Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Responder

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 24, 2009 11:57 pm

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por carlos.g »

bem, eu apenas quis dar um exemplo muito simples, de como é possível conhecermos o estado da carga de uma pequena bateria, é certo que sem muito rigor, mas que serve bem o seu objectivo.
apesar de não ser absolutamente fiável, é bem melhor do que ter apenas um voltímetro, que para além de mostrar o valor da tensão total, do pack de baterias, em termos práticos, não serve rigorosamente para nada.

como tinha ficado prometido, fiz um novo levantamento fotográfico da parte que está a terminar e deixo aqui mais umas fotos do lado que faltava (agora já com a focagem calibrada) e que está mesmo mesmo.......a chegar ao fim

aqui antes de começar a secção que faltava;
Imagem

mais uma com a focagem bem afinada
Imagem

depois de muito trabalho......de braço como vem sendo hábito,
Imagem

propositadamente deixei uma pequena parte para não pensarem que existem aqui truques... de magia,
Imagem

nesta ainda se vê melhor o contraste dos dois acabamentos
Imagem

depois disto, faltam só 2 ou 3 horas de esforço suplementar, e chega ao fim mais uma das tarefas que nos propusemos fazer, e assim já podemos partir para outra.
já não falta tudo!!!

fiquem bem
Projecto Suzuki GSX-R
Canal do Projecto Suzuki GSX-R EV no Youtube -AQUI

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Mensagem por zointz »

ok, confesso, estou mesmo com inveja, alias estou mesmo roidinho

a qualidade que apresentas, a atenção ao detalhe é realmente extraordinário, e até têm jeito para as pequenas reportagens do trabalho executado.

continua assim.

como tens mostrado vontade de ensinar,e como eu gosto de aprender, uma questão.... no polimento não usam uma polidora, é tudo feito a braço? desculpa se for uma pergunta muito ignorante, mas tenho curiosidade.

fica bem
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

monicasalgado
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 22, 2010 9:21 am

Mensagem por monicasalgado »

parece-me bem carlos.g - não te esqueças que tem que ficar bem bonita... porque eu vou andar nela

está impecável !!!

acredita que também gostava de fazer uma coisa dessas, mas não dá para tudo.

eu é mais livros e bolos
Mónica Salgado - Bombando...(fujam !!!)
6200Km ML5000 + 8090 SW Predator de muitos que virão !!!!
DESEJO A TODOS UMA BOA CONDUÇÃO!!

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por carlos.g »

zointz Escreveu:ok, confesso, estou mesmo com inveja, alias estou mesmo roidinho

a qualidade que apresentas, a atenção ao detalhe é realmente extraordinário, e até têm jeito para as pequenas reportagens do trabalho executado.

continua assim.

como tens mostrado vontade de ensinar,e como eu gosto de aprender, uma questão.... no polimento não usam uma polidora, é tudo feito a braço? desculpa se for uma pergunta muito ignorante, mas tenho curiosidade.

fica bem
é precisamente como dizes, não tenho qualquer problema em partilhar aquilo que sei, com os outros, aliás é o que tenho feito aqui no tópico. mas também tenho tido a sorte de ter encontrado outros que pensam exactamente assim, também eu tenho aprendido com eles, trocando opiniões, ideias, informação e conhecimento. já somos muitos, que pensam dessa forma.

portanto, sobre o processo de polimento do quadro, e como já tinha dito antes, é com todo o gosto que o vou fazer, peço apenas mais alguns dias para não perder o "ritmo" na conclusão do processo. como a maioria de nós que trabalha durante o dia, só posso ir dando continuidade ao projecto no "turno da noite".
logo que tenha aqui mais um tempinho faço uma descrição pormenorizada do método que usei e que se revelou bastante efizaz, no entanto posso ir adiantanto, uma vez que mostras-te curiosidade, que numa determinada fase , o polimento com máquina pode ser usado sim , e até ajuda bastante a dar descanso aos bicípedes .
monicasalgado Escreveu:parece-me bem carlos.g - não te esqueças que tem que ficar bem bonita... porque eu vou andar nela

está impecável !!!

acredita que também gostava de fazer uma coisa dessas, mas não dá para tudo.

eu é mais livros e bolos
monica espero que não sejam só livros de culinária, tens de ter cuidado contigo.
ainda bem que continuas a apreciar o nosso esforço, e não te preocupes que estamos a tratar a suzuki com todo o "carinho", vai ficar "electrizante"!!!
Projecto Suzuki GSX-R

monicasalgado
Membro Gold
Membro Gold

não carlos.g... não são livros de culinária....

é mais informática educacional e medicina tradicional chinesa, entre outros.

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Mensagem por zointz »

carlos.g Escreveu: logo que tenha aqui mais um tempinho faço uma descrição pormenorizada do método que usei e que se revelou bastante efizaz,

combinado

continuação do bom trabalho.

fica bem !
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

palhim
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta mai 29, 2008 12:02 am

Mensagem por palhim »

já há uns meses que não me "perdia" aqui pelo forum. hoje lembrei-me de dar cá um saltinho para ver se havia novidades e "descobri" esta conversão. estive a ver todo o tópico desde o início e só posso dizer que estão a fazer um trabalho fantástico, quer na mota, quer aqui no forum, com uma excelente cobertura do trabalho feito e uma total abertura em relação aos procedimentos. sinceramente, as conversões são os tópicos de que eu mais gosto aqui no forum, porque tem tudo a ver comigo, fazer coisas, alterar coisas, e ao mesmo tempo aprende-se sempre. e ao acompanhar este tópico aprendi, num instante, uma série de coisas. obrigado pelo vosso contributo para o conhecimento "da comunidade".

só tive pena de uma coisa. estava tão embalado a seguir o tópico..., e agora vou ter de esperar e seguir a evolução em "tempo real"...

continuem com o excelente trabalho. vai ficar brutal!!!
Tudo o que está no plano da realidade já foi sonho um dia

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por carlos.g »

vocês pediram, e agora não se queixem, com a descrição maçuda e ao pormenor de todo o trabalho.
como é óbvio, isto apenas interessa àqueles que gostam de pôr as mão na massa , os que compram “tudo feito” e acham tudo isto um desperdício de tempo, é melhor passarem à frente e verem só a parte final.

o assunto estava prometido desde que começamos esta fase de restauro, e aqui estamos para explicar o processo de polimento que usámos, para dar um novo acabamento às faces exteriores das traves em alumínio do quadro da suzuki.

no início, pensámos apenas fazer as reparação das zonas com arranhões e riscos mais ligeiros, (resultado do desgaste e de algumas quedas do anterior proprietário) mas acabámos por decidir dar um novo aspecto com acabamento “espelhado”, à estrutura principal do quadro.

este era o tipo de trabalho nunca fizemos, e foi por isso muito importante, numa primeira fase, testarmos o método num corte de chapa de alumínio que nos tinha sobrado do suporte para o motor eléctrico.

verificámos assim ser perfeitamente possível melhorar bastante o aspecto estético do conjunto e dar uma nova “alma” ao elemento mais importante da mota – o quadro em alumínio.

o processo de polimento é muito simples e não necessita de ferramentas especiais ou produtos muito específicos e caros, é importante sim ter (muita) vontade, ser paciente e determinado, ou teimoso ….também serve.
vamos começar por listar os materiais necessários, acrescentando o desenvolvimento das várias fases, que são essencialmente as seguintes;

• (facultativo) um par de luvas de borracha descartáveis + um par de luvas de trabalho flexíveis (um por dentro do outro), porquê porque como é necessário trabalhar com lixas e água, é a melhor maneira de proteger as mãos ao longo do processo. isto se quiserem preservar o aspecto e a textura normal da vossa pele . se não acharem importante, e quiserem dar um ar de verdadeiros mecânicos profissionais, então é melhor não usarem nada. de qualquer maneira o aviso está feito .

Imagem

• num recipiente com água, colocar várias tiras de lixa de água, conforme indicado na foto; 400, 600, 800, 1200 e 2000, e após alguns minutos para o material ficar no “ponto”, começar pela lixa mais abrasiva, neste caso a 400 ou 600 (dependendo dos estragos) e avançar sem “medos”. a experiência diz-me que a maneira como se começa e se finaliza o trabalho com este método, é o “segredo” para se chegar a muito bons resultados. 1ª dica -, manter sempre a lixa com muita água e lixar na mesma direcção e nunca em movimentos circulares. repetir o método com todos os vários grãos de lixa, sem pressas, e ir verificando que as marcas, riscos e pequenas mossas vão desaparecendo. 2ª dica - as lixas 1200 e 2000 podem parecer pouco produtivas, e não mostrarem serviço, mas acreditem que são as mais as mais importantes neste trabalho e vão ser determinantes para o acabamento espelhado. 3ª dica - quando acharem que já chega, parem ……e voltem no dia seguinte com mais lixa 2000 e com muita paciência continuem sempre sem desistir …que isso é para os fracos.
este é o verdadeiro segredo para conseguir o acabamento 5*****, e sem ele, efeito espelhado será sempre uma miragem .

Imagem

• em seguida podem finalmente dar um pouco de descanso aos braços (se quiserem, não são obrigados, ou podem continuar o processo manual, o resultado final é o mesmo) e usar um berbequim com uma pequena boina de polimento para as duas a passagens de massa de polir, uma com massa média e outra com a fina. nesta fase continuámos a usar produtos genéricos mais baratos, à venda no supermercado da esquina, e o resultado como viram foi bastante bom. se optarem pelo processo manual, usem pedaços de roupa velha, que até pode ser ganga. aqui já vão começar a aparecer os primeiros resultados e surpreendentemente já é possível ver alguns reflexos num espelho ainda um pouco “embaciado” . por fim é importante limpar todos os resíduos das massas de polir e partir para o próximo e último passo .

• eis que entretanto, chega a hora da verdade, agora é conveniente usar um produto mais especifico e apropriado para polimento de metais, dos muitos que existem á venda no mercado. eu usei o autosol que é um creme de polir para metais em geral, para dar o máximo de brilho nas passagens finais, que devem ser feitas com panos muito macios, de preferência de flanela ou panos de microfibras, e virando frequentemente a face usada que vai ficando muito escura. o aspecto final depende das vezes que o processo for repetido.
por fim, embora não seja absolutamente necessário, porque o objectivo já foi alcançado, eu ainda assim apliquei, manualmente duas ou três passagens de lack-politur que é nem mais nem menos que um polish muito suave para acabamento de pinturas, que deixa alguma protecção e permite que todo este "produto final", dure muito mais tempo sem oxidar. podem também aplicar uma pouco de cera protectora, embora escureça ligeiramente o acabamento.

Imagem

e pronto, esta foi uma das muitas aventuras em que já nos metemos, e que finalmente já terminou. acreditem, apesar do muito trabalho envolvido, foi extremamente compensador pelo resultado final conseguido.

por hoje, que isto já vai muito longo, apenas queremos mostrar a primeira alteração ou melhor dizendo actualização gráfica, que o nosso amigo ludovico da 2print, nos fez na 6ª feira para aplicar no vidro da carenagem, que sem bem se lembram foi recentemente restaurado.

antes era assim
Imagem

e agora, mais futurista e com um r todo ecologista, que tal?
Imagem

aqui mais perto..... começo verdadeiramente agora a gostar da nova decoração que aí vem...

Imagem

espero que tenham "digerido" este post com muita atenção, e aproveitado todo este "sumo" e transpiração.
eu vou ficar à espera de ser surpreendido, por alguém que corajosamente faça também uma brincadeira assim.
agora já não se podem queixar que não sabem, é tudo uma questão de força de vontade. (quem quiser mais alguma dica, fique à vontade, isto é um livro aberto e sem segredos)

abraço a todos e fiquem bem.
eu vou ficar à espera de ver as tais fotos.
Projecto Suzuki GSX-R

monicasalgado
Membro Gold
Membro Gold

linda decoração

ler a tua informação é como tirar um curso.

já pensaste organizar um workshop sobre esse tema das conversões?

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

só estou a espera que acabe pois o toze aceitou... os meus parabéns pelo fantástico trabalho...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Seal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm

Mensagem por Seal »

isto está mm a ficar um espectáculo.

só te peço um grande favor, quero ver este projecto ao vivo
Montada: Brammo Empulse R ( The best ;) )

monicasalgado
Membro Gold
Membro Gold

primeiro as ladies....

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por carlos.g »

em primeiro lugar, agradecer a todos pelos comentários e o interesse que têm demonstrado no nosso projecto, e dizer também que dentro das nossas limitações, tanto humanas como materiais, temos “investido” o máximo com muito esforço e ambição, para que o resultado final seja sempre o melhor.

depois, relativamente ao workshop sobre a temática das conversões, e como diz o serges, temos de aguardar pelo fim do trabalho (que ainda vai demorar), mas não vejo qualquer problema em estarmos presentes e partilhar a nossa experiência, (as coisas boas e também as negativas) no desenvolvimento do projecto. é com muito gosto que, se surgir essa oportunidade, o faremos, com toda a abertura e franqueza.

por último, àqueles que mostram maior interesse em ver o projecto mais de “perto”, dizer que dentro de algumas semanas, vamos entrar na 3ª, e esperemos, última fase do trabalho (decisão sobre os últimos componentes – pack baterias), e depois disso, podemos tentar encontrar uma forma de mostrar o que já está feito.
vamos ver se é possível e depois falamos.

entretanto, e porque ainda há muito caminho para trilhar, faremos como sempre, as actualizações possíveis aqui no fórum.

qualquer coisa disponham…
Projecto Suzuki GSX-R

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

é esta vossa abertura que eu mais aprecio neste projecto.
tudo às claras e a fomentar o espírito de interajuda.

muita gente tem de aprender convosco, inclusive os fabricantes lá com os segredos e as patentes registadas.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm

Mensagem por e_bike »

carlos.g, não sei como definiu os timings do projecto, mas se conseguisse tê-la pronta até julho podia levá-la à concentração de faro. eles fazem um bike-show com prémios todos os anos, não sei se podem participar este tipo de motas, mas ao fim e ao cabo o que vocês estão a fazer é uma costumização de uma mota.

fica a sugestão. continuação de bom trabalho!
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por carlos.g »

rocker_pt Escreveu:é esta vossa abertura que eu mais aprecio neste projecto.
tudo às claras e a fomentar o espírito de interajuda.

muita gente tem de aprender convosco, inclusive os fabricantes lá com os segredos e as patentes registadas.
não fazemos nada de mais meu caro, gostar de partilhar e dividir o pouco que sabemos com outros, é absolutamente natural para nós e fazemo-lo com muito gosto e sem "tiques" de qualquer espécie.
por isso, a nossa disponibilidade para alguma questão, é total.

também, como já antes disse, não estamos sozinhos nessa "direcção", existem muitos que também "caminham" nesse sentido.

e_bike Escreveu:carlos.g, não sei como definiu os timings do projecto, mas se conseguisse tê-la pronta até julho podia levá-la à concentração de faro. eles fazem um bike-show com prémios todos os anos, não sei se podem participar este tipo de motas, mas ao fim e ao cabo o que vocês estão a fazer é uma costumização de uma mota.

fica a sugestão. continuação de bom trabalho!
é uma sugestão interessante, mas nessa altura, mesmo que o projecto já esteja acabado (sinceramente eu espero que sim), é complicado porque coincide com a época de exames do junior, o meu companheiro nesta aventura.

vamos ver se podemos conjugar tudo, mas 1º temos de acabar o projecto.
este fim de semana não foi muito proveitoso, outras obrigações familiares se levantaram, vamos tentar compensar durante a semana.

existem ainda tantas frentes "abertas" que até nos damos ao luxo de escolher pelo grau de dificuldade . é uma das grandes vantagem de quem faz, em vez de comprar feito .
atenção que não me estou a queixar de nada, é apenas um desabafo.

agora que se está a aproximar a fase em que vamos iniciar alguns testes dinamicos é que isto vai começar a animar, fiquem atentos.

em breve daremos noticias,

fiquem bem
Projecto Suzuki GSX-R

eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm

Mensagem por eucurto »

olá carlos.

a tua conversão é de deixar qualquer um de queixo caído! acima de tudo pelo cuidado no pormenor. se fosse eu, no fim desse projecto, metia a mota na sala e ficava ali só a olhar para ela pois não tinha coragem de a trazer cá para fora apanhar pó.....

reparei no pormenores do polimentos e afins que deves ser adepto do "detalhe"

mais uma vez, parabéns!

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por carlos.g »

eucurto Escreveu:olá carlos.

se fosse eu, no fim desse projecto, metia a mota na sala e ficava ali só a olhar para ela pois não tinha coragem de a trazer cá para fora apanhar pó.....

reparei no pormenores do polimentos e afins que deves ser adepto do "detalhe"

mais uma vez, parabéns!
caro amigo,

é sempre bom e faz muito bem ao nosso ego, lermos palavras elogiosas sobre aquilo que fazemos, e eu agradeço. mas como costumo dizer, a forma como tudo aquilo que está a ser melhorado e trabalhado no projecto, faz parte da nossa maneira de ser e estar. eu, em particular, sempre gostei de manter em bom estado de conservação e aspecto, os veículos cá da casa.
não o faço só por fazer, nem para mostrar, é mesmo por satisfação pessoal. não à aqui nada de narcisismo, é assim porque sim, nada mais.

em relação em ser adepto do “detalhe”, bem eu não vou tão longe, digamos que muitas das coisas que já foram feitas e até explicadas aqui no fórum, são fruto de processos que ao longo dos anos tenho aprendido, com produtos e métodos usados no “detalhe”, que é nem mais nem menos do que através de materiais específicos, conseguir resultados de qualidade extrema em variadíssimos aspectos de conservação e manutenção. seja na pintura, no tratamento e limpeza de interiores, renovação de plásticos, conservação do motor, jantes, pneus etc., etc.

esta maneira de “viver” o mundo dos automóveis é, e estou a citar “o detalhe automóvel é o conjunto de técnicas criteriosas, aliadas a produtos específicos de alta qualidade, que permitem lavar, rejuvenescer e proteger e manter um carro num estado quase perfeito”. o mais curioso disto é que custo destes materiais é na maioria dos casos mais barato do que aqueles que se vendem nos hipermercados, que normalmente não têm nem 1 décimo da sua qualidade.

eu gosto do assunto mas faço por não entrar em exageros, tudo tem a importância que nós lhe quisermos atribuir. por isso aceito perfeitamente que para uns isto se "encaixa" num tipo de conceito, e para outros, é uma coisa absurda e sem sentido. eu não critico ninguém por isso, apenas digo que cada um faz as suas escolhas nada mais.

mas já que estamos um pouco “off topic”, e porque percebi que gostas do tema, vê este exemplo. é um civic de 1992, carro de garagem, isso faz muita diferença, e para além do óptimo aspecto exterior, tem a zona do motor neste estado:
claro que não é assim tão simples, estão aqui muitas horas de dedicação (sempre por gosto, nunca por obrigação).

Imagem

uploaded with imageshack.us

penso que dá para perceber o porquê dos pormenores da conversão, tem a ver com a pessoa que o faz nada mais.

fica bem.
Projecto Suzuki GSX-R

eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm

Mensagem por eucurto »

é mesmo disso que falo! eu também gosto do "detalhe" que apesar de consumir muito tempo dá uma satisfação enorme! além dos preços não serem altos ainda se aprendem técnicas muito boas. no meu prédio não podemos lavar o carro com mangueira então uso a técnica no-rinse e lavo o carro com 7 litros de água dentro da garagem!! e fica excelente!
o civic tá mt bom para 19 anos...

bom mas vamos sair de off-topic! abraço.

Miguel1994
Membro
Membro
Registado: quinta abr 22, 2010 10:08 pm

Mensagem por Miguel1994 »

fantástico o projecto, adorei também o civic, os vtec deixam saudades (esse é um quê 1.5?)

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”