sim! o que seria portugal sem certificações!tavares Escreveu:acho que já venho um pouco tarde a responder a este tópico que já foi respondido e bem por alguns users, mesmo assim venho frizar que essa instalação nunca será uma instalação segura, a começar por misturar correntes fracas com correntes fortes num quadro ( a não ser que coloque 2 quadros separados ) , a questão das correntes é muito pertinente e poucas pessoas ligam devido aos led´s consumirem pouco as pessoas vão sempre acrescentando e depois começam os problemas , nunca se esqueçam o ponto mais fraco duma instalação não são os cabos nem os disjuntores , são os isolamentos , estes são os que ardem os que pegam fogo.
um colega falou que um led facilmente pode consumir 1a pois basta 10 desses para ultrapassar a corrente máxima admissivel num cabo de 1,5mm2.
depois parece ainda que no mesmo candeeiro quer misturar 12v com 230v .............................. perigo
numa mesma instalação eléctrica não pode haver duas fontes de energia.
essa instalação é um perigo, e há leis para isso , antes de fazer alguma coisa convem ver a legislação existente .
o pessoal da certiel não é embirrento eles estão cá para evitar perigos como os que quer por na sua casa , isso é um barril de polvora.
ainda assim querendo utilizar paines , a melhor solução é mesmo utilizar um inversor
mas muitos embirram só porque pensam que são autoridade superior, muita das vezes com conhecimento técnico, antigo, incompleto, ou inexistente.
a instalação da iluminação com led será feita depois da obra estar concluida, apenas a tubagem vai estar embutida e separada dos 230v. nem o quadro é o mesmo.
vai ficar um sistema de domotica para controlar as varias luzes da casa atravez de uma central, até para simular presença em tempos de férias. bastante útil.
não esquecer que grande parte do mercado, os led estão a 12v, por isso é complicado andar com os 24v.