Tecnica: As CWATs (DAWTs)

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Re: Tecnica: As CWATs (DAWTs)

Mensagem por Bluesky »

toda a gente já adivinhou que é o da direita, em relação a este "anel" de ataque que envolve os helices o efeito é concentrador bem como direccionador (vectorizador), como o kort nozzle, fazendo que não se perca potencia do fluxo radialmente e concentre-se axialmente, evitando tambem turbulencia parasitas.

http://www.kortpropulsion.com/kort_nozz ... ellers.htm

o que me escapa mais, icahro?
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

icarho
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm

Mensagem por icarho »

a grande diferença entre os dois é que enquanto o da esquerda aproveita apenas o ar que entra para ser acelarado por concentração do fluxo, o da direita, para alem disso, capta tambem parte do fluxo exterior ( até um certo angulo o fluxo mantem-se colado à superficie como devem ter visto no video) aumentando assim a quantidade efectiva que entra logo a velocidade com que o ar encontra o rotor. normalmente o rendimento aumenta aritmeticamente com a área e exponencialmente com a velocidade, ou seja se quiseres duplicar a potencia do aerogerador duplicas-lhe a area de varimento enquanto que aumentando 20% a velocidade do fluxo consegues esse mesmo duplicar!

ainda não fiz bem as contas mas aquela ranhura é bem capaz de aumentar a area de captação em 5 a 10 % relativamente a um estator igual mas sem a(s) dita(s)! nada mau....e sem aumentar a area de exposição como se vê no modelo frontal!

já agora digo que estou a fazer um modelo de rotor duplo coaxial solidário, ou seja rodam as duas pró mesmo lado... vamos lá ver o que é que sai! tem uma serie de truques engraçados que e se a teoria fosse mais do que isso, seria como aquele veiculo que anda contra o vento ( o bluesky sabe do que estou a falar... ) nunca mais parava!

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

já agora digo que estou a fazer um modelo de rotor duplo coaxial solidário, ou seja rodam as duas pró mesmo lado... vamos lá ver o que é que sai! tem uma serie de truques engraçados que e se a teoria fosse mais do que isso, seria como aquele veiculo que anda contra o vento ( o bluesky sabe do que estou a falar... ) nunca mais parava!

já estou quase a acabar a "vela" desse carro que anda contra o vento, em breve tiro umas fotos e ponho na area dos projectos. é mesmo verdade, enquanto houver vento e se o colocares numa pista circular ele anda sempre às voltas sem parar pois recebe a energia do vento. repara na grelha frontal do peugeot ex1 e do i-miev sport, aquilo são ou nao aerogeradores? se calhar ando a ver coisas...

Imagem

Imagem

parece-me que o duplo rotor no mesmo eixo funciona melhor em contra-rotação mas aguardo pelos numeros...

ondaverde
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mar 31, 2009 8:52 pm

Mensagem por ondaverde »

(…)mantenho o repto ao ondaverde, se conhecer qualquer coisa que faça o mesmo que o poste aqui por favor!(icahro)

ok icraho
esta descoberta pelo bluskye é muito parecida excepto no anel do meio, só tem o da frente e o de trás:

Link

você é que disse que não tinha feito nada de novo só tinha cozinhado.
se afinal se quer convencer que o seu desenho é algo mais original, que um cozinhado, procure antes você que eu não tenho muito tempo.

o repto que me foi lançado pelo urbanolic foi encontrar algo parecido no essencial, isolamento no retorno das pás dentro de uma caixa com ou sem concentradores, até agora não tive muito tempo, se procurar desenhos, ou maquinetas, parecidas com a sua e encontrar parecidas com a urbanolic faça uma lista, com as respectivas datas.

vou já responder à sua pergunta sobre o que é que a urbanolic tem de novo (patenteável), para além da pesquisa sugerida, foi-me colocado um moinho de brincadeira daqueles coloridos que só rodam com o eixo ampliado e com um determinado peso, que já não me lembro, soprei de frente com a máxima força e não consegui levantar o peso, esse mesmo peso foi colocado numa “maquete” da urbanolic com a mesma área, e suprando com a máxima força levantava o peso rapidamente. eu retorqui, essa ventoinha de brincar com 5 ou 6, já não me lembro, pás é muito menos eficiente do que 1 aerogerador de 3 pás, foi ao seu “ferro velho” e trouxe dois modelos um pouco maiores onde a hawt já tinha só 3 pás com a proporção das medidas mais utilizada nos aerogeradores e com uma ventoinha fizemos o teste, a urbanolic levantou 60 gramas e a hawt levantou 20 gramas, no mesmo tempo.

os indícios de uma maior potencia seriam suficientes para se verem turbinas parecidas com a urbanolic há já bastantes anos, tendo em conta que a urbanolic não tém nenhuma novidade.
o que até agora encontrei casualmente foram coisas parecidas mas posteriores a 2008.

força aí nos seus projectos, desejo-lhe as maiores felicidades, vou-me ausentar durante uns tempos.

icarho
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por icarho »

acho que já expliquei vezes demais aquilo que fiz! se você continua a insistir a não querer perceber o problema é seu...

eu ao menos sou coerente e chamo as coisas pelos nomes. aquilo que fiz ou penso ter feito foi adaptar conceitos noutra realidade!

relativamente ao “urbanolic” nem foi preciso procurar muito para encontrar o desenho que copiou ( ao menos podia ter alterado o angulo do deflector...)! o facto de lhe ter pregado com um caixote em cima e lhe ter dao um nome pomposo não faz de si um “inventor”.

Imagem

sabe...quando temos telhados de vidro não devemo atirar pedras ao ar! nunca se sabe se elas nos caiem em cima ou não!

e insisto no meu repto para quando tiver tempo, encontre qualquer coisa igual ao meu , mais não seja para ficarmos quites!

e felicidades para os seus projectos tambem!

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

tenham calma, mantenham a objectividade. a "caixa" do urbanolic é importante pois condiciona e vectoriza o fluxo, não é má ideia... e o condicionamento é o que faz um cwat ser um cwat, obviamente

tudo que um inventor faz é cozinhar e recozinhar receitas mais do que inventadas, mas isso não deve tirar-lhe o mérito pois tal acto não é trivial e muito menos obvio. premeia igualmente a observação, o interesse e a sua capacidade de analise e integração de conhecimentos. porque é que isto não tem merito? todos os pormenores são muito importantes, por isso eu analiso os projectos/invençoes mesmo quando são parecidos, o que não significa que sejam iguais. nem acredito que os primeiros a inventar os conceitos básicos pensem em tudo ou que sejam dignos de todos os méritos, nem acredito que quem faz as avaliações das novas patentes estejam verdadeiramente à altura dos acontecimentos.

eu gostaria de ver testes parametricos feitos com rigor nos aerogeradores propostos, usando uma medida frontal de ataque standard (por exemplo 1 m2) e usando materias iguais e sujeitos às mesmas condiçoes de vento, seja velocidade seja mudanças bruscas de direcção. mais importantes que ideias elegantes que parecem que funcionam mas são autenticos barretes.

os testes laboratoriais deveriam ser os tira-teimas finais e o tira-birras definitivo, o que facilitaria as novas invenções. a comparação. é verdade, o conhecimento das velhas invençoes e o seu divulgamento é o que permite as novas invenções, sem tirar o merito ao antigo mas potenciando o que deve surgir a seguir... algo melhor!

icarho
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por icarho »

afinal as "petalas" ainda são utilizadas actualmente....

Link

ondaverde
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mar 31, 2009 8:52 pm

Mensagem por ondaverde »

icarho
já vi que é-lhe impossível assumir com alguma, digamos, estabilidade os seus posts, você diz que tem um projecto de uma vawt (aquela dos testes do túnel de vento), para além da hawt que aqui tem partilhado connosco, era dessa a que sempre me referi e dada à sua relutância, expeculei, até, em como podia ser parecida com o urbanolic, ou a do coreano e canadiano, se lhe fizer melhor ao ego.

sei que pode parecer estranho não ignorar e dar algum apoio ao urbanolic, mas eu vi que levanta mais peso com a mesma velocidade de “vento” de uma ventoinha, não sei se podem ser as pás do modelo da hawt que estejam tão más a ponto de perderem 65% da potencia.

se é por ver o que me é posto à frente, inclusive os seus post, que tenho telhados de vidro, então sinto-me muito bem com isso, embora sem vontade alguma de discussões inócuas.

em seguida coloco um link com as imagens da verdadeira origem da urbanolic, que é também a origem das suas imagens e de vários outros equipamentos, e talvez até da própria civilização.

passem bem.

http://www.google.pt/imgres?imgurl=http ... 29,r:5,s:0

Responder

Voltar para “Energia Eólica”