Heatwafer

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Heatwafer

Mensagem por orbis »

http://www.heatwafer.com/

gostaria de saber a vossa opinião sobre este sistema de aquecimento ou as vossas eventuais experiências com este sistema ou semelhantes.

obrigado
orbis

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm

Mensagem por escalavardo »

bem, isto parece-me um bocado de chão radiante , que se prende na parede.. pelo menos o principio é o mesmo.. a questão é saber se terá potencia suficiente para aquecer para além do meio metro quadrado que ocupa..

tenho experiência com o chão radiante (na casa de um amigo meu), e realmente aquece muito bem a casa, mas está instalado no chão todo, não em apenas meio metro quadrado, por isso não sei até que ponto esta sistema será eficaz.
3º sócio novaenergia

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm

Mensagem por ventoinhas »

nao adientando muito antes de falar com um colega electricista e instalador de sistemas do genero mas aparentemente é um sistema 5 estrelas pois se a isolacao for perfeita quanto a-os aquecedores murais nota-se ainda que nem sempre as pessoas escolhem o local ideal para instalacao ou seja por de baixo das janelas quanto à rapidez de aquecimento e instantaneo
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

desculpem a minha ignorância mas acho isto demasiado optimista.
como é que a radiação directa por infravermelhos pode atingir todos os pontos de uma divisão, sabendo que há interposição de objectos como móveis, por exemplo?
com o piso radiante sim mas com o tal meio metro quadrado......
além disso desconfio sempre de sites em que a falta de formação científica e técnica dos seus responsáveis é por demais evidente. já repararam que eles medem áreas em metros cúbicos? no mínimo é original. ou então estão a referir-se a volumes, mas então algo está errado e já está há muito tempo e nunca foi corrigido. mandei um mail ontem para lá e fico à espera da resposta.
de qualquer modo as pessoas (e empresas) para mim definem-se por pequenos actos: como querem que eu acredite no que dizem se começam logo a trabalhar com base numa falsidade científica evidente???

EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am

Mensagem por EnergiaDiesel »

escalavardo Escreveu:bem, isto parece-me um bocado de chão radiante , que se prende na parede.. pelo menos o principio é o mesmo.. a questão é saber se terá potencia suficiente para aquecer para além do meio metro quadrado que ocupa..

tenho experiência com o chão radiante (na casa de um amigo meu), e realmente aquece muito bem a casa, mas está instalado no chão todo, não em apenas meio metro quadrado, por isso não sei até que ponto esta sistema será eficaz.
exacto escalavardo , sistema muito utilizado no norte da europa/escandinávia onde os rigores do frio são bastante acentuados.

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

realmente, instalção facil, parece me um design agradavel...

preço não é caro, mais caro fica me a mim a ligar o aquecimento central... gas natural...

enfim pena mesmo não usar o dito a minha casa é realmente quente e até agora ainda não precisei ligar o dito, mas de vez em quando testo o...

mas creio que seja uma boa opcção para predios mais velhos ou mesmo vivendas que não tenham sistema de aquecimento instalado...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

passada uma semana, não logrei obter resposta ao meu email.
pelos vistos, a imagem de desconfiança prévia que eu tinha só se pode acentuar.

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm

Mensagem por Tó Miguel »

já estive numa casa com este sistema de aquecimento e segundo o proprietário funciona na perfeição e é ecomomica.
para quem não leu fica aqui a explicação do funcionamento:

o que é a aquecimento radiante?

aquecimento radiante é geralmente conhecido como a forma de aquecimento mais confortável, saudável e natural disponível.
é baseado no princípio da fonte primária de aquecimento que conhecemos - o calor do sol. este aquece os objectos á sua volta em vez do ar que respira.
o calor que se sente dos raios solares não é ár quente mas de facto energia infra - vermelho.

como é que o aquecimento radiante funciona?

como o sol, o aquecimento radiante move - se em linhas rectas, aquecendo os objectos no seu caminho, os quais por sua vez funcionam como pequenos convertores de calor, evitando assim, que as pessoas percam o seu calor para objectos frios, tais como paredes, chão, mesas, cadeiras, etc.
o aspecto principal do aquecimento radiante é a sua transmissão por ondas electromagneticas.
o ár é transparente á transferência de energia transmitida directamente de objectos quentes para objectos frios.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

tudo muito bem, nunca tive dúvidas sobre isso. o que eu tenho dúvidas é que consiga fazer isso com 250 w por divisão. consegue-se fazer isso com um consumo tão baixo?

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Tó Miguel »

aí temos que comparar a outra alternativa disponivel, para aquecimento e fazer contas
Sócio ANE Nº 16

com_pressão
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta nov 30, 2006 4:06 pm

Mensagem por com_pressão »

orbis Escreveu:tudo muito bem, nunca tive dúvidas sobre isso. o que eu tenho dúvidas é que consiga fazer isso com 250 w por divisão. consegue-se fazer isso com um consumo tão baixo?
é possível, mas há que ler nas entrelinhas. e depende da dimensão da divisão. há um indicador para isso do tipo kw/m3, mas não conheço os valores. no texto da firma lê-se, a certa altura, é melhor manter as 24h a funcionar pois leva algum tempo a atingir a temperatura ideal.
e há que ter em atenção o isolamento (paredes e janelas) de modo a não deixar fugir (muito) o calor.
assim teremos consumos de 24xp kwh/dia, com p a potência de cada aparelho.

eu tenho um aquecedor semelhante, portátil, com 750w/1500w. o seu desempenho é semelhante a um a óleo da mesma potência, mas os radiantes têm um menor efeito de convecção não transmitindo a desagradável impressão de "vento". a impressão final é de um ambiente quente sem se sentir a fonte. e funciona, mas sai do bolso...

de qq modo são sistemas 1kwh de energia dada-1kwh de calor recebido

alguns sistemas conjugam a resistência eléctrica com uma pedra de acumulação a qual permite uma libertação ao longo de um período, no qual não consome energia.

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

isso vem confirmar aquilo que eu pensava. ou seja potência insuficiente. não me parece que estar com o aquecimento ligado 24 horas seja a solução ideal para o nosso clima. reparem que temos noites muitas vezes frias e com geada mas durante o dia está sol e as temperaturas até sobem em muitas zonas do país para níveis aceitáveis. nessa altura, nos dias que estou em casa, aproveito para abrir um pouco as janelas e renovar o ar. ou seja o aquecimento 24 horas só se for para dias e dias de frio seguidos sem grande aumento de temperaturas durante o dia. mas se essa fosse a regra em portugal, haveria mais aquecimentos centrais e será que havia empresas a tentar vender pedaços de qualquer coisa radiante?

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm

Mensagem por escalavardo »

quanto a mim (e ainda não testei isto), parece-me mais uma forma de enfiar um mini-barrete. para aquecer uma sala maior, quantas coisas destas seriam precisas?

e depois é como o orbis diz, em portugal a amplitude térmica é muito grande, logo o aquecimento só é necessário algumas horas.
3º sócio novaenergia

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Tó Miguel »

se verificarem, a grande aplicação deste sistema, é em zonas de dificil arejamento e ventilação, sitios onde possam existir grandes concentrações de humidade, sitios, que pela sua localização, não tenham aberturas directas, para o exterior, tais como: despensas, roupeiros e casas de banho interiores, sendo para mim estas ultimas as maiores candidatas a este tipo de aquecimento.
Sócio ANE Nº 16

mpxavier
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta out 29, 2009 1:07 pm

Re: Heatwafer

Mensagem por mpxavier »

orbis Escreveu:http://www.heatwafer.com/

gostaria de saber a vossa opinião sobre este sistema de aquecimento ou as vossas eventuais experiências com este sistema ou semelhantes.

obrigado
orbis
viva,

como já passou bastante tempo desde a 1ª mensagem neste tópico.. recoloco a questão, já alguém comprou deste tipo de equipamento? e ficou satisfeito?

estou com alguma dificuldade em escolher a solução de aquecimento para o meu t1, sala com 30m2... sendo que será sempre uma solução eléctrica... e infelizmente ac está fora de questão.. regras de condomínio.

obrigado por qualquer ajuda..

miguel

Responder

Voltar para “Geral”