richa Escreveu:algo se passa ai que não está bem explicado, pois eu acho pouco uma instalação de 220x16=3520, mesmo sendo pouca potência, acho pouco para os paineis que são atingir só 2600 de pico, com as temperaturas baixas que se fazem sentir.
a minha instalação é fixa orientada a sul com 33º de inclinação, 16x240wp=3840wp, a ultima vez que fui a casa(fds de 9 e 10) às 10h a manha de sabado tinha 3100w no inversor, pois os paineis ainda estavam frios, e ao meio dia com o sol perpendicular aos paineis tinha quase 3300w, e a fazer uma media de 20 21kw em dias abertos. ora, os meus paineis não são sanyo, e estão a fazer muito mais que a diferença de 320wp instalados!!!!
eu no teu caso não trocava os sanyo por nada, se são sanyo. pedia ao instalador para elevar a estrutura para apanhar menos sombra, uma vez que se está a mexer na estrutura elevava-se um pouco mais atrás para ganhar um pouco mais de inclinação, se queres mais potência, como tens pouco espaço troca os 16 sanyo de 220 por 16 de 235 ou 240!!!
tb podes fazer outra coisa, se só tens 1 string, adiciona + 1 painel desde que fique a "descoberto". se tens 2 strings, adiciona 2!!!
bom dia
como não tenho outra forma de ver a produção , estive a observar o inversor durante o fim de semana, e o que aconteceu foi que sempre que a potência chegava aos 2600 kw (a partir das 11 da manhã) o inversor apresentava uma voltagem de 260/265 v, e logo de seguida a potência baixava para os 800kw, mas sem nunca desligar o inveror. depois passava para os 230v e assim sucessivamente. será também esta uma das razões da fraca produção?? é a edp que resolve o problema do excesso de volts ou o inversor que é fraco??
uma vez mais obg