mauri Escreveu:...
eu não estou contra as energias renováveis. é um bom investimento, mas feito por quem?
donde vem o dinheiro para esse investimento? são assuntos que merecem reflexão.
...
o "investimento" é forçado aos utilizadores de electricidade!!!
quem não tem electricidade da rede, não paga! (obvio)
- tendo em conta que serão os utilizadores que sofrem com a oscilação dos preços, e seriam eles a reclamar em caso de impossibilidade do fornecimento espanhol;
- não há nada que nos garanta que o preço da electricidade não fosse igual ou até superior se dependêssemos exclusivamente das nossas centrais térmicas e da importação.
- não nos esqueçamos que a dependência energética não é benéfico para ninguém (seja em casa, na industria ou até o próprio país) e o que aconteceu quando as gasolineiras não tinham gasolina para os carros!
assim, com este "investimento" forçado, conseguimos com que os mercados internacionais não nos chulem muito, mantendo uma tarifa balanceada pela necessidade, teremos menos hipóteses de sofrer com uma greve/bloqueio internacional no sector, o que nos garante alguma independência; e com menos interesse financeiro mas mais importante.....a redução de emissões de gee!
por outras palavras...
se dependessemos exclusivamente da importação, o preço certamente seria mais caro ainda, e "engordavamos" o país exportador!
se houvesse um bloqueio à importação de electricidade as pessoas que concordam com essa politica estariam a reclamar coisas do género:
- mas que mrd de pais é este??? nem electricidade temos!!! é mesmo um pais do 3º mundo!