Eolica - Habitação autonoma?

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Autor do tópico
Paixão
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda nov 30, 2009 11:50 am

Re: Eolica - Habitação autonoma?

Mensagem por Paixão »

então deduzo que se a casa é para uso permanente com uma familia composta por 4 elementos, o melhor é ter energia electrica fornecida pela edp.

parece que afinal nenhum dos sistemas existentes conseguem tornar uma casa familiar autonoma...

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

nunom Escreveu:agora vou embora antes que venham aí os visionários do costume
não se vá embora que eu gostei de o "ouvir". e acho que o fórum está aberto a todas as opiniões. neste caso, a sua opinião, que é bastante realista, valorizou muito este tópico. aposto que o autor agradece o realismo e dispensa as fantasias.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
Paixão
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Paixão »

volt Escreveu:
nunom Escreveu:agora vou embora antes que venham aí os visionários do costume
não se vá embora que eu gostei de o "ouvir". e acho que o fórum está aberto a todas as opiniões. neste caso, a sua opinião, que é bastante realista, valorizou muito este tópico. aposto que o autor agradece o realismo e dispensa as fantasias.

sim, prefiro o realismo. gostava sinceramente conseguir que a minha futura casa fosse autonoma, mas sinceramente acho que isso só existe no mundo da fantasia...

obrigado pela ajuda!

Goahead
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jan 06, 2011 4:33 pm

Mensagem por Goahead »

master Escreveu:tenho a noção que quanto maiores as pás do aerogerador, mais vento será necessário para fazer move-lo.
não é verdade.
o cut-in de um aerogerador é por norma 3m/s e não depende do peso ou tamanho das pás.
depende somente do perfil da pá e do gerador em si.

uma habitação autónoma é perfeitamente possível, só não da forma que vocês imaginam.
chama-se grid-tie...ou dar e receber
possuir um aerogerador, painéis em casa e vender para a edp rende x €.
a energia consumida a edp é de y €.
se x ~= y então a casa é autónoma.

goahead

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

isso era considerando que a edp já lá tinha a infraestrutura ao pé...

Goahead
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Goahead »

volt Escreveu:isso era considerando que a edp já lá tinha a infraestrutura ao pé...
se não tem podesse sempre pedir! e pagar essas infraestrutura.
se é viavel, depende dos metros.

continua a ser possivel ser autonomo somente com paineis e aerogerador sem edp, tudo depende da gestão de consumos.
o gás e um gerador de backup terá sempre que existir. não há volta a dar.

goahead

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

você aparentemente não leu o tópico desde início. o problema do nosso colega "forista", era mesmo esse...

Autor do tópico
Paixão
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Paixão »

goahead, obrigado pelas suas respostas mas continuo com muitas duvidas se a casa que eu quero ter consegue ficar totalmente autonoma.

somos 4 pessoas (um casal e 2 filhos) e a casa irá ficar num terreno isolado longe das povoações proximas (tipico monte alentejano).

o postes de alta tensão da edp passam a cerca de 500 metros do terreno, mas ainda não pedi orçamento para uma baixada e levar a "luz" até lá. dizem-me que fica bastante caro...

a minha ideia era se com o dinheiro que me custa meter la a luz pela edp, não conseguiria comprar o equipamento necessário para ficar autonomo. possivelmente o preço seria muito proximo. a questão é que ainda não sei se depois não fico às escuras... ali perto não há mais casas nem iluminações nenhumas e se me falhar a electricidade fico mesmo na total escuridão.

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm

Mensagem por sergio ferraz »

paixão
iluminação tens facilmente
o que causa maior consumo será por exemplo a maquina de lavar roupa, figorifico, micro-ondas,tv , computador etç...
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

Goahead
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Goahead »

o melhor é pedires orçamento. depois de teres o dito orçamento , desloca-te a uma empresa que trabalhe para a edp e pede novo orçamento a essa empresa usando os dados fornecidos pela edp.
é um investimento carote, mas +/-7 postes, cabos e um transformador pode não ser tanto como imaginas.

autonomo e qualidade de vida a meu ver não são compativeis. (depende do parametro de qualidade claro).
ter a casa autonoma só com er terás de ter sempre um banco enorme de baterias, um fartote de paineis e possivelmente um aerogerador de pelo menos 3mt de diametro.
todo esse investimento tem manutenção e será de certo mais elevado do que o pedido de baixada.

mas ..primeiro precisas de um orçamento.
goahead

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

tenho seguido o tópico e resolvi dar a minha opinião.
é possível ter uma casa autónoma!
agora depende dos sacrifícios ou do tipo de vida e/ou consumo que vai ter!
se optar por uma vida simples e sem grandes equipamentos eléctricos pode-se suprir essa necessidade! agora se vai querer todas as comodidades que a vida moderna tem a coisa é mais difícil mas não impossível, se por exemplo tiver um gerador e liga-lo á noite o tempo suficiente para poder usar a máquina de lavar roupa, ou outro electrodoméstico essencial!
se não pretende abdicar nem estar dependente de horários e poder ligar o que quiser quando quiser, então só mesmo a edp...
neste caso, que em minha opinião será a que menos dor de cabeça vai criar (apesar de uma grande dor na carteira) digo que deve pedir um orçamento e perguntar aos vizinhos por onde vão passar os cabos eléctricos se querem ajudar! este ponto vai ser importante no caso de optar pela edp pois depois de você ter feito a baixada não faltará que também queira ligar a sua propriedade! e neste caso você em tribunal pode fazer com que o vizinho pague a percentagem que lhe compete e aliviar o seu investimento!
sinceramente e tendo em conta que a casa vai ter piscina (com bombas de circulação?) e segundo creio é no alentejo (ar condicionado, logo lá se vai a hipótese do gerador á noite por uma ou duas horas) pense seriamente na edp...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Autor do tópico
Paixão
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Paixão »

obrigado a todos pela opinião que partilharam aqui comigo! acreditem que me tem ajudado muito nas minhas pesquisas!

possivelmente irei mesmo ligar-me a edp. posso depois pensar numa forma de aliviar o preço na factura recorrendo a um destes sistemas de energia renovavel.

mais uma vez obrigado!

Autor do tópico
Paixão
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Paixão »

olá a todos.

sei que já estamos a fugir um pouco ao tema do tópico, mas tudo isto vem na sequencia das respostas.

resolvi na mesma contactar algumas empresas.

deixo-vos aqui uma das respostas que obtive, para apreciação dos mais entendidos:

sistema autónomo

quant. preço unit. preço total iva
módulo bp 4180t 24 401,40 € 9.633,60 € 13%
inversor studer xth 6000- 48v 1 3.626,94 € 3.626,94 € 13%
reguladores fm 60 2 517,50 € 1.035,00 € 13%
baterias rolls –4ks 25p–4v–1900ah /100h 12 914,76,00 € 10.977,12 € 13%
lorentz etatrack 3000 1 3.447,00 € 3.447,00 € 13%
material de instalação e protecção(estimativa) 1800,00 € 800,00 € 13%
instalação ( estimativa ) 11.500,00 € 1.500,00 € 13%

soma: 31.019,66 € 35.052,22 €

não está incluído neste sistema a fundação para o seguidor. segue em anexo o folheto do mesmo.

isto para mim é como se tivesse a ler chines... apenas percebi o valor....

Goahead
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Goahead »

35.000€ uuuuuuuiii que doi

a unica coisa que mudaria, (caso exista no mercado) era os 2 x outback fm60 por outros modelos que permitissem também ligação a rede...ou seja, quando as baterias estão cheias, em vez de abrir o circuito, passaria a injectar o excesso na rede edp.

goahead

Autor do tópico
Paixão
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Paixão »

goahead, obrigado pelo comentário.

em relação ao que refere que mudaria, isso não se justificava uma vez que não existiria qualquer hipotese de ligar à edp.

cumprimentos.

Autor do tópico
Paixão
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Paixão »

já agora, acham que este sistema é de qualidade e que vale o investimento que se faz?

Responder

Voltar para “Energia Eólica”