estou seriamente a pensar em fazer um aerogerador e queria utilizar pás feitas de madeira gostava de saber se alguém já o fez e se tem algum desenho, medidas que utilizou tipo de madeira e essas coisas.
também gostava de saber se e possível vender energia a edp com um aerogerador caseiro?
obrigado
Pas em madeira
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: sábado out 16, 2010 10:31 pm
-
- Membro Silver
- Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm
Re: Pas em madeira
amigo eu já fiz varias pás de madeira para aerogeradores. as madeiras que costumo utilizar são madeiras leves ex: casquinha, tola, pinho etc. para a confecção faço ripas finas e compridas de tabuas selecionadas, seguidamente colo-as umas ás outras com cola de madeira para embarcação, (este tipo de cola é própria para madeiras em contacto com água ) faço uma tabua em paralelepípedo com as medidas que pretendo. depois de coladas são apertadas com grampos de aperto até a cola secar totalmente. este método de colar a madeira em laminas torna-a mais resistente, com maior torção e mais difícil de empenar. as medidas, se procurares aqui pela internet encontras vários sítios onde aprendes passo a passo como fazer. http://otherpower.com/bladecarving.html neste vem tudo em inglês, mas se traduzires consegues saber o que lá vem escrito. depois é só adaptar á tua realidade, as medidas também estão em polegadas. eu prefiro trabalhar com milímetros faço a conversão com a regra de três simples. uma foto de uma pá feita por mim.
- Anexos
-
- Picture0163.jpg (27.35 KiB) Visto 2632 vezes
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: sábado out 16, 2010 10:31 pm
muito obrigado pelo esclarecimento. já agora onde se pode comprar essa cola para embarcações?bricoleiro Escreveu:amigo eu já fiz varias pás de madeira para aerogeradores. as madeiras que costumo utilizar são madeiras leves ex: casquinha, tola, pinho etc. para a confecção faço ripas finas e compridas de tabuas selecionadas, seguidamente colo-as umas ás outras com cola de madeira para embarcação, (este tipo de cola é própria para madeiras em contacto com água ) faço uma tabua em paralelepípedo com as medidas que pretendo. depois de coladas são apertadas com grampos de aperto até a cola secar totalmente. este método de colar a madeira em laminas torna-a mais resistente, com maior torção e mais difícil de empenar. as medidas, se procurares aqui pela internet encontras vários sítios onde aprendes passo a passo como fazer. http://otherpower.com/bladecarving.html neste vem tudo em inglês, mas se traduzires consegues saber o que lá vem escrito. depois é só adaptar á tua realidade, as medidas também estão em polegadas. eu prefiro trabalhar com milímetros faço a conversão com a regra de três simples. uma foto de uma pá feita por mim.
-
- Membro Silver
- Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm
no leroy merlin uma cola de poliuretano para madeira da ceys, classe d4. creio ser uma boa cola mas um pouco cara...quase 10€ por 250g!
-
- Membro Silver
- Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm
podes usar a cola que o amigo icarho descreve ou podes comprar avulso. eu compro uma que vem em pó nuns saquinhos plásticos, que depois é feita com água morna. as indicações de fabrico geralmente vêm escritas na embalagem. sai mais barata e só fazemos o que necessitamos. o resto guarda-se de maneira que não lhe entre umidade. vende-se em boas drogarias ou em casas de artigos relacionados com a carpintaria. pedes cola de madeira para embarcações. também pode usar outro qualquer tipo de cola para madeira, se depois pintares a pá com umas boas demãos de tinta capaz de resistir á intempérie. outro jogo de pás feitas por mim.
- Anexos
-
- 013.jpg (46.43 KiB) Visto 2576 vezes