Eolica - Habitação autonoma?
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: segunda nov 30, 2009 11:50 am
Re: Eolica - Habitação autonoma?
então deduzo que se a casa é para uso permanente com uma familia composta por 4 elementos, o melhor é ter energia electrica fornecida pela edp.
parece que afinal nenhum dos sistemas existentes conseguem tornar uma casa familiar autonoma...
parece que afinal nenhum dos sistemas existentes conseguem tornar uma casa familiar autonoma...
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
não se vá embora que eu gostei de o "ouvir". e acho que o fórum está aberto a todas as opiniões. neste caso, a sua opinião, que é bastante realista, valorizou muito este tópico. aposto que o autor agradece o realismo e dispensa as fantasias.nunom Escreveu:agora vou embora antes que venham aí os visionários do costume
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
volt Escreveu:não se vá embora que eu gostei de o "ouvir". e acho que o fórum está aberto a todas as opiniões. neste caso, a sua opinião, que é bastante realista, valorizou muito este tópico. aposto que o autor agradece o realismo e dispensa as fantasias.nunom Escreveu:agora vou embora antes que venham aí os visionários do costume
sim, prefiro o realismo. gostava sinceramente conseguir que a minha futura casa fosse autonoma, mas sinceramente acho que isso só existe no mundo da fantasia...
obrigado pela ajuda!
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta jan 06, 2011 4:33 pm
não é verdade.master Escreveu:tenho a noção que quanto maiores as pás do aerogerador, mais vento será necessário para fazer move-lo.
o cut-in de um aerogerador é por norma 3m/s e não depende do peso ou tamanho das pás.
depende somente do perfil da pá e do gerador em si.
uma habitação autónoma é perfeitamente possível, só não da forma que vocês imaginam.
chama-se grid-tie...ou dar e receber
possuir um aerogerador, painéis em casa e vender para a edp rende x €.
a energia consumida a edp é de y €.
se x ~= y então a casa é autónoma.
goahead
-
- Membro Platinium
isso era considerando que a edp já lá tinha a infraestrutura ao pé...
-
- Membro Dedicado
se não tem podesse sempre pedir! e pagar essas infraestrutura.volt Escreveu:isso era considerando que a edp já lá tinha a infraestrutura ao pé...
se é viavel, depende dos metros.
continua a ser possivel ser autonomo somente com paineis e aerogerador sem edp, tudo depende da gestão de consumos.
o gás e um gerador de backup terá sempre que existir. não há volta a dar.
goahead
-
- Membro Platinium
você aparentemente não leu o tópico desde início. o problema do nosso colega "forista", era mesmo esse...
-
goahead, obrigado pelas suas respostas mas continuo com muitas duvidas se a casa que eu quero ter consegue ficar totalmente autonoma.
somos 4 pessoas (um casal e 2 filhos) e a casa irá ficar num terreno isolado longe das povoações proximas (tipico monte alentejano).
o postes de alta tensão da edp passam a cerca de 500 metros do terreno, mas ainda não pedi orçamento para uma baixada e levar a "luz" até lá. dizem-me que fica bastante caro...
a minha ideia era se com o dinheiro que me custa meter la a luz pela edp, não conseguiria comprar o equipamento necessário para ficar autonomo. possivelmente o preço seria muito proximo. a questão é que ainda não sei se depois não fico às escuras... ali perto não há mais casas nem iluminações nenhumas e se me falhar a electricidade fico mesmo na total escuridão.
somos 4 pessoas (um casal e 2 filhos) e a casa irá ficar num terreno isolado longe das povoações proximas (tipico monte alentejano).
o postes de alta tensão da edp passam a cerca de 500 metros do terreno, mas ainda não pedi orçamento para uma baixada e levar a "luz" até lá. dizem-me que fica bastante caro...
a minha ideia era se com o dinheiro que me custa meter la a luz pela edp, não conseguiria comprar o equipamento necessário para ficar autonomo. possivelmente o preço seria muito proximo. a questão é que ainda não sei se depois não fico às escuras... ali perto não há mais casas nem iluminações nenhumas e se me falhar a electricidade fico mesmo na total escuridão.
-
- Membro Silver
- Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
paixão
iluminação tens facilmente
o que causa maior consumo será por exemplo a maquina de lavar roupa, figorifico, micro-ondas,tv , computador etç...
iluminação tens facilmente
o que causa maior consumo será por exemplo a maquina de lavar roupa, figorifico, micro-ondas,tv , computador etç...
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.
-
- Membro Dedicado
o melhor é pedires orçamento. depois de teres o dito orçamento , desloca-te a uma empresa que trabalhe para a edp e pede novo orçamento a essa empresa usando os dados fornecidos pela edp.
é um investimento carote, mas +/-7 postes, cabos e um transformador pode não ser tanto como imaginas.
autonomo e qualidade de vida a meu ver não são compativeis. (depende do parametro de qualidade claro).
ter a casa autonoma só com er terás de ter sempre um banco enorme de baterias, um fartote de paineis e possivelmente um aerogerador de pelo menos 3mt de diametro.
todo esse investimento tem manutenção e será de certo mais elevado do que o pedido de baixada.
mas ..primeiro precisas de um orçamento.
goahead
é um investimento carote, mas +/-7 postes, cabos e um transformador pode não ser tanto como imaginas.
autonomo e qualidade de vida a meu ver não são compativeis. (depende do parametro de qualidade claro).
ter a casa autonoma só com er terás de ter sempre um banco enorme de baterias, um fartote de paineis e possivelmente um aerogerador de pelo menos 3mt de diametro.
todo esse investimento tem manutenção e será de certo mais elevado do que o pedido de baixada.
mas ..primeiro precisas de um orçamento.
goahead
-
- Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
tenho seguido o tópico e resolvi dar a minha opinião.
é possível ter uma casa autónoma!
agora depende dos sacrifícios ou do tipo de vida e/ou consumo que vai ter!
se optar por uma vida simples e sem grandes equipamentos eléctricos pode-se suprir essa necessidade! agora se vai querer todas as comodidades que a vida moderna tem a coisa é mais difícil mas não impossível, se por exemplo tiver um gerador e liga-lo á noite o tempo suficiente para poder usar a máquina de lavar roupa, ou outro electrodoméstico essencial!
se não pretende abdicar nem estar dependente de horários e poder ligar o que quiser quando quiser, então só mesmo a edp...
neste caso, que em minha opinião será a que menos dor de cabeça vai criar (apesar de uma grande dor na carteira) digo que deve pedir um orçamento e perguntar aos vizinhos por onde vão passar os cabos eléctricos se querem ajudar! este ponto vai ser importante no caso de optar pela edp pois depois de você ter feito a baixada não faltará que também queira ligar a sua propriedade! e neste caso você em tribunal pode fazer com que o vizinho pague a percentagem que lhe compete e aliviar o seu investimento!
sinceramente e tendo em conta que a casa vai ter piscina (com bombas de circulação?) e segundo creio é no alentejo (ar condicionado, logo lá se vai a hipótese do gerador á noite por uma ou duas horas) pense seriamente na edp...
é possível ter uma casa autónoma!
agora depende dos sacrifícios ou do tipo de vida e/ou consumo que vai ter!
se optar por uma vida simples e sem grandes equipamentos eléctricos pode-se suprir essa necessidade! agora se vai querer todas as comodidades que a vida moderna tem a coisa é mais difícil mas não impossível, se por exemplo tiver um gerador e liga-lo á noite o tempo suficiente para poder usar a máquina de lavar roupa, ou outro electrodoméstico essencial!
se não pretende abdicar nem estar dependente de horários e poder ligar o que quiser quando quiser, então só mesmo a edp...
neste caso, que em minha opinião será a que menos dor de cabeça vai criar (apesar de uma grande dor na carteira) digo que deve pedir um orçamento e perguntar aos vizinhos por onde vão passar os cabos eléctricos se querem ajudar! este ponto vai ser importante no caso de optar pela edp pois depois de você ter feito a baixada não faltará que também queira ligar a sua propriedade! e neste caso você em tribunal pode fazer com que o vizinho pague a percentagem que lhe compete e aliviar o seu investimento!
sinceramente e tendo em conta que a casa vai ter piscina (com bombas de circulação?) e segundo creio é no alentejo (ar condicionado, logo lá se vai a hipótese do gerador á noite por uma ou duas horas) pense seriamente na edp...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 

-
obrigado a todos pela opinião que partilharam aqui comigo! acreditem que me tem ajudado muito nas minhas pesquisas!
possivelmente irei mesmo ligar-me a edp. posso depois pensar numa forma de aliviar o preço na factura recorrendo a um destes sistemas de energia renovavel.
mais uma vez obrigado!
possivelmente irei mesmo ligar-me a edp. posso depois pensar numa forma de aliviar o preço na factura recorrendo a um destes sistemas de energia renovavel.
mais uma vez obrigado!
-
olá a todos.
sei que já estamos a fugir um pouco ao tema do tópico, mas tudo isto vem na sequencia das respostas.
resolvi na mesma contactar algumas empresas.
deixo-vos aqui uma das respostas que obtive, para apreciação dos mais entendidos:
módulo bp 4180t 24 401,40 € 9.633,60 € 13%
inversor studer xth 6000- 48v 1 3.626,94 € 3.626,94 € 13%
reguladores fm 60 2 517,50 € 1.035,00 € 13%
baterias rolls –4ks 25p–4v–1900ah /100h 12 914,76,00 € 10.977,12 € 13%
lorentz etatrack 3000 1 3.447,00 € 3.447,00 € 13%
material de instalação e protecção(estimativa) 1800,00 € 800,00 € 13%
instalação ( estimativa ) 11.500,00 € 1.500,00 € 13%
soma: 31.019,66 € 35.052,22 €
não está incluído neste sistema a fundação para o seguidor. segue em anexo o folheto do mesmo.
deixo-vos aqui uma das respostas que obtive, para apreciação dos mais entendidos:
módulo bp 4180t 24 401,40 € 9.633,60 € 13%
inversor studer xth 6000- 48v 1 3.626,94 € 3.626,94 € 13%
reguladores fm 60 2 517,50 € 1.035,00 € 13%
baterias rolls –4ks 25p–4v–1900ah /100h 12 914,76,00 € 10.977,12 € 13%
lorentz etatrack 3000 1 3.447,00 € 3.447,00 € 13%
material de instalação e protecção(estimativa) 1800,00 € 800,00 € 13%
instalação ( estimativa ) 11.500,00 € 1.500,00 € 13%
soma: 31.019,66 € 35.052,22 €
não está incluído neste sistema a fundação para o seguidor. segue em anexo o folheto do mesmo.
35.000€ uuuuuuuiii que doi
a unica coisa que mudaria, (caso exista no mercado) era os 2 x outback fm60 por outros modelos que permitissem também ligação a rede...ou seja, quando as baterias estão cheias, em vez de abrir o circuito, passaria a injectar o excesso na rede edp.
goahead
a unica coisa que mudaria, (caso exista no mercado) era os 2 x outback fm60 por outros modelos que permitissem também ligação a rede...ou seja, quando as baterias estão cheias, em vez de abrir o circuito, passaria a injectar o excesso na rede edp.
goahead
-
goahead, obrigado pelo comentário.
em relação ao que refere que mudaria, isso não se justificava uma vez que não existiria qualquer hipotese de ligar à edp.
cumprimentos.
em relação ao que refere que mudaria, isso não se justificava uma vez que não existiria qualquer hipotese de ligar à edp.
cumprimentos.
-
já agora, acham que este sistema é de qualidade e que vale o investimento que se faz?