vocês pediram, e agora não se queixem, com a descrição maçuda e ao pormenor de todo o trabalho.
como é óbvio, isto apenas interessa àqueles que gostam de pôr as mão na massa , os que compram “tudo feito” e acham tudo isto um desperdício de tempo, é melhor passarem à frente e verem só a parte final.
o assunto estava prometido desde que começamos esta fase de restauro, e aqui estamos para explicar o processo de polimento que usámos, para dar um novo acabamento às faces exteriores das traves em alumínio do quadro da suzuki.
no início, pensámos apenas fazer as reparação das zonas com arranhões e riscos mais ligeiros, (resultado do desgaste e de algumas quedas do anterior proprietário) mas acabámos por decidir dar um novo aspecto com acabamento “espelhado”, à estrutura principal do quadro.
este era o tipo de trabalho nunca fizemos, e foi por isso muito importante, numa primeira fase, testarmos o método num corte de chapa de alumínio que nos tinha sobrado do suporte para o motor eléctrico.
verificámos assim ser perfeitamente possível melhorar bastante o aspecto estético do conjunto e dar uma nova “alma” ao elemento mais importante da mota – o quadro em alumínio.
o processo de polimento é muito simples e não necessita de ferramentas especiais ou produtos muito específicos e caros, é importante sim ter (muita) vontade, ser paciente e determinado, ou teimoso ….também serve.
vamos começar por listar os materiais necessários, acrescentando o desenvolvimento das várias fases, que são essencialmente as seguintes;
• (facultativo) um par de luvas de borracha descartáveis + um par de luvas de trabalho flexíveis (um por dentro do outro), porquê porque como é necessário trabalhar com lixas e água, é a melhor maneira de proteger as mãos ao longo do processo. isto se quiserem preservar o aspecto e a textura normal da vossa pele . se não acharem importante, e quiserem dar um ar de verdadeiros mecânicos profissionais, então é melhor não usarem nada. de qualquer maneira o aviso está feito .
• num recipiente com água, colocar várias tiras de lixa de água, conforme indicado na foto; 400, 600, 800, 1200 e 2000, e após alguns minutos para o material ficar no “ponto”, começar pela lixa mais abrasiva, neste caso a 400 ou 600 (dependendo dos estragos) e avançar sem “medos”. a experiência diz-me que a maneira como se começa e se finaliza o trabalho com este método, é o “segredo” para se chegar a muito bons resultados.
1ª dica -, manter sempre a lixa com muita água e lixar na mesma direcção e nunca em movimentos circulares. repetir o método com todos os vários grãos de lixa, sem pressas, e ir verificando que as marcas, riscos e pequenas mossas vão desaparecendo.
2ª dica - as lixas 1200 e 2000 podem parecer pouco produtivas, e não mostrarem serviço, mas acreditem que são as mais as mais importantes neste trabalho e vão ser determinantes para o acabamento espelhado.
3ª dica - quando acharem que já chega, parem ……e voltem no dia seguinte com mais lixa 2000 e com muita paciência continuem sempre sem desistir …que isso é para os fracos.
este é o verdadeiro segredo para conseguir o acabamento 5*****, e sem ele, efeito espelhado será sempre uma miragem .
• em seguida podem finalmente dar um pouco de descanso aos braços (se quiserem, não são obrigados, ou podem continuar o processo manual, o resultado final é o mesmo) e usar um berbequim com uma pequena boina de polimento para as duas a passagens de massa de polir, uma com massa média e outra com a fina. nesta fase continuámos a usar produtos genéricos mais baratos, à venda no supermercado da esquina, e o resultado como viram foi bastante bom. se optarem pelo processo manual, usem pedaços de roupa velha, que até pode ser ganga. aqui já vão começar a aparecer os primeiros resultados e surpreendentemente já é possível ver alguns reflexos num espelho ainda um pouco “embaciado” . por fim é importante limpar todos os resíduos das massas de polir e partir para o próximo e último passo .
• eis que entretanto, chega a hora da verdade, agora é conveniente usar um produto mais especifico e apropriado para polimento de metais, dos muitos que existem á venda no mercado. eu usei o autosol que é um creme de polir para metais em geral, para dar o máximo de brilho nas passagens finais, que devem ser feitas com panos muito macios, de preferência de flanela ou panos de microfibras, e virando frequentemente a face usada que vai ficando muito escura. o aspecto final depende das vezes que o processo for repetido.
por fim, embora não seja absolutamente necessário, porque o objectivo já foi alcançado, eu ainda assim apliquei, manualmente duas ou três passagens de lack-politur que é nem mais nem menos que um polish muito suave para acabamento de pinturas, que deixa alguma protecção e permite que todo este "produto final", dure muito mais tempo sem oxidar. podem também aplicar uma pouco de cera protectora, embora escureça ligeiramente o acabamento.
e pronto, esta foi uma das muitas aventuras em que já nos metemos, e que finalmente já terminou. acreditem, apesar do muito trabalho envolvido, foi extremamente compensador pelo resultado final conseguido.
por hoje, que isto já vai muito longo, apenas queremos mostrar a primeira alteração ou melhor dizendo actualização gráfica, que o nosso amigo ludovico da 2print, nos fez na 6ª feira para aplicar no vidro da carenagem, que sem bem se lembram foi recentemente restaurado.
antes era assim
e agora, mais futurista e com um r todo ecologista, que tal?
aqui mais perto..... começo verdadeiramente agora a gostar da nova decoração que aí vem...
espero que tenham "digerido" este post com muita atenção, e aproveitado todo este "sumo" e transpiração.
eu vou ficar à espera de ser surpreendido, por alguém que corajosamente faça também uma brincadeira assim.
agora já não se podem queixar que não sabem, é tudo uma questão de força de vontade. (quem quiser mais alguma dica, fique à vontade, isto é um livro aberto e sem segredos)
abraço a todos e fiquem bem.
eu vou ficar à espera de ver as tais fotos.