Um Projecto Interessante

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

JP Jacinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta mai 28, 2010 12:57 pm

Re: Um Projecto Interessante

Mensagem por JP Jacinto »

caro josé luís, dou a mão à palmatória. tal como tu também tenho áreas em que arranho umas coisas e outras onde sou um zero. mas gosto de ter umas teimas de vez em quando ... ou não fosse uma das minhas frases favoritas a seguinte:

quando todos pensam a mesma coisa, ninguém pensa grande coisa.

perito não sou em nada. um arquitecto é alguém que trabalha na conjunção de arte com engenharia, entre o espaço aberto e o espaço fechado, entre o cheio e o vazio... ou seja, o meu trabalho envolve criatividade conjugada com diversas tecnologias, e a arte do arquitecto é criar boas sensações utilizando as técnicas e tecnologias disponíveis racionalmente, embora por vezes a criatividade nos leve a inventar novas soluções ou mesmo técnicas. a necessidade é a mãe de todas as invenções.

nunca pretendi ser perito, ou sequer ter conhecimentos acima da média relativamente a engrenagens e desmultiplicações. o que não me impede de debater um tal assunto, nem compreendo como alguém pode pensar que um arquitecto é perito em engrenagens... fosse eu engenheiro mecânico ficaria certamente envergonhado se não dominasse bem o assunto. mas se calhar o jprr não conhece o trabalho do arquitecto. o que não tem mal nenhum, muita gente que conheço ainda me confunde com engenheiro e não levo a mal.

relativamente à minha invenção, leva uma desmultiplicação sim, mas isso é um pormenor irrelevante nela. imaginam o tipo que teve a ideia do aerogerador a ter de inventar a desmultiplicação para criar o aerogerador? claro que não, essa já existia à séculos, a preocupação dele, ou o problema que teve de resolver foi conseguir do vento energia suficiente e "domar" essa energia, pois como dizia um anúncio há tempos:

de nada serve a potência sem controle.

quanto à minha arquitectura, tenho umas coisinhas divulgadas no facebook...

http://www.facebook.com/album.php?aid=2 ... 7217266814

tudo objectos parados, movimento só os seres que lá entram ou nas portas e janelas

agora voltando ao tópico, continuo admirado com o facto de um gerador de apenas 17,4 cm (obrigado renalte) gerar 1 kw. isso dá-me vontade de construir um aerogerador caseiro como fez (e muito bem feito) o autor deste tópico o josé teodoro. mas com 3 geradores ligados, pois na minha zona o vento sopra com muita força durante grande parte do ano, mas eu iria para uma turbina de 4 pás, com o passo variável ao longo da pá. e em vez de desenvolver muito a desmultiplicação vou tentar afinar as pás da turbina para que estabilizem na rotação ideal. isto se tivesse algum tempo livre de dia... um dia destes num futuro incerto

cumprimentos

jp

Responder

Voltar para “Energia Eólica”