Pas em madeira

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
jorgealves
Membro
Membro
Registado: sábado out 16, 2010 10:31 pm

Pas em madeira

Mensagem por jorgealves »

estou seriamente a pensar em fazer um aerogerador e queria utilizar pás feitas de madeira gostava de saber se alguém já o fez e se tem algum desenho, medidas que utilizou tipo de madeira e essas coisas.
também gostava de saber se e possível vender energia a edp com um aerogerador caseiro?
obrigado

BRICOLEIRO
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm

Re: Pas em madeira

Mensagem por BRICOLEIRO »

amigo eu já fiz varias pás de madeira para aerogeradores. as madeiras que costumo utilizar são madeiras leves ex: casquinha, tola, pinho etc. para a confecção faço ripas finas e compridas de tabuas selecionadas, seguidamente colo-as umas ás outras com cola de madeira para embarcação, (este tipo de cola é própria para madeiras em contacto com água ) faço uma tabua em paralelepípedo com as medidas que pretendo. depois de coladas são apertadas com grampos de aperto até a cola secar totalmente. este método de colar a madeira em laminas torna-a mais resistente, com maior torção e mais difícil de empenar. as medidas, se procurares aqui pela internet encontras vários sítios onde aprendes passo a passo como fazer. http://otherpower.com/bladecarving.html neste vem tudo em inglês, mas se traduzires consegues saber o que lá vem escrito. depois é só adaptar á tua realidade, as medidas também estão em polegadas. eu prefiro trabalhar com milímetros faço a conversão com a regra de três simples. uma foto de uma pá feita por mim.
Anexos
Picture0163.jpg
Picture0163.jpg (27.35 KiB) Visto 2631 vezes

Autor do tópico
jorgealves
Membro
Membro
Registado: sábado out 16, 2010 10:31 pm

Mensagem por jorgealves »

bricoleiro Escreveu:amigo eu já fiz varias pás de madeira para aerogeradores. as madeiras que costumo utilizar são madeiras leves ex: casquinha, tola, pinho etc. para a confecção faço ripas finas e compridas de tabuas selecionadas, seguidamente colo-as umas ás outras com cola de madeira para embarcação, (este tipo de cola é própria para madeiras em contacto com água ) faço uma tabua em paralelepípedo com as medidas que pretendo. depois de coladas são apertadas com grampos de aperto até a cola secar totalmente. este método de colar a madeira em laminas torna-a mais resistente, com maior torção e mais difícil de empenar. as medidas, se procurares aqui pela internet encontras vários sítios onde aprendes passo a passo como fazer. http://otherpower.com/bladecarving.html neste vem tudo em inglês, mas se traduzires consegues saber o que lá vem escrito. depois é só adaptar á tua realidade, as medidas também estão em polegadas. eu prefiro trabalhar com milímetros faço a conversão com a regra de três simples. uma foto de uma pá feita por mim.
muito obrigado pelo esclarecimento. já agora onde se pode comprar essa cola para embarcações?

icarho
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm

Mensagem por icarho »

no leroy merlin uma cola de poliuretano para madeira da ceys, classe d4. creio ser uma boa cola mas um pouco cara...quase 10€ por 250g!

BRICOLEIRO
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm

Mensagem por BRICOLEIRO »

podes usar a cola que o amigo icarho descreve ou podes comprar avulso. eu compro uma que vem em pó nuns saquinhos plásticos, que depois é feita com água morna. as indicações de fabrico geralmente vêm escritas na embalagem. sai mais barata e só fazemos o que necessitamos. o resto guarda-se de maneira que não lhe entre umidade. vende-se em boas drogarias ou em casas de artigos relacionados com a carpintaria. pedes cola de madeira para embarcações. também pode usar outro qualquer tipo de cola para madeira, se depois pintares a pá com umas boas demãos de tinta capaz de resistir á intempérie. outro jogo de pás feitas por mim.
Anexos
013.jpg
013.jpg (46.43 KiB) Visto 2575 vezes

Responder

Voltar para “Energia Eólica”