duvida em nova instalação com seguidor e inversor fronius

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
gvrv
Membro
Membro
Registado: segunda nov 22, 2010 1:14 am

duvida em nova instalação com seguidor e inversor fronius

Mensagem por gvrv »

boa tarde.

estou a projectar uma instalação com seguidor usando um inversor fronius ig40, mas tenho a seguinte duvida:

- ja ouvi dizer que quanto maior a potencia melhor para este inversor.... mas isto tambem se aplica para um sistema com seguidor? qual o valor "maximo" razoavel para um sistema deste tipo (com seguidor):
4,15kw, 4,6kw ou mais ( 4,83kw ou mesmo 5,04kw)?
- qual o limite deste inversor a partir do qual ele se desligará? já li aqui pleo forum q aguenta até 5500w de potencia instalada.. isto quer dizer que entre o max. power output (4100w) e os 5500w a energia será dissipada?

quero salientar que isto é para um sistema com seguidor, sendo que no verão provavelmente atingirá valores de potencia muito altos, e daí os meus receios de sobrecarregar o inversor (sei que ha sistemas com 4,8kw mas são fixos), e estar a investir em paineis desnecessariamente e até prejudicialmente para o inversor.

cumprimentos

Autor do tópico
gvrv
Membro
Membro

Re: duvida em nova instalação com seguidor e inversor froniu

Mensagem por gvrv »

acabei de encontrar a minha resposta na net, num forum australiano:

este sujeito tem uma potencia instalada de 5,04kw e diz:

"the maximum input for the ig40 is 5,500w, so far the maximum recorded output has been 4,629w. at 93% efficency the the maximum should be 4,686w, so i have been very close to that."

tenho aqui a minha resposta. continua a debitar, mas a eficiencia vai reduzindo.

jama
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am

Mensagem por jama »

gvrv Escreveu:boa tarde.

estou a projectar uma instalação com seguidor usando um inversor fronius ig40, mas tenho a seguinte duvida:

- ja ouvi dizer que quanto maior a potencia melhor para este inversor.... mas isto tambem se aplica para um sistema com seguidor? qual o valor "maximo" razoavel para um sistema deste tipo (com seguidor):
4,15kw, 4,6kw ou mais ( 4,83kw ou mesmo 5,04kw)?
- qual o limite deste inversor a partir do qual ele se desligará? já li aqui pleo forum q aguenta até 5500w de potencia instalada.. isto quer dizer que entre o max. power output (4100w) e os 5500w a energia será dissipada?

quero salientar que isto é para um sistema com seguidor, sendo que no verão provavelmente atingirá valores de potencia muito altos, e daí os meus receios de sobrecarregar o inversor (sei que ha sistemas com 4,8kw mas são fixos), e estar a investir em paineis desnecessariamente e até prejudicialmente para o inversor.

cumprimentos
com 4800w de paineis num seguidor com un inversor fronius ,consegues estar a meter na rede 4200w praticamente o dia todo. num dia de sol, eu tenho essa potencia de paineis e o inversor nunca desligou pode levar ate 5500w de pot,. de paineis, claro que com esta potencia de paineis num seguidor facilmente consegues meter na rede o maximo permitido por lei ou seja os 8800kw ano se for uma instalaçao 3.68, e a partir dos 8800kw anuais eles nao pagam nem mais um centimo , eu num dia de sol de verao entre as 10h da manha e as 3 da tarde esta sempre a bombar na casa dos 4200w/ 4300w/h,claro que tu num seguidor vais estar praticamente o dia todo a bombar no maximo,nao te procupes com o inversor que ele aguenta na boa, eu se tivesse espaço para um seguidor era essa potencia que tinha metido.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Autor do tópico
gvrv
Membro
Membro

Mensagem por gvrv »

boa noite.

obrigado pela chamada de atenção em relaçao ao limite anual.

estive agora a fazer umas simulaçoes em dois sites, sendo que num foi especificamente num sistema colocado em castelo branco, e com 5,0kw produziria cerca de 8840kw, portanto muito perto do valor maximo anual, sendo que os referidos 40kw seriam uma gorjeta... lol

cuprimentos

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm

Mensagem por Valter Silva »

cuidado que com 4,4kw de painéis, inversor kaco 3,45kw e seguidor consegue-se o limite.
portanto estar a investir num fronius com 4,6 ou 4,8 é torrar €€.
abraços
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

valter silva Escreveu:cuidado que com 4,4kw de painéis, inversor kaco 3,45kw e seguidor consegue-se o limite.
abraços
boas! valter silva

tenho um kaco 3600xi e estou muito satisfeito (contrato 3,45kw), mas se pudesse ter um fronius ig40, era sem duvida esse que colocava e num seguidor ainda muito melhor... e nada abaixo dos 4.500wp de painéis.

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm

Mensagem por Valter Silva »

paulol Escreveu:
valter silva Escreveu:cuidado que com 4,4kw de painéis, inversor kaco 3,45kw e seguidor consegue-se o limite.
abraços
boas! valter silva

tenho um kaco 3600xi e estou muito satisfeito (contrato 3,45kw), mas se pudesse ter um fronius ig40, era sem duvida esse que colocava e num seguidor ainda muito melhor... e nada abaixo dos 4.500wp de painéis.
com seguidor é torrar dinheiro no fronius.... em fixo é boa escolha.

com 4.4kw de painéis e um kaco (ou 3.6 ou 3.45) chegas ao limite permitido.....

estou a plenear outra micro, esta com seguidor e vai ser uma 3.45 (podia ser 3.68, pedindo aumento de potência) com kaco 3.45 e certamente 4.4kw de painéis....

eu com sombras num sma 3.68 e 4.4kw de painéis consegui mais de 6100kwh (fixa) !
numa outra com muitas sombras, kaco 3.45 e 4.4kw de painéis faz um ano no dia 21 de janeiro e já tenho perto dos 6000kw (fixa também)...
é passar nos meus diários
abraços
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Responder

Voltar para “Micro-Produção”