Sobre os problemas de tensão de rede.

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm

Sobre os problemas de tensão de rede.

Mensagem por jasmim »

tenho lido por aqui o relato de várias pessoas com problema de tensão de rede provocando quebras de produção.
visto que em breve irei ser microprodutor, falei desta situação ao meu instalador. a informação que me deu é que quando isso acontece e que a edp pouco ou nada faz, deve-se fazer uma parametrização do inversor em conformidade com a tensão de rede. para isso é necessário o cabo e o programa do respectivo inversor para se poder efectuar tal alteração.
fica aqui a informação.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Re: Sobre os problemas de tensão de rede.

Mensagem por PaulOL »

jasmim Escreveu:tenho lido por aqui o relato de várias pessoas com problema de tensão de rede provocando quebras de produção.
visto que em breve irei ser microprodutor, falei desta situação ao meu instalador. a informação que me deu é que quando isso acontece e que a edp pouco ou nada faz, deve-se fazer uma parametrização do inversor em conformidade com a tensão de rede. para isso é necessário o cabo e o programa do respectivo inversor para se poder efectuar tal alteração.
fica aqui a informação.

boas!

não “pesco muito” nesse nível técnico, mas isso cheira-me a esturro…

então “altera a parametrização do inversor em conformidade com a tensão de rede” como assim?... e se o inversor queimar, quem responde por isso?
a marca mantém-lhe a garantia? não acredito, por alguma razão existem os parâmetros de segurança definidos pela marca!
só aceitava uma solução técnica a esse nível, após documento de autorização da marca ou um termo de responsabilidade do técnico, mas mesmo assim dou preferência ao primeiro.

Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm

Mensagem por jasmim »

paulol Escreveu:

boas!

não “pesco muito” nesse nível técnico, mas isso cheira-me a esturro…

então “altera a parametrização do inversor em conformidade com a tensão de rede” como assim?... e se o inversor queimar, quem responde por isso?
a marca mantém-lhe a garantia? não acredito, por alguma razão existem os parâmetros de segurança definidos pela marca!
só aceitava uma solução técnica a esse nível, após documento de autorização da marca ou um termo de responsabilidade do técnico, mas mesmo assim dou preferência ao primeiro.
segundo o meu instalador, de facto, não se pode alterar de qualquer maneira. a configuração dos parâmetros deve ocorrer dentro de intervalos definidos pelo software do fabricante e como tal está autorizada.
o meu instalador diz que teve um sma avariado com os parâmetros alterados e foi trocado por um novo.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Mensagem por lopes »

boas,

e já agora em que medida é que as nossas produções são afectadas?
altas tensões? baixas tensões? oscilações?

estou na fase de montagem da minha mp e esse é relamente um assunto que me deixa preocupado, pois no ano passado fiz inúmeras queixas à edp (sem qualquer sucesso) devido a problemas de baixa tensão em casa.
se como cliente não consegui fazer nada, mais preocupado fico pois como fornecedor seguramente que também não.

de salientar que ainda sou abastecido por linhas de aluminio, as mesmas de à 20 ou 30 anos atrás...

abraço,

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm

Mensagem por JDuarte »

pedrolopes Escreveu:boas,

e já agora em que medida é que as nossas produções são afectadas?
altas tensões? baixas tensões? oscilações?

estou na fase de montagem da minha mp e esse é relamente um assunto que me deixa preocupado, pois no ano passado fiz inúmeras queixas à edp (sem qualquer sucesso) devido a problemas de baixa tensão em casa.
se como cliente não consegui fazer nada, mais preocupado fico pois como fornecedor seguramente que também não.

de salientar que ainda sou abastecido por linhas de aluminio, as mesmas de à 20 ou 30 anos atrás...

abraço,
boas pedro,

ter tensão de rede baixa não é problema para as mp, pelo contrário é bastante benéfico.

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Mensagem por lopes »

jduarte Escreveu:boas pedro,

ter tensão de rede baixa não é problema para as mp, pelo contrário é bastante benéfico.
já fico mais descansado. vamos ver se o nosso amigo jasmim tem a mesma sorte.
abraço,

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Mensagem por zointz »

pedrolopes Escreveu:
jduarte Escreveu:boas pedro,

já fico mais descansado. vamos ver se o nosso amigo jasmim tem a mesma sorte.
abraço,
boas,
na realidade depende,imagina os 2 casos seguintes

situação a: casa afastada de outras em que a linha de baixa tensão é comprida, significa que com o aumento do consumo da casa a tensão baixa, mas se tiveres uma mp ao injectares na rede, o problema é o inverso, ou seja se a casa não consumir tudo (durante os picos fica longe disso) tem de injectar na rede, e para isso tem de subir e muito a tensão (julgo que no fórum temos alguém com este problema).

situação b: grupo de 20 casas afastada do posto de transformação, neste caso é provável que as casas localmente consumam a totalidade da micro-produção, e neste caso sim, é benéfico.

juntei esta colherada a titulo informativo !!

fiquem bem
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

joaoshaq
Novo membro
Novo membro
Registado: sexta set 09, 2011 4:01 pm

Mensagem por joaoshaq »

Boa tarde a todos,

Obrigado pela discussão, pois esclarece alguns problemas e como resolve-los.

Eu também estou com um problema de baixa tensão na rede que faz com que os meus equipamentos eléctricos funcionem mal. Por exemplo, a placa eléctrica é muito lenta. Já verifiquei em casa de um amigo que tem exactamente a mesma placa e a dele funciona muito bem.

Já contactei a EDP que depois de muito custo mandou uns técnicos que mudaram a minha rede para outra fase. O problema continua...

O que posso fazer?
Será que um aumento na potência pode resolver o assunto?

Muito obrigado,
João

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

joaoshaq Escreveu:
Eu também estou com um problema de baixa tensão na rede que faz com que os meus equipamentos eléctricos funcionem mal. Por exemplo, a placa eléctrica é muito lenta. Já verifiquei em casa de um amigo que tem exactamente a mesma placa e a dele funciona muito bem.
Enquanto aguarda pela resposta de quem poderá saber, passe pela apresentações e diga-nos algo sobre si.
Cumprimentos
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Responder

Voltar para “Micro-Produção”