aerogerador

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Re: aerogerador

Mensagem por Josenir »

aerogerador sp Escreveu:mas este aerogerador dá para ver que tem um tubo por dentrodo outro e nao á vibraçoes http://www.youtube.com/watch?v=flkaved3 ... re=related como é isto??
as asas é que tem de tar bem desenhadas que é para nao fazer com que a estrutura do aerogerador fassa força para tras, e nao para a frente e para traz nem para os lados com a velocidade das pás no é??
obrigado
entre os tubos devem existir pelo menos dois rolamentos, assim o movimento fica livre e não existe folga. e com certeza as pás devem ser muito bem balanceadas. e a própria torre deve estar bem firme.

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta ago 25, 2010 12:33 pm

Mensagem por aerogerador SP »

o meu dinamo é de 16v por 8w e tem 4 polos nao dá para saber mais ou menos quais sao as rotaçoes necesárias??

aqui no forum tem como calcular as rotaçoes mas nao precebi lá muito bem, podia me dizer josiner as rotaçoes sff?

obrigado

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

aerogerador sp Escreveu:o meu dinamo é de 16v por 8w e tem 4 polos nao dá para saber mais ou menos quais sao as rotaçoes necesárias??
aqui no forum tem como calcular as rotaçoes mas nao precebi lá muito bem, podia me dizer josiner as rotaçoes sff?
obrigado
os motores/geradores de 4 pólos em geral trabalham a 1800 rpm. segue abaixo uma tabela com a rotação em função da quantidade de pólos.

Imagem

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado

mas os dinamos de bicicleta nao precisao de tanta rotaçao penço eu no axas?

este foi o promeiro aerogerador com as asas em aluminio que aguentou as rajadas de 120km/h
Imagem

este aerogerador é o que está com problemas, é o que tá com vibraçoes
Imagem

salta te a sim alguma coisa á vista que o aerogerador tenha mal?
eu axo que as asas tao um pouco tortas, e é por onde provoca as vibraçoes

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

aerogerador sp Escreveu:mas os dinamos de bicicleta nao precisao de tanta rotaçao penço eu no axas?
este foi o promeiro aerogerador com as asas em aluminio que aguentou as rajadas de 120km/h
este aerogerador é o que está com problemas, é o que tá com vibraçoes
salta te a sim alguma coisa á vista que o aerogerador tenha mal?
eu axo que as asas tao um pouco tortas, e é por onde provoca as vibraçoes
os dínamos de bicicleta que eu conheço precisam de muita rotação. em geral eles usam a própria roda da bicicleta como polia ampliadora. e a diferença de tamanho entre a roda da bicileta e a polia do dínamo é muito grande.

pelas fotos não vejo nada que possa acusar. apenas o cubo da hélice que parece um pouco frágil. a aparência também pode melhorar bastante ainda.

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado

mas a que tubo se tá a referir? o eixo do dinamo?

pelo que tenho visto o dínamo de bicicleta daqueles que se encosta á roda precisam de altas rotaçoes mesmo só com uma roda 1:5 nao iria gerar os 12v porque precisa de muita velocidade iria gerar mais ou menos 6v e 3w.

e os dinamos de hub geram 6v e 3w com 120rpm por isso com a velocidade de uma turbina de 200rpm ou 300rpm iria gerar os 12v?

Imagem

sou capaz de fazer um parecido este tem um dínamo de hub e posso por aquele rabo para proteger contra os ventos fortes, e o dínamo hub com as rotações de uma turbina nao se irá queimar pois nao?

obrigado

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

aerogerador sp Escreveu:mas a que tubo se tá a referir? o eixo do dinamo?
pelo que tenho visto o dínamo de bicicleta daqueles que se encosta á roda precisam de altas rotaçoes mesmo só com uma roda 1:5 nao iria gerar os 12v porque precisa de muita velocidade iria gerar mais ou menos 6v e 3w.
e os dinamos de hub geram 6v e 3w com 120rpm por isso com a velocidade de uma turbina de 200rpm ou 300rpm iria gerar os 12v?
sou capaz de fazer um parecido este tem um dínamo de hub e posso por aquele rabo para proteger contra os ventos fortes, e o dínamo hub com as rotações de uma turbina nao se irá queimar pois nao?
obrigado
me referi ao cubo da hélice. aquela chapa em formato de circunferência, ao centro da hélice, que serve de suporte para as pás. acho que está usando uma chapa muito fina. talvez por isso as pás dobrem para trás com os ventos fortes. e isso pode aumentar a instabilidade.

não sei lhe dizer se o dinamo hub produziria os 12v com esta rotação. só experimentando para ver. é certo que se quer produzir 12v deve ter um gerador próprio para 12v. para um gerador de 6v produzir 12v, provavelmente vai trabalhar sobrecarregado e pode se danificar.

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado

o disco das asa é em axo de inox é dificel de de dobrar axo é que tá empenado mais nada.

http://www.gotwind.org/diy/modified_windgen.htm
neste sait explica bem e com a a elocidade de ua turbina pode gerar mais um pouco do que 6v se calhar , e esse dínamo hub já tá preparado para o clima e já tem rolamentos.

é possível carregar um bateria com ele de 12v com um regulador de carga né?

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado

na mensagem anterior no sait explica bem as coisas e tem um projecto com um dinamo desses.

o dinamo é preparado para produzir 6v e 3w, mas se dermos bastante velocidade a corrente descai ou entao vai aumentando no é??, mas com velocidade de 600rpm ele nao se queimara?

e é possivel carregar um bateria de 12v com ele no é?
é necessário é um regulador

obrigado

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

aerogerador sp Escreveu:na mensagem anterior no sait explica bem as coisas e tem um projecto com um dinamo desses.
o dinamo é preparado para produzir 6v e 3w, mas se dermos bastante velocidade a corrente descai ou entao vai aumentando no é??, mas com velocidade de 600rpm ele nao se queimara?
e é possivel carregar um bateria de 12v com ele no é?
é necessário é um regulador
obrigado
sempre vai ser necessário um regulador de tensão, caso contrário corre-se o risco de danificar a bateria.
se o dínamo é de 6v, para fazê-lo produzir 12v terá que impor uma velocidade muito maior do que aquela para a qual ele foi preparado, e com isso írá sobrecarregá-lo. isso, é claro, se você conseguir uma turbina para produzir toda essa velocidade.

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado

http://www.youtube.com/watch?v=zdbe_yenxvg

entao como é que eles conceguiram atinguir os 30v com um giro á mao??
mas se ligar uma lampada de 6v e 3w a energia descai no é??

e aqui dizem que com um giro de mau o dinamo produz 13v mas se aumentarem a velocidade a energia axo que descai e volta para os 6v a nao ser com uma velocidade muito elevado né?

http://www.youtube.com/watch?v=pfyzrjnz ... re=related
e este atingiu os 80v mas foi com um berbequim

obrigado

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

aerogerador sp Escreveu:http://www.youtube.com/watch?v=zdbe_yenxvg
entao como é que eles conceguiram atinguir os 30v com um giro á mao??
mas se ligar uma lampada de 6v e 3w a energia descai no é??
e aqui dizem que com um giro de mau o dinamo produz 13v mas se aumentarem a velocidade a energia axo que descai e volta para os 6v a nao ser com uma velocidade muito elevado né?
http://www.youtube.com/watch?v=pfyzrjnz ... re=related
e este atingiu os 80v mas foi com um berbequim
obrigado
se você tem o dínamo, não lhe custa nada fazer os seus próprios experimentos e verificar os resultados.

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado

nao nao tenho, vou compra lo e depois vou ver o que ele pode dar com o vento aqui da minha zona...

obrigado pelas dicas e pelos concelhos
agora vou fazer o projecto e quando tiver concluido meto aqui fotos

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado

josenir, pode se por um aerogerador em cima de uma casa desde que nao aja virbraçoes no é?
é que veijo aqui na minha zona vários aerogeradores mas é em cima da casas, ou é melhor que seija numa torre á parte toda inteiriça com cabos de aço ??
e precisa de tar distante da casas? quantos metros?

obrigado

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

aerogerador sp Escreveu:josenir, pode se por um aerogerador em cima de uma casa desde que nao aja virbraçoes no é?
é que veijo aqui na minha zona vários aerogeradores mas é em cima da casas, ou é melhor que seija numa torre á parte toda inteiriça com cabos de aço ??
e precisa de tar distante da casas? quantos metros?
obrigado
para quem tem uma casa com boa altura, é realmente tentador economizar uma torre. mas pela minha experiência, eu lhe diria que não é boa ideia. eu já fiz isso, e não consegui meio de evitar a vibração e o barulho dentro de casa. tentei até usar uns coxins de borracha entre o mastro da turbina e a parede, mas continuou causando um barulho irritante que atrapalhava o meu sono. então optei por uma torre de tubo de ferro, escorada com cabos de aço, e assim ficou bem melhor.
a distância entre a torre e a casa? a maior possível. mas especialmente em área urbana não tem jeito, acaba por ficar muito perto. e aí não há muito o que fazer.

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado

o problema do aerogerador fazer barulho no é do proprio aerogerador é da torre porque ela lá na ponta abana e tá chumbado ao chao e tem cabos de aço e mesmo a sim vibra

é por isso que nao sei se eide de por em cima da casa assim era só preciso um ponta de tubo e nao vibrava, porque já cheguei a ter lá um, mas acabem por modar para uma torre

qual é a melhor opçao??

obrigado

Responder

Voltar para “Energia Eólica”