boa tarde.
estou a projectar uma instalação com seguidor usando um inversor fronius ig40, mas tenho a seguinte duvida:
- ja ouvi dizer que quanto maior a potencia melhor para este inversor.... mas isto tambem se aplica para um sistema com seguidor? qual o valor "maximo" razoavel para um sistema deste tipo (com seguidor):
4,15kw, 4,6kw ou mais ( 4,83kw ou mesmo 5,04kw)?
- qual o limite deste inversor a partir do qual ele se desligará? já li aqui pleo forum q aguenta até 5500w de potencia instalada.. isto quer dizer que entre o max. power output (4100w) e os 5500w a energia será dissipada?
quero salientar que isto é para um sistema com seguidor, sendo que no verão provavelmente atingirá valores de potencia muito altos, e daí os meus receios de sobrecarregar o inversor (sei que ha sistemas com 4,8kw mas são fixos), e estar a investir em paineis desnecessariamente e até prejudicialmente para o inversor.
cumprimentos
duvida em nova instalação com seguidor e inversor fronius
-
gvrv
Autor do tópico - Membro

- Registado: segunda nov 22, 2010 1:14 am
-
gvrv
Autor do tópico - Membro

Re: duvida em nova instalação com seguidor e inversor froniu
acabei de encontrar a minha resposta na net, num forum australiano:
este sujeito tem uma potencia instalada de 5,04kw e diz:
"the maximum input for the ig40 is 5,500w, so far the maximum recorded output has been 4,629w. at 93% efficency the the maximum should be 4,686w, so i have been very close to that."
tenho aqui a minha resposta. continua a debitar, mas a eficiencia vai reduzindo.
este sujeito tem uma potencia instalada de 5,04kw e diz:
"the maximum input for the ig40 is 5,500w, so far the maximum recorded output has been 4,629w. at 93% efficency the the maximum should be 4,686w, so i have been very close to that."
tenho aqui a minha resposta. continua a debitar, mas a eficiencia vai reduzindo.
-
jama
- Membro Silver

- Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
com 4800w de paineis num seguidor com un inversor fronius ,consegues estar a meter na rede 4200w praticamente o dia todo. num dia de sol, eu tenho essa potencia de paineis e o inversor nunca desligou pode levar ate 5500w de pot,. de paineis, claro que com esta potencia de paineis num seguidor facilmente consegues meter na rede o maximo permitido por lei ou seja os 8800kw ano se for uma instalaçao 3.68, e a partir dos 8800kw anuais eles nao pagam nem mais um centimo , eu num dia de sol de verao entre as 10h da manha e as 3 da tarde esta sempre a bombar na casa dos 4200w/ 4300w/h,claro que tu num seguidor vais estar praticamente o dia todo a bombar no maximo,nao te procupes com o inversor que ele aguenta na boa, eu se tivesse espaço para um seguidor era essa potencia que tinha metido.gvrv Escreveu:boa tarde.
estou a projectar uma instalação com seguidor usando um inversor fronius ig40, mas tenho a seguinte duvida:
- ja ouvi dizer que quanto maior a potencia melhor para este inversor.... mas isto tambem se aplica para um sistema com seguidor? qual o valor "maximo" razoavel para um sistema deste tipo (com seguidor):
4,15kw, 4,6kw ou mais ( 4,83kw ou mesmo 5,04kw)?
- qual o limite deste inversor a partir do qual ele se desligará? já li aqui pleo forum q aguenta até 5500w de potencia instalada.. isto quer dizer que entre o max. power output (4100w) e os 5500w a energia será dissipada?
quero salientar que isto é para um sistema com seguidor, sendo que no verão provavelmente atingirá valores de potencia muito altos, e daí os meus receios de sobrecarregar o inversor (sei que ha sistemas com 4,8kw mas são fixos), e estar a investir em paineis desnecessariamente e até prejudicialmente para o inversor.
cumprimentos
O SOL quando nasce é para todos
A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM
-
gvrv
Autor do tópico - Membro

boa noite.
obrigado pela chamada de atenção em relaçao ao limite anual.
estive agora a fazer umas simulaçoes em dois sites, sendo que num foi especificamente num sistema colocado em castelo branco, e com 5,0kw produziria cerca de 8840kw, portanto muito perto do valor maximo anual, sendo que os referidos 40kw seriam uma gorjeta... lol
cuprimentos
obrigado pela chamada de atenção em relaçao ao limite anual.
estive agora a fazer umas simulaçoes em dois sites, sendo que num foi especificamente num sistema colocado em castelo branco, e com 5,0kw produziria cerca de 8840kw, portanto muito perto do valor maximo anual, sendo que os referidos 40kw seriam uma gorjeta... lol
cuprimentos
-
Valter Silva
- Membro Silver

- Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
cuidado que com 4,4kw de painéis, inversor kaco 3,45kw e seguidor consegue-se o limite.
portanto estar a investir num fronius com 4,6 ou 4,8 é torrar €€.
abraços
abraços
-
PaulOL
- Membro Gold

- Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
boas! valter silvavalter silva Escreveu:cuidado que com 4,4kw de painéis, inversor kaco 3,45kw e seguidor consegue-se o limite.
abraços
tenho um kaco 3600xi e estou muito satisfeito (contrato 3,45kw), mas se pudesse ter um fronius ig40, era sem duvida esse que colocava e num seguidor ainda muito melhor... e nada abaixo dos 4.500wp de painéis.
-
Valter Silva
- Membro Silver

- Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
com seguidor é torrar dinheiro no fronius.... em fixo é boa escolha.paulol Escreveu:boas! valter silvavalter silva Escreveu:cuidado que com 4,4kw de painéis, inversor kaco 3,45kw e seguidor consegue-se o limite.
abraços
tenho um kaco 3600xi e estou muito satisfeito (contrato 3,45kw), mas se pudesse ter um fronius ig40, era sem duvida esse que colocava e num seguidor ainda muito melhor... e nada abaixo dos 4.500wp de painéis.
com 4.4kw de painéis e um kaco (ou 3.6 ou 3.45) chegas ao limite permitido.....
estou a plenear outra micro, esta com seguidor e vai ser uma 3.45 (podia ser 3.68, pedindo aumento de potência) com kaco 3.45 e certamente 4.4kw de painéis....
eu com sombras num sma 3.68 e 4.4kw de painéis consegui mais de 6100kwh (fixa) !
numa outra com muitas sombras, kaco 3.45 e 4.4kw de painéis faz um ano no dia 21 de janeiro e já tenho perto dos 6000kw (fixa também)...
é passar nos meus diários
abraços