testes e medidas
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muito bem, dispositivo montado e ensaio realizado.
resultados concludentes, em medições feitas no topo do filtro, quando se recircula o combustivel, a temperatura aumenta mais de 10º em pouco tempo. quando se reverte para a configuração original, o sistema purga a uma velocidade alucinante. amanhã, testes mais precisos para quantificar o ganho em temperatura, depois, isolamento do filtro para diminuir as perdas.
passo seguinte, instalação do permutador, cuja construção se encontra práticamente concluida. no final comparamos os resultados todos.
saúde da boa!
resultados concludentes, em medições feitas no topo do filtro, quando se recircula o combustivel, a temperatura aumenta mais de 10º em pouco tempo. quando se reverte para a configuração original, o sistema purga a uma velocidade alucinante. amanhã, testes mais precisos para quantificar o ganho em temperatura, depois, isolamento do filtro para diminuir as perdas.
passo seguinte, instalação do permutador, cuja construção se encontra práticamente concluida. no final comparamos os resultados todos.
saúde da boa!
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querido diário
hoje isolei o filtro de combustivel. utilizei espuma e fita autocolante de aluminio. espero que a variação de temperatura enquanto circulo e estou parado, seja inferior. vamos a ver. agora, um cafézito na zambujeira do mar. à ida, vai com a torneira fechada, à vinda vem com ela aberta. vamos comparar as medições para aferir o aumento de energia conseguido com a recirculação do retorno.
saúde da boa!
hoje isolei o filtro de combustivel. utilizei espuma e fita autocolante de aluminio. espero que a variação de temperatura enquanto circulo e estou parado, seja inferior. vamos a ver. agora, um cafézito na zambujeira do mar. à ida, vai com a torneira fechada, à vinda vem com ela aberta. vamos comparar as medições para aferir o aumento de energia conseguido com a recirculação do retorno.
saúde da boa!
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é dificil contabilizar a temperatura, varia demasiado com o regime do motor e a velocidade do carro. mas a melhor leitura que fiz deu-me 10º de diferença no topo do filtro, e acresce ainda a vantagem de a bomba não ter de enviar litros e litros de combustivel para o deposito e de volta, mais frio, para o motor. estou bastante convencido que a minha bomba de tranferencia faz muito menos esporço assim.
teste concludente, portanto, mas talvez seja mais fácil, para quem o quiser fazer, ligar o retorno de forma definitiva através de um tê, e intercalar uma bomba manual, para poder purgar o ar quando necessário.
teste concludente, portanto, mas talvez seja mais fácil, para quem o quiser fazer, ligar o retorno de forma definitiva através de um tê, e intercalar uma bomba manual, para poder purgar o ar quando necessário.
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manuelcar,
fiquei curioso quanto à purga de ar: ao instalar o retorno do ov diretamente à entrada da bomba de transferência ocorre a formação de ar no retorno? se ocorre, creio ser devido à utilização dos bicos injetores, porém nunca parei para pensar a respeito. não sei se é válido afirmar que as bi rotativas purgam automaticamente o ar, pois quando substituo o filtro de diesel não tenho problemas para purgar o ar do sistema, porém o retorno é para o tanque: com ov e retorno para a bomba de transferência é possível a formação de ar no circuito?
fiquei curioso quanto à purga de ar: ao instalar o retorno do ov diretamente à entrada da bomba de transferência ocorre a formação de ar no retorno? se ocorre, creio ser devido à utilização dos bicos injetores, porém nunca parei para pensar a respeito. não sei se é válido afirmar que as bi rotativas purgam automaticamente o ar, pois quando substituo o filtro de diesel não tenho problemas para purgar o ar do sistema, porém o retorno é para o tanque: com ov e retorno para a bomba de transferência é possível a formação de ar no circuito?
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO
ANCCO
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Autor do tópico - Staff Member
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não. o teu raciocinio está correcto.
o que se passa aqui é que o sistema usa o retorno ao deposito para se livrar de qualquer bolha de ar. ao remeter o retorno para a alimentação, essas bolhas são recirculadas, o que é prejudicial. como o meu sistema não tem uma bomba manual para ajudar a purgar, a purga só se realiza com o movimento do motor. por isso eu tenho necessidade de reactivar o retorno ao depósito. outra razão para eu ter procedido desta maneira é realizar a purga rápida de ov do sistema quando parar ao fim do dia. se não levava algum tempo depois de ter comutado para gasoleo, até todo o ov ter sido queimado. com a capacidade de desfazer esta alteração posso mandar o ov rápidamente para o respectivo tanque.
o que se passa aqui é que o sistema usa o retorno ao deposito para se livrar de qualquer bolha de ar. ao remeter o retorno para a alimentação, essas bolhas são recirculadas, o que é prejudicial. como o meu sistema não tem uma bomba manual para ajudar a purgar, a purga só se realiza com o movimento do motor. por isso eu tenho necessidade de reactivar o retorno ao depósito. outra razão para eu ter procedido desta maneira é realizar a purga rápida de ov do sistema quando parar ao fim do dia. se não levava algum tempo depois de ter comutado para gasoleo, até todo o ov ter sido queimado. com a capacidade de desfazer esta alteração posso mandar o ov rápidamente para o respectivo tanque.
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- Membro Silver
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ok , mas qual a tua percepção em relação ao consumo manuelcar igual, melhor, piormanuelcar Escreveu:de consumo não sei dizer, o meu conta-quilometros deu o berro há muito tempo....
quanto ao aspecto ambiental é evidente, *é muito reconfortante não estar a queimar o carbono absorvido por plantas hà milhões de anos.
*esta é a melhor parte da er
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- Membro Silver
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