controlador para seguidor solar
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
controlador para seguidor solar
boas algem aqui no forum me pode ajudar? pois precisava de um controlador electrónico para instalar num seguidor solar que eu pretendo fazer para colocar lá um painel,pode ser apenas o esquema electronico ob .
-
- Membro Silver
- Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Re: controlador para seguidor solar
para um seguidor solar só para um painel nada melhor que fixa-lo num prato de uma antena parabolica rotativa, para fazer o controlo solar por ex. eu fazia assim: como o receptor da parabolica dá para fazer gravaçoes programadas,ponha o receptor as 10h a gravar no satelite a, as 11h a gravar no satelite b e o receptor dava ordem ao prato para se deslocar para o satelite b e assim sucessivamente, eu ja pensei nisso o problema é que tenho 21 paineis e isso torna-se impossivel, agora para um só painel é "canja".carioca Escreveu:boas algem aqui no forum me pode ajudar? pois precisava de um controlador electrónico para instalar num seguidor solar que eu pretendo fazer para colocar lá um painel,pode ser apenas o esquema electronico ob .
O SOL quando nasce é para todos
A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM
-
- Membro Dedicado
- Registado: domingo set 26, 2010 4:08 pm
boas
eu já vi algures na net um seguidor feito com um pic.
utilizava uma ldr (light dependent resistor) num tubo, o pic tinha um conversor analógico digital e escolhia a maior incidência de luz na ldr. só que não sei o site e tambem já não me recordo do tipo de motores com que trabalhava, mas pareceu-me muito bom
utilizava uma ldr (light dependent resistor) num tubo, o pic tinha um conversor analógico digital e escolhia a maior incidência de luz na ldr. só que não sei o site e tambem já não me recordo do tipo de motores com que trabalhava, mas pareceu-me muito bom
-
- Membro Silver
- Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
este tipo de projecto faz-se facilmente com um pic. com uns 5ldrs penso que servirão para obter uma óptima resolução.agua morna Escreveu:boas
os pics mais usados todos têm conversor analógico digital, p. ex. 18f252 ou 2520. liga-se uma ldr em série com resistência e tira-se o sinal a meio de ambos. liga-se o sinal à pic.
em termos de ligações não é preciso mais nada.
actuar o motor, tudo depende do motor, mas como a coisa não é para ser rápida, um relé dá perfeitamente.
abraço