Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Responder

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 24, 2009 11:57 pm

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por carlos.g »

miguel,
o civic é o 1.6 sohc esi. 125 cv.

bem, continuando dentro do tópico, hoje foi o dia dos suportes dos poisa pés traseiros, que estavam também a pedir uma "mãozinha".
foi a oportunidade para mudar a cor de cinzento anodizado (em mau estado como se pode ver), para preto mate, e substituir todos os parafusos, por novos em inox, com cabeça sext. interior.os poisa pés foram escovados, limpos, e renovados com um pouco de brilho (polidos com autosol), na parte terminal.

antes estavam assim:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

agora já depois do despolimento com licha fina, 3 camadas de tinta em spray, e algum tempo na estufa (caseira), para endurecer a pintura.

Imagem

outro pormenor,

Imagem

mais um,

Imagem

o último,

Imagem

o aspecto melhorou bastante não acham? o mais importante é que continuamos a dar preferência à recuperação das peças originais, sempre que possível.
hoje começámos também os poisa-pés dianteiros, dos quais mostraremos o resultado logo que possível.

abraço e até breve.
Projecto Suzuki GSX-R
Canal do Projecto Suzuki GSX-R EV no Youtube -AQUI

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Mensagem por zointz »

boas,
vou deixar de dizer que o trabalho está fantástico porque está (ora bola disse novamente, mas é a ultima vez para não me tornar repetitivo ).

entretanto e como já veio sendo hábito de revelar os segredos, gostava de saber que tipo de tinta usaram, e como sabiam que com estufa a resistência da tinta aumentava(esta pergunta pode ser mesmo de ignorante ).

mais uma vez espero que não pensem que estamos na inquisição, mas sim com muitas curiosidade que espero que me faça abrir horizontes.

fiquem bem.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por carlos.g »

olá zointz,

não tem qualquer problema em questionares como é que tratámos este assunto nem tem nada de segredo, apenas não fizemos a descrição mais em pormenor por ser uma "operação" que usamos regularmente nos nossos "bricolages", e não tem procedimentos especiais ou difíceis.

o processo que falei, de endurecer ou "cozer" a pintura através do calor é no fundo aquilo que fazem nas estufas de pintura para dar mais resistência mecânica, ao acabamento, através da evaporação mais rápida dos solventes. isto claro, salvaguardando as devidas distancias entre profissionais e amadores , que é a minha "divisão".

posso explicar em 3 tempos;
a forma de o fazer é muito simples, primeiro aplicas as demãos de tinta, dando sempre uma ligeiro despolimento (lixa 2000), entre repinturas, neste caso repetimos o trabalho três vezes, com intervalos de 1.30 h para que atinta seque normalmente, depois da secagem final e com um aquecedor de resistências com ventilador (daqueles que se usam para aquecer pequenos espaços), simulas uma pequena "estufa" com uma caixa em cartão e aqueces o "ambiente" durante +- 30 minutos sem exagerar na temperatura, e "voilá", trabalho concluindo.

tinta usada: matt black motip `- acrilica

é importante no entanto reter o seguinte, este procedimento, apesar de aumentar bastante a resistência das peças pintadas, não é de perto nem de longe igual às pinturas profissionais onde são usados catalizadores e endurecedores na chamada"pintura de estufa".
considerando as observações anteriores e da minha experiência já mais que testada nestas práticas, digo-te que o resultado é muito bom.

aproveito para por mais uma foto que à pouco "escapou", das duas peças já terminadas e a caminho de serem reinstaladas na suzuki.

Imagem

qualquer dúvida fica à vontade.

abraço
Projecto Suzuki GSX-R

monicasalgado
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 22, 2010 9:21 am

Mensagem por monicasalgado »

impecável
Mónica Salgado - Bombando...(fujam !!!)
6200Km ML5000 + 8090 SW Predator de muitos que virão !!!!
DESEJO A TODOS UMA BOA CONDUÇÃO!!

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Mensagem por zointz »

carlos.g Escreveu:olá zointz,

não tem qualquer problema em questionares como é que tratámos este assunto nem tem nada de segredo, apenas não fizemos a descrição mais em pormenor por ser uma "operação" que usamos regularmente nos nossos "bricolages", e não tem procedimentos especiais ou difíceis.

o processo que falei, de endurecer ou "cozer" a pintura através do calor é no fundo aquilo que fazem nas estufas de pintura para dar mais resistência mecânica, ao acabamento, através da evaporação mais rápida dos solventes. isto claro, salvaguardando as devidas distancias entre profissionais e amadores , que é a minha "divisão".

posso explicar em 3 tempos;
a forma de o fazer é muito simples, primeiro aplicas as demãos de tinta, dando sempre uma ligeiro despolimento (lixa 2000), entre repinturas, neste caso repetimos o trabalho três vezes, com intervalos de 1.30 h para que atinta seque normalmente, depois da secagem final e com um aquecedor de resistências com ventilador (daqueles que se usam para aquecer pequenos espaços), simulas uma pequena "estufa" com uma caixa em cartão e aqueces o "ambiente" durante +- 30 minutos sem exagerar na temperatura, e "voilá", trabalho concluindo.

tinta usada: matt black motip `- acrilica

é importante no entanto reter o seguinte, este procedimento, apesar de aumentar bastante a resistência das peças pintadas, não é de perto nem de longe igual às pinturas profissionais onde são usados catalizadores e endurecedores na chamada"pintura de estufa".
considerando as observações anteriores e da minha experiência já mais que testada nestas práticas, digo-te que o resultado é muito bom.

aproveito para por mais uma foto que à pouco "escapou", das duas peças já terminadas e a caminho de serem reinstaladas na suzuki.

qualquer dúvida fica à vontade.

abraço
pois, um dos problemas que enfrento sempre nas minhas pequenas bricolage é a pintura e como achei a qualidade tão boa, que não resisti em perguntar, e irei tentar claro....

obrigado pela dica

fica bem
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por carlos.g »

monicasalgado Escreveu:impecável
pois é monica, continuamos sempre a tentar melhorar os materiais da suzuki que podem ser recuperados.
mas por vezes não é possível, como no caso dos piscas que vinham instalados na moto, que já não eram de origem e estavam muito maltratados.

nestes casos, não existe outra alternativa que pesquisar no mercado de peças a melhor opção, e tentar conjugar a estética mais moderna com o tipo de imagem que queremos dar ao projecto. depois de algumas tentativas falhadas a nossa escolha recaiu nestes ;

Imagem

vidro translucido, com a lâmpada na cor laranja obrigatória. bonitos não achas?

Imagem

tudo material devidamente homologado na ue, como mandam as regras do código da estrada . è um aspecto que temos sempre presente no momento de adquirir peças novas.

zointz Escreveu:
pois, um dos problemas que enfrento sempre nas minhas pequenas bricolage é a pintura e como achei a qualidade tão boa, que não resisti em perguntar, e irei tentar claro....

obrigado pela dica

fica bem

zointz mais umas ideias que podem ajudar; se tens pouca prática na pintura com spray, tenta com uma pega daquelas que já falei antes, penso que no último video, (vê no aki ) que dá muito mais sensibilidade na difusão da tinta. muito importante também é as demãos serem finas para não deixar escorridos de tinta, é preferível, e muito mais fácil 4 ou 5 demãos finas que 1 ou 2 com muita tinta.

não desistas, só praticando (e estragando uma ou duas latas de spray )é que as coisas começam a sair bem, depois de se apanhar o jeito, não tem "ciência" nenhuma.

fiquem bem.
Projecto Suzuki GSX-R

monicasalgado
Membro Gold
Membro Gold

bonitos sim, carlos.g

força nisso

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm

Mensagem por sergio ferraz »

muito bom trabalho
bonitos e muito simples
tas a pensar por led´s laranjas?
conheco uns de 12v que podes usar
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

ya ya ya! arf arf arf! goooood! ya leds...carlos, usa leds téras que alterar um pouco a electronica...talvez para mais tarde, certo? convem ter um loooook moderno, mas melhor só um look moderno juntamente com uma funcionalidade moderna... como por exemplo o motor electrico que vais colocar!
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por carlos.g »

meus caros,

agradeço a vossa sugestão, mas......as lâmpadas de leds que realmente interessam, pelo baixo consumo que têm (nos piscas o consumo é marginal), comparativamente com as normais de halogéneo, são as dos faróis principais, mas essas ainda não existem (com cert. ue) para substituição directa, pelo menos que eu saiba., e se existirem devem ter preços acima do custo do “barril de brent” .

para o farolim traseiro, luz de presença, também pode ter alguma, (pouca), expressão, mas como diz e muito bem o blue, bem vindo das “terras do magnetismo profundo”, fica para mais tarde.

tu sabes como fazer as coisas blue, ter tudo na legalidade é o caminho mais curto para uma homologação sem percalços, certo ? quanto ao motor não perdes pela demora, mas vamos com calma, saber esperar é uma virtude que trás proveitos .

aguardemos os próximos capítulos.

abraço.
Projecto Suzuki GSX-R

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 17, 2008 5:53 pm

Mensagem por BE-COOL »

carlos parabéns pelo projecto. o quadro de alumínio parece excelente. um dia destes também me meto num desses.

quanto aos leds acho que todos os watts poupados ajudam, tenho comprado os leds para a minha scooter no ebay, são bastante baratos.
para os piscas só tens que ter atenção à cor, terá de ser yellow ou amber.

abraços!
PushEVs.com

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por carlos.g »

be-cool Escreveu:carlos parabéns pelo projecto. o quadro de alumínio parece excelente. um dia destes também me meto num desses.

quanto aos leds acho que todos os watts poupados ajudam, tenho comprado os leds para a minha scooter no ebay, são bastante baratos.

abraços!

caro be-cool, sobre estares a pensar em te meteres numa aventura destas, só posso dizer vai em frente, e no que nós pudermos e souber-mos podes contar todo o apoio possível.

quanto aos leds, obrigado pelas dicas, mas já percebeste que num processo de conversão destes, temos que nos limitar aos equipamentos legais para o processo de homologação correr normalmente.

em relação ao andamento do trabalho foi um fim de semana assim assim, talvez até um pouco "fraquinho", o tempo invernoso também não ajudou. mesmo assim, continuamos em frente no restauro e recuperação das peças metálicas originais, e agora que se aproxima o momento de enviar os"plasticos", para a pintura de estufa, ao desmontarmos o suporte do guarda lamas dianteiro, encontrámos ligeiros pontos de ferrugem. nada demais para uma máquina com 18 anos.

aqui pode ver-se o estado do suporte original,

Imagem

já depois de tratadas as zonas oxidadas e receber o tratamento habitual com 3 camadas de tinta preto fosco,

Imagem

outra na face interior,

Imagem

com a lata de spray ainda "abastecida", fizemos mais uma peça que estava na prateleira a aguardar oportunidade. o suporte do painel de instrumentos/quadrante, que não tinha grandes problemas para além da sujidade,
Imagem

mas ainda assim recebeu um merecido "retoque" para ficar no mesmo nivel de todas as peças,
aqui está ele com muito melhor aspecto. as borrachas dos sino-blocos foram limpas e revitalizadas com einszett gummy, um produto excelente, que aplico regularmente nas borrachas das portas do civic para evitar que fiquem ressequidas. além de recuperar a sua flexibilidade,ficam com um aspecto de novo.
Imagem

nos próximos dias contamos fazer os primeiros testes da transmissão e motor eléctrico, recorrendo a um conjunto de baterias de gel cedidas por pessoal amigo.

se correr bem, talvez no próximo fim de semana, ou no seguinte possamos dar as primeiras "curvas eléctricas", dentro do espaço fechado da garagem do condomínio. a ver vamos.

entretanto vai chegar nos próximos dias um dos componentes mais importantes, e essencial para dimensionar-mos o espaço disponível para o pack de baterias.

logo que nos seja possível, será "apresentado" mais esse equipamento.

até lá, fiquem bem.
Projecto Suzuki GSX-R

monicasalgado
Membro Gold
Membro Gold

boas carlos.g

até me custa a acreditar nesse nível de recuperação das peças. jamais imaginaria que fosse possível

belo trabalho

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por carlos.g »

monicasalgado Escreveu:boas carlos.g

até me custa a acreditar nesse nível de recuperação das peças. jamais imaginaria que fosse possível

belo trabalho
podes acreditar em tudo o que vês monica, é possível e fruto apenas do empenho e gosto pelo projecto.
mas digo-te que ainda vais ver muito mais, porque não pretendemos esconder nada .

como tínhamos falado no último post, chegou hoje, exactamente na data prevista o equipamento que estávamos à espera.
trata-se do zivan ng1, um carregador on board, de 72v 10a já configurado para baterias ts de litio. esta aquisição reveste-se de algumas curiosidades interessantes que entendemos por bem, partilhar convosco.

quando acabámos a nossa pesquisa sobre o tipo de carregador que pretendíamos e optamos pelo zivan, pedimos algumas cotações em países da ue, obviamente também em portugal, e aqui começa a parte mais triste desta "historia". para além de esperarmos mais de 1 mês pela resposta dos nossos conterrâneos , o preço revelou-se substancialmente mais elevado (pouca coisa) quase mais 200€ de diferença para a zivan espanha, que nos enviou o orçamento no dia que foi pedido, e depois da encomenda feita, em 24 horas entregou o material à cobrança. serviço impecável limpo e sem espinhas.
porquê tamanha disparidade? falta de cultura empresarial? mentalidade do tudo ou nada? falta de competitividade face ao mercado europeu? sinceramente ainda tentei perceber...mas acabei por desistir. é o país que temos. tirem as vossas conclusões.

deixamos aqui algumas fotos do equipamento, que aparenta uma construção muito solida e compacta e que encaixa perfeitamente no espaço oco do deposito da suzuki, que para o efeito vai sofrer as devidas adaptações.
vImagem

tem sinalização do funcionamento em carga, com alarmes para anomalias caso se verifiquem problemas nas células.
Imagem

aqui o painel frontal, com a saída dos cabos de ligação para as baterias.
Imagem

agora só faltam as células. como todas as coisas da vida, tudo a seu tempo.
já faltou mais.

fiquem bem.
Projecto Suzuki GSX-R

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

incrível!
estes homens fazem milagres às peças!
estou de boca aberta!!!
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

monicasalgado
Membro Gold
Membro Gold

hehehe

também conheço um carregador muito mais caro que os outros....

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por carlos.g »

rocker_pt Escreveu:incrível!
estes homens fazem milagres às peças!
estou de boca aberta!!!
meu caro, tudo isto é possível de ser feito por qualquer pessoa, apenas é necessária vontade (um pouco de jeito também ajuda) e alguns conhecimentos, mas nada de mais. aliás temos sempre explicado os processos todos, e não me parece que sejam minimamente difíceis.
monicasalgado Escreveu:hehehe

também conheço um carregador muito mais caro que os outros....
mónica, a situação é em tudo semelhante, mas pelo que me lembro também não “embarcas-te” na história, certo?

bem, este fim de semana tivemos um pequeno percalço, eu mais propriamente, e por isso o projecto esteve praticamente parado.
numa tentativa de reparação (conseguida, diga-se), de um pequeno electrodoméstico, resultou um pequeno acidente, um ligeiro corte na mão, mas um pouco profundo, com direito a tratamento, ligadura e a respectiva “baixa médica caseira” . nada de alarmante, que daqui por 3 ou 4 dias conto já estar totalmente operacional.

em virtude deste forçado interregno apenas pudemos tirar algumas fotos de peças e partes que ainda não tínhamos mostrado.
Imagem

novos punhos e terminal em alumínio. comando de piscas, luzes e buzina, já devidamente recondicionado...
Imagem

a parte do quadro que não tínhamos acabado quando mostrámos o trabalho de polimento.
Imagem

de regresso a casa, deparámos com uma visita inesperada na varanda, a anunciar a primavera, quem sabe .
Imagem

decidimos então fazer uma pequena reportagem, totalmente off topic, peço desculpa ao administrador, (serges é tudo em prol do ambiente), mas não resisti em mostrar dois ou 3 aspectos do nosso pequeno jardim de “varanda”. este também um dos meus passatempos preferidos, para descomprimir e aliviar o stress da “city”.

que tal?
Imagem

Imagem

Imagem

e pronto, já chega de entertenimento
prometo voltar ao projecto logo que reunidas as condições mínimas.
até lá…..

fiquem bem.
Projecto Suzuki GSX-R

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am

Mensagem por Flamingo »

também fiquei admirado com a recuperação que está a ser feita a moto. e agora confesso-me corioso com o desfecho que a conversão irá ter. vou estar atento...

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

carlos.g Escreveu:
de regresso a casa, deparámos com uma visita inesperada na varanda, a anunciar a primavera, quem sabe .
Imagem

que tal?
Imagem

Imagem

Imagem

e pronto, já chega de entertenimento
prometo voltar ao projecto logo que reunidas as condições mínimas.
até lá…..

fiquem bem.
as flores são prá mónica ou para decorar o fórum?
eu vou ficar com uma delas!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Mensagem por uggabugga »

deves desconfiar que muita gente vem aqui constantemente verificar o andamento do projecto embora não se manifeste

pronto, eu já me acusei…

mas no meu caso, é porque sempre que venho aqui fico de boca aberta e já não consigo dizer nada…

disse no início que ia estar atento e assim tem sido; é um dos tópicos que acompanho com regularidade. ainda continuo de boca aberta por isso estou com o mesmo problema. de qualquer maneira também dificilmente poderia dizer algo que ainda não foi dito.

talvez apenas salientar que, para além do prazer que é ver a transformação de cada uma das peças em particular, ficará aqui no final uma verdadeira bíblia sobre conversão.

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”