controlador para seguidor solar

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
carioca
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm

controlador para seguidor solar

Mensagem por carioca »

boas algem aqui no forum me pode ajudar? pois precisava de um controlador electrónico para instalar num seguidor solar que eu pretendo fazer para colocar lá um painel,pode ser apenas o esquema electronico ob .

jama
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am

Re: controlador para seguidor solar

Mensagem por jama »

carioca Escreveu:boas algem aqui no forum me pode ajudar? pois precisava de um controlador electrónico para instalar num seguidor solar que eu pretendo fazer para colocar lá um painel,pode ser apenas o esquema electronico ob .
para um seguidor solar só para um painel nada melhor que fixa-lo num prato de uma antena parabolica rotativa, para fazer o controlo solar por ex. eu fazia assim: como o receptor da parabolica dá para fazer gravaçoes programadas,ponha o receptor as 10h a gravar no satelite a, as 11h a gravar no satelite b e o receptor dava ordem ao prato para se deslocar para o satelite b e assim sucessivamente, eu ja pensei nisso o problema é que tenho 21 paineis e isso torna-se impossivel, agora para um só painel é "canja".
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Agua morna
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo set 26, 2010 4:08 pm

Mensagem por Agua morna »

boas
eu já vi algures na net um seguidor feito com um pic.
utilizava uma ldr (light dependent resistor) num tubo, o pic tinha um conversor analógico digital e escolhia a maior incidência de luz na ldr. só que não sei o site e tambem já não me recordo do tipo de motores com que trabalhava, mas pareceu-me muito bom

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm

Mensagem por Valter Silva »

agua morna Escreveu:boas
eu já vi algures na net um seguidor feito com um pic.
utilizava uma ldr (light dependent resistor) num tubo, o pic tinha um conversor analógico digital e escolhia a maior incidência de luz na ldr. só que não sei o site e tambem já não me recordo do tipo de motores com que trabalhava, mas pareceu-me muito bom
este tipo de projecto faz-se facilmente com um pic. com uns 5ldrs penso que servirão para obter uma óptima resolução.

os pics mais usados todos têm conversor analógico digital, p. ex. 18f252 ou 2520. liga-se uma ldr em série com resistência e tira-se o sinal a meio de ambos. liga-se o sinal à pic.

em termos de ligações não é preciso mais nada.

actuar o motor, tudo depende do motor, mas como a coisa não é para ser rápida, um relé dá perfeitamente.

abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”