
Ricardo_Santos
Membro Silver
Membro Silver

hoje lá me fui aventurar novamente para fazer uns testes ao cb!

deu para ver que está calibrado para uma velocidade de aproximadamente 70 km/h.

fiz cerca de 70 km a 70 km/h. nada mau.

quanto á travagem regenerativa li os seguintes dados do cb.

em travagens a 100% (regenerativo):

60 km/h 43a
40 km/h 22a
20 km/h 06a

abraços
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W

Bloqueado

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”