Vaso de Expansão em TS, não é suposto evitar descargas?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm

Vaso de Expansão em TS, não é suposto evitar descargas?

Mensagem por jcaiado »

olá a todos,

como sabem instalei um ts de 200l da norquente, podem ver o topico aqui http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 47&t=12816 e como por vezes passo a semana inteira fora de casa, saio na segunda de manha e só regeresso à 6ª feira, pedi para instalarem um vaso de expansão por causa do excesso de produção de agua quente (o instalador lá meteu um de 18l), acontece desde o inicio de junho já tive 2 semanas (a ultima na semana passada, onde esteve aquele calor de matar!) onde verifiquei que existiu um cosumo de cerca de 60l. ora como não tenho fugas e não existe consumo, a agua teve que sair pelo termossifão! pensava que o vaso de expansão serviria par evitar estas descargas. a vavula de segurança acho que deve ser só de pressão e não de temperatura, isto quer dizer que chego a ter pressões na casa dos 7 bar (tenho que confirmar com a norquente se é esta a pressão de "disparo") o que não deve fazer nada bem à instalação... acham que devo meter valvulas de retenção? será que este funcionamento pode ser considerado normal? como consigo verificar se o vaso está a cumprir a missão dele? sei que a agua da rede tem 3bar e o vaso foi instalado com 1,5bar! será este o valor correcto?

gostava das vossas opiniões antes de perguntar ao instalador/fabricante

cpts,
jorge caiado

Autor do tópico
jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Re: Vaso de Expansão em TS, não é suposto evitar descargas?

Mensagem por jcaiado »

lbvp Escreveu:válvula redutora de pressão na água fria tem?
se sim regulada para quanto?
3 bar?

válvula de retenção cuidado onde pensa colocar? algum problema e a garantia agarra-se...
não possuo valvula redutora. a pressão normal da rede é 3bar. quanto a valvulas de retenção, tambem não sei onde será melhor colocalas, mas acho que deveria a ser de forma a evitar a passagem do aumento de pressão para a rede de distribuição da casa a não ser que a valvula misturadora termostatica cumpra essa função...

jc

Autor do tópico
jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jcaiado »

tá visto que os "experts" na matéria estão de ferias a apanhar sol tal como os nossos paineis

jc

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

não sou expert mas... "sim, é suposto evitar descargas".
no entanto tem de se assegurar que é mesmo do ts. pode ser de um autoclismo que se abre devido a uma pequena fuga. já tive um assim e andei anos até entrar em casa e ele estava a fazer a descarga. (a fuga era apenas um pingo mas quando permanecia mt tempo sem abrir o autoclismo, tipo um fim de semana, ele ia acumulando o excesso e acabava por abrir.
pode também ser do vaso de expansão estar ligado no ponto errado, ou a câmara que tem no interior estar furada ou com pouco ar. eventualmente pode não estar dimensionado para a instalação. o resultado era o mesmo. válvula de retenção não resolve nada, mas uma valvula de redução pode resolver pois, nada assegura que a pressão da rede não é superior aos 3 bars em horas que não costuma verificar (tipo 4 ou 5 da manhã).
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Kad
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo dez 27, 2009 12:39 am

Mensagem por Kad »

boas,

experts ao sol... hehehe... nada disso, tá muito calor pra tar ao sol, numa esplanada a beber um copo isso sim hehehe

a ver se consigo ajudar,

a ideia do vaso de expansão é "absorver", neste caso a água, caso existam oscilações ou "expansão" do liquido, agora, existe uma coisa que deve ter em conta, não devemos esquecer que a valvula de segurança está lá por alguma coisa, voce por acaso sabe a que temperatura ou a que pressão "abre" a valvula ?

a maioria das valvulas abre a partir dos 6 ou 7 bars de pressão e 99º temperatura, e agora diga-me uma coisa, considerando que esteve uma semana fora semana acha mesmo que não atingiu essa temperatura?

é normal ter aberto, isto é o que eu acho.

cumps.

Autor do tópico
jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jcaiado »

ferra Escreveu:não sou expert mas... "sim, é suposto evitar descargas".
no entanto tem de se assegurar que é mesmo do ts. pode ser de um autoclismo que se abre devido a uma pequena fuga. já tive um assim e andei anos até entrar em casa e ele estava a fazer a descarga. (a fuga era apenas um pingo mas quando permanecia mt tempo sem abrir o autoclismo, tipo um fim de semana, ele ia acumulando o excesso e acabava por abrir.
pode também ser do vaso de expansão estar ligado no ponto errado, ou a câmara que tem no interior estar furada ou com pouco ar. eventualmente pode não estar dimensionado para a instalação. o resultado era o mesmo. válvula de retenção não resolve nada, mas uma valvula de redução pode resolver pois, nada assegura que a pressão da rede não é superior aos 3 bars em horas que não costuma verificar (tipo 4 ou 5 da manhã).

viva,

fuga não deve ser, porque senão a situação repetia-se continuamente, e desde que instalei o ts em maio deste ano, só detectei consumo em duas semanas, acho que faz sentido que seja descarga do ts! agora se existe razão para isso não é que eu gostaria de saber, e se o comportamento pode ser considerado normal ou não, dado que não existe consumo durante 5 dias! o vaso acho que está bem ligado, agora se está bom ou com a pressão correcta aí já não consigo dizer nada.... quando falo em valvulas de retenção era na alimentação da agua fria e antes da entrada da agua quente da termoestatica, desta forma garantia que o excesso de pressão não seja "injectado" na distruição da casa, até porque as descargas não são nada de especial e até ajudam a proteger o equipamento.

cpts,
jc

Autor do tópico
jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jcaiado »

kad Escreveu:boas,

experts ao sol... hehehe... nada disso, tá muito calor pra tar ao sol, numa esplanada a beber um copo isso sim hehehe

a ver se consigo ajudar,

a ideia do vaso de expansão é "absorver", neste caso a água, caso existam oscilações ou "expansão" do liquido, agora, existe uma coisa que deve ter em conta, não devemos esquecer que a valvula de segurança está lá por alguma coisa, voce por acaso sabe a que temperatura ou a que pressão "abre" a valvula ?

a maioria das valvulas abre a partir dos 6 ou 7 bars de pressão e 99º temperatura, e agora diga-me uma coisa, considerando que esteve uma semana fora semana acha mesmo que não atingiu essa temperatura?

cumps.
em relação à valvula, já coloquei a questão ao fornecedor por mail (estou à espera de resposta, o melhor é falar com um tecnico deles), mas tenho a ideia que deve disparar aos 6 bars, mas não sei se dispara por temperatura, terei que confiirmar com o fornecedor. quanto a ter atingido os 99º é bem possivel, pois a avaliar pelo consumo que faço na sexta ao fim do dia e no sabado de manha a agua está acima dos 70º (o termometro que instalei para desenrascar só vai até aos 70), e a avaliar pela velocidade com que o painel recupera a temperatura qunado esta baixa dos 70 e consigo ver a evolução no termometro. a duvida é se a valvula tambem dispara por temperatura ou se só dispara por pressão! se disparar por temperatura então provavelmente deve estar a funcionar normalmente. se só disparar por pressão então se calhar a coisa já muda de figura! tenho que questionar a norquente.

cpts,
jc

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm

Mensagem por Valter Silva »

jcaiado Escreveu:
kad Escreveu:boas,

a ver se consigo ajudar,

cumps.
em relação à valvula, já coloquei a questão ao fornecedor por mail (estou à espera de resposta, o melhor é falar com um tecnico deles), mas tenho a ideia que deve disparar aos 6 bars, mas não sei se dispara por temperatura, terei que confiirmar com o fornecedor. quanto a ter atingido os 99º é bem possivel, pois a avaliar pelo consumo que faço na sexta ao fim do dia e no sabado de manha a agua está acima dos 70º (o termometro que instalei para desenrascar só vai até aos 70), e a avaliar pela velocidade com que o painel recupera a temperatura qunado esta baixa dos 70 e consigo ver a evolução no termometro. a duvida é se a valvula tambem dispara por temperatura ou se só dispara por pressão! se disparar por temperatura então provavelmente deve estar a funcionar normalmente. se só disparar por pressão então se calhar a coisa já muda de figura! tenho que questionar a norquente.

cpts,
jc
a questão da válvula disparar por tempertura ou pressão é uma falsa questão....
isto porque, a água dilata com o aumento de temperatura, logo a pressão dentro do depósito aumenta!!..... ou seja, a válcula abre por pressão que é causada pela tempertura!

no caso particular eu compraria um estoro eléctrico e instalava nos painéis....descia-os antes de ir embora e metia um relogio para os abrir 1 dia antes de voltar...... assim estaria resolvido o problema!

abraços
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

badyto
Membro
Membro
Registado: sexta nov 02, 2007 5:28 pm

Mensagem por badyto »

segue o link em baixo e tens informação sobre a válvula e a como deve a mesma ser instalada com um balão.
http://www.caleffi.pt/caleffi/pt_pt/sit ... /index.sdo

Chainho
Membro
Membro
Registado: quinta jul 22, 2010 4:11 pm

Mensagem por Chainho »

o vaso de expansão deveria ter, em vazio, uma pressão próxima da da rede.
o que se pode estar a passar é que com uma pressão de metade da da rede, o vaso ficou quase cheio e tem pouquíssima capacidade de encaixe.
ou seja, não está a fazer nada na instalação.
experimente tirar a pressão ao sistema (cortar o abastecimento e abrir uma torneira de água quente) e colocar o vaso de expansão a uns 2.5 bar (com uma bomba de encher bicicletas se tiver músculos para tal ou com um compressor se for como eu)

outra situação pode ser que o vaso esteja a montante de uma válvula de retenção e, novamente, não está lá a fazer nada.

Autor do tópico
jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jcaiado »

lbvp Escreveu:bem dito chainho, mas se permite:

primeiro colocava um manometro numa torneira e media a pressão da rede.
o local mais facil é na mangueira do choveiro é so tirar o microfone.

depois de saber a pressão da rede, enche-se o vaso um pouco acima da mesma.
exemplo: rede com 3 bar de pressão o vaso deve ser cheio com 3,5bar para que só entre em serviço quando necessário.

é por aí que vou começar!

1 - medir pressão da rede
2 - colocar vavula reguladora de pressão logo depois do contador para que os circuitos de agua quente e fria fiquem com a mesma pressão
3 - afinar a pressão do vaso de expansão para a pressão definida na valvula reguladora

a instalação do vaso está correcta (tirando a parte da pressão), logo com as medidas que mencionei, devo resolver este pequeno problema....

obrigado a todos,

jorge caiado

Autor do tópico
jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jcaiado »

viva,

na senama passada (a semana do estorreiro e sol sempre a queimar....) entre terça de manha e sexta ao fim do dia sem haver qualquer tipo de consumo, o ts descarregou 50l, por isso acho que o vaso deve estar a fazer alguma coisa, não deve é estar afinado 100% para a pressão da rede! ainda sem medir a pressão da rede, liguei para a empresa das aguas lá da zona e pedi para fazerem uma leitura da pressão em hora de ponta na minha zona. o resultado foi 2,5kilos (1k acho que equivale bar), logo o vaso como ficou com 1,5bar, deve levar mais um bocadinho de pressão correcto?

jc

Autor do tópico
jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jcaiado »

chainho Escreveu:outra situação pode ser que o vaso esteja a montante de uma válvula de retenção e, novamente, não está lá a fazer nada.
caro chainho, pela foto parece-me que está no local correcto, ou seja na alimentação da agua fria, depois do grupo de segurança e antes da entrada da fria no ts! não é assim que deve estar? desta forma presumo que não esteja sobre influencia da valvula de retenção do grupo de segurança....

Imagem

jc

Autor do tópico
jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jcaiado »

viva,

já consegui identificar o problema! como diz a musica, afinal havia outra, outra fuga... eu a culpar o ts e a fuga afinal era num autoclismo provavelmente já era anterior à instalão do ts, só que como comecei a fazer monitorização do consumo da agua aquando da instalação do ts, fiz a associação errada o ts lá continua a funcionar na perfeição ainda não tive foi tempo para ver se consigo reparar o autoclismo (é dos embutidos na parede ), para já vai trabalhando a torneira de segurança...

jc

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”