Quem paga as energias alternativas?

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Quem paga as energias alternativas?

Mensagem por mauri »

os subsídios do estado para as energias alternativas somos todos nós que pagamos: estou a falar da micro-geração e eólica. ao investir e receber €0,62(?) e pagar só €0,12 é o povo que paga na própria electricidade que consome. não sei se isto é correcto. porque pagar a electricidade mais cara?
metade da factura não é energia

o presidente da edp, antónio mexia, explicou ontem que a empresa é "agente cobrador" de outras entidades, ficando com apenas 48 euros por cada 100 que cobra ao cliente. com efeito, na factura da edp é cobrado o consumo energético propriamente dito mas também vários custos associados ao uso da rede e outros denominados de "interesse geral", que se destinam a subsidiar as energias renováveis, por exemplo.
por outro lado, se esses custos não aparecem discriminados na factura também não é por decisão da empresa, já que é a erse que define o que deve constar daquele documento.
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... -e-energia
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: Quem paga as energias alternativas?

Mensagem por jmal »

eu não duvido da veracidade desta informação, só estranhei o ", por exemplo" lá no fim, que quer isto dizer ???
metade da factura não é energia

o presidente da edp, antónio mexia, explicou ontem que a empresa é "agente cobrador" de outras entidades, ficando com apenas 48 euros por cada 100 que cobra ao cliente. com efeito, na factura da edp é cobrado o consumo energético propriamente dito mas também vários custos associados ao uso da rede e outros denominados de "interesse geral", que se destinam a subsidiar as energias renováveis, por exemplo.
quais são os outros interesses ????
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

o que vem descriminado na minha factura é o seguinte: consumo, potencia contratada, taxa exploração dgeh (0,07€), contribuição audio-visual (1,74€) e iva. a potencia contratada tem um peso elevado na factura, no meu caso 8€ mensais. ha muito tempo que pagamos esta taxa, mesmo antes de haver investimento em renováveis e no ultimo ano baixou, porque em 2009 eram cerca de 12€. por isso, desculpem a minha ignorância, mas nao percebo de que forma estou a financiar as renováveis. por enquanto ainda pagamos a electricidade abaixo da media da ue, que esta em 0,1645€ por kw.

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm

Mensagem por sergio ferraz »

deviamos criar um topico
quem paga as energias poluidoras
o carvão fica mais caro que o vento ou o sol
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

pois muito bem....ou melhor está muito mal.

pior do que este roubo é o que se passa nas facturas da água na zona de vila do conde. uma factura que me passa pelas mãos tem mensalmente um consumo de apenas 1m3 por mês e o valor a pagar é sempre acima de €12 (a factura tem página e meia de taxas e contribuições: saneamento, resíduos sólidos urbanos, taxas ivas, etc.)

isto é que é gamanço do pessoal das águas de vila do conde. se reclamarmos, eles indicam-nos que o valor está correcto pois é o valor que foi definido pelo conselho de administração.
enviei à deco e não obtive resposta.

estou fulo.
Anexos
2.jpg
1.jpg
Última edição por rocker_pt em quarta dez 08, 2010 2:03 pm, editado 1 vez no total.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

marcopns
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por marcopns »

rocker_pt Escreveu:pois muito bem....ou melhor está muito mal.

pior do que este roubo é o que se passa nas facturas da água na zona de vila do conde. uma factura que me passa pelas mãos tem mensalmente um consumo de apenas 1m3 por mês e o valor a pagar é sempre acima de €12 (a factura tem página e meia de taxas e contribuições: saneamento, resíduos sólidos urbanos, taxas ivas, etc.)

isto é que é gamanço do pessoal das águas de vila do conde. se reclamarmos, eles indicam-nos que o valor está correcto pois é o valor que foi definido pelo conselho de administração.
enviei à deco e não obtive resposta.

estou fulo.
isso nao se passa só por aí... acontece nos municípios que privatizaram esses serviços. em mira, mesmo quem não tem agua canalizada, nem rede de esgotos, recebe uma factura mensal com recolha de lixos.
mas estamos

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por mauri »

sergio ferraz Escreveu:deviamos criar um topico
e porque não criar esse tópico e discuti-lo?
o que não se compreende aquela declaração: a electricidade é mais cara por ser obrigada a investir nas energias alternativas: afinal quem investe, o governo ou o zé povinho? e ainda citar que não declara na factura por outros interesses! que interesses são e para quem são esses interesses?
Imagem
Associado 69Imagem
Prece
Imagem

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

mauri Escreveu:afinal quem investe, o governo ou o zé povinho?
repara que seja o governo ou o zé povinho, somos nós à mesma.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

njay Escreveu:
tiraste as minhas palavras... pois o governo representa os interesses do povo!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

rmarcio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta mar 20, 2009 3:34 pm

Mensagem por rmarcio »

serges Escreveu:
njay Escreveu:
tiras te as minhas palavras... pois o governo representa os interesses do povo!
democraticamente o governo representa os interesses povo, mas em geral eles é que nos lixam e nós deixamos.
se o governo é representado pelos interesses dos eleitores, então deveríamos baixar os salários dos governantes democraticamente,não é verdade?

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

estou a ver que este tópico é super-candidato à fuga ao assunto do tópico... atentem a isso...

tomem em consideração o facto do preço do kw ser financiado pelo estado (o que me parece muito bem). o custo de produção do kw é superior ao que pagamos directamente. não se esqueçam que os impostos são um meio de equilibrar o fosso salarial existente entre classes.

tomem também em atenção o facto da energia renovável ser um investimento a longo prazo. tal como o é uma fábrica a carvão (ou outro)... se formos fazer as contas, o investimento nas renováveis é, provavelmente, mais barato... já para não falar na nossa sustentabilidade, pois se nos fecham a porta ao crescimento da dívida pública, como é que se vai pagar a importação da energia nuclear espanhola?

estamos a caminho da auto-suficiência nesta matéria. parece-me o caminho certo.

mas vocês ainda ligam ao que dizem os jornaleiros desse pasquim?

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por mauri »

volt Escreveu:mas vocês ainda ligam ao que dizem os jornaleiros desse pasquim?
voltando ao tópico:
não são os jornalistas que falam mas sim o presidente da edp, como está no título
o presidente da edp, antónio mexia, explicou ontem que a empresa é "agente cobrador" de outras entidades, ficando com apenas 48 euros por cada 100 que cobra ao cliente.
com efeito, na factura da edp é cobrado o consumo energético propriamente dito mas também vários custos associados ao uso da rede e outros denominados de "interesse geral", que se destinam a subsidiar as energias renováveis, por exemplo
para onde vão os outros €52 que o consumidor paga? e ele diz para onde...subsidiar as energias renováveis.
eu não estou contra as energias renováveis. é um bom investimento, mas feito por quem?
donde vem o dinheiro para esse investimento? são assuntos que merecem reflexão.

e quanto a
por enquanto ainda pagamos a electricidade abaixo da media da ue, que esta em 0,1645€ por kw.
bem pelo contrário:
factura eléctrica. taxas nacionais são as quartas mais pesadas da europa
por ana suspiro , publicado em 04 de dezembro de 2010
considerando o poder de compra, diz o eurostat, os preços nacionais estão dois euros acima da média da ue
o preço final da electricidade pago pelos consumidores domésticos portugueses incorpora o quarto maior peso de taxas da união europeia a 27. os dados são avançados pelo eurostat e reportam-se ao primeiro semestre de 2010. segundo o organismo de estatística da união europeia, o valor final pago pelos clientes residenciais nacionais inclui 31% de impostos e taxas.
http://www.ionline.pt/interior/index.ph ... nota=92108
Imagem
Associado 69Imagem
Prece
Imagem

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

mauri Escreveu:...
eu não estou contra as energias renováveis. é um bom investimento, mas feito por quem?
donde vem o dinheiro para esse investimento? são assuntos que merecem reflexão.
...
o "investimento" é forçado aos utilizadores de electricidade!!!
quem não tem electricidade da rede, não paga! (obvio)

- tendo em conta que serão os utilizadores que sofrem com a oscilação dos preços, e seriam eles a reclamar em caso de impossibilidade do fornecimento espanhol;
- não há nada que nos garanta que o preço da electricidade não fosse igual ou até superior se dependêssemos exclusivamente das nossas centrais térmicas e da importação.
- não nos esqueçamos que a dependência energética não é benéfico para ninguém (seja em casa, na industria ou até o próprio país) e o que aconteceu quando as gasolineiras não tinham gasolina para os carros!

assim, com este "investimento" forçado, conseguimos com que os mercados internacionais não nos chulem muito, mantendo uma tarifa balanceada pela necessidade, teremos menos hipóteses de sofrer com uma greve/bloqueio internacional no sector, o que nos garante alguma independência; e com menos interesse financeiro mas mais importante.....a redução de emissões de gee!

por outras palavras...
se dependessemos exclusivamente da importação, o preço certamente seria mais caro ainda, e "engordavamos" o país exportador!
se houvesse um bloqueio à importação de electricidade as pessoas que concordam com essa politica estariam a reclamar coisas do género:
- mas que mrd de pais é este??? nem electricidade temos!!! é mesmo um pais do 3º mundo!
sergiomms

marcopns
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por marcopns »

então, se o preço da energia renovável depende maioritariamente do investimento inicial, tomamos o exemplo do fotovoltaico, com reduzida manutenção e com um tempo de vida superior a 20 anos, podemos concluir que o actual preço de produção por kw vai manter-se inalterado nos próximos 20 anos... o que vos parece?

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

mauri Escreveu:
volt Escreveu:mas vocês ainda ligam ao que dizem os jornaleiros desse pasquim?
voltando ao tópico:
não são os jornalistas que falam mas sim o presidente da edp,
estava-me a referir ao pasquim e a quem escolhe (jornaleiro(s)) o que por ali se escreve... já viram bem as capas que esse pasquim atira diariamente? realmente, para alimentar o sensacionalismo diário, até inventar vale... sei de casos de comunicados com desmentidos e processos pendentes contra esse pasquim. só querem alimentar ódios. enfim...

a verdade é que há uma grande divisão sobre quais os investimentos correctos e os incorrectos. nesse pasquim escolhe-se "picar" em vez de informar. essa é uma base que me fez ignorá-lo. vocês são, obviamente, livres de fazerem o que bem entenderem. .

voltando ao tópico, a mensagem do sergiomms diz muita coisa importante... é pena que nesse pasquim se esqueçam disso... é um contraditório ao qual se responde por aqui (infelizmente, apenas por aqui)...

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

marcopns Escreveu:então, se o preço da energia renovável depende maioritariamente do investimento inicial, tomamos o exemplo do fotovoltaico, com reduzida manutenção e com um tempo de vida superior a 20 anos, podemos concluir que o actual preço de produção por kw vai manter-se inalterado nos próximos 20 anos... o que vos parece?
o preço de produção mater-se-á inalterado, resalvando avarias e a redução de eficiência dos paineis. o problema reside em: apesar do tempo de vida ser possivelmente 20 anos, o tempo de amortização será superior a isso.

robertofonte
Membro
Membro
Registado: quarta mai 21, 2008 10:47 pm

Mensagem por robertofonte »

sergio ferraz Escreveu:deviamos criar um topico

Isto é apenas um reparo .
Mas o carvão ao que pensas não é assim tão poluidor hoje em dia os gases da queima do carvão são tratados e com esse tratamento faz-se gesso .
O problema é que o nosso carvão tem um pci baixo então tem de ser importado da África do Sul por exemplo .

Mas quem paga esses investimentos são os contribuintes todos ....

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm

Mensagem por sergio ferraz »

nao contando os gazes,o carvao fica sempre mais caro que a eolica ou solar
tenho energia solar do outro lado da rua mas o carvao vem da africa do sul
e sempre um gasto de recursos maior
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

Responder

Voltar para “Geral”