Peugeot 406 2.1 TD - Bomba Lucas

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

Autor do tópico
Irukandji
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: domingo jan 28, 2007 12:04 pm

Peugeot 406 2.1 TD - Bomba Lucas

Mensagem por Irukandji »

bom dia pessoal,

em primeiro lugar, gostaria de agradecer o verdadeiro serviço público que este forum e os seus participantes prestam, numa tentativa de um mundo melhor, ambiental e economicamente.

após muita leitura aqui no forum, venho pedir o vosso esclarecimento para o seguinte.

tenho o seguinte carro:
peugeot 406 2.1 td, 110 cv de 1997, com bomba lucas.

sei das diversas limitações quanto a esta bi, pelo que a minha aspiração não é ovd a 50% ou mais. gostaria de atingir um máximo de 10/15%.

já li muita coisa aqui no forum, mas ainda não consegui concluir se nestas bi é totalmente desaconselhado o ovd ou se a percentagem que eu pretendo está numa margem de segurança relativamente confortável.

li aquele pdf da oleomobile e pelo que percebi lá diz k se pode usar ovd a 30% sem alterações (corrijam-me se estou errado).

já agora, nestas percentagens (10/15%) será necessário/recomendável usar gasolina e óleo 2t?

agradeço os vossos comentários.

o meu bem haja a todos!


Autor do tópico
Irukandji
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: domingo jan 28, 2007 12:04 pm

Mensagem por Irukandji »

então? ninguém da uma ajuda? onde estão os nossos especialistas? a malta que está a começar precisa de aconselhamento.

obrigado.

Avatar do Utilizador

greenmove
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quarta nov 29, 2006 4:57 pm

bombas lucas

Mensagem por greenmove »

boas!

eu também sou o possuidor de 1 peugeot com b.i. rotativa lucas, a minha interpretaçaõ do que está na tabela do olie mobile não é bem essa...eles falam num kit de 2 depositos, retaragem dos injectores, etc, etc..

já me pedi alguns orçamentos para a adaptação da minha viatura, o que me ofereceu mais "confiança", foi o kit de 2 depósitos, com bomba auxiliar...só que é 1 pouco carote para mim, 1 vez que ainda não consigo arranjar o.v.usado, logo ìa ter que fazer muitos kms até recuperar o investimento.

quanto a juntao o.v. sem adaptaçoes, no nosso caso, está completamente fora de questao, mesmo em % baixas, será a ruína da b.i. e da carteira. como já aconteceu a alguns incautos!

há por aqui muitos links e pessoas com muito mais experiencia que eu que te dirão +\- o mesmo.

fica bem.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá impaciente greenmove
a tabela do oliomobile fala por si. as alterações necessárias também estão descritas. o sistema arranca a gasoleo e comuta quando tudo estiver quente. uma bomba electrica auxiliar retira muito do esforço da bomba de injecção.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

acho que 10 a 15% durante inverno, sem adaptação, não se corre perigo. durante verão até 30%. fazer misturas, de preferência, fora do carro e depois atestar. adicionar, no máximo, 2% de gasolina. o 2t acho desnecessário. o ov é um bom lubrificante.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
Irukandji
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: domingo jan 28, 2007 12:04 pm

Mensagem por Irukandji »

hynek Escreveu:acho que 10 a 15% durante inverno, sem adaptação, não se corre perigo. durante verão até 30%. fazer misturas, de preferência, fora do carro e depois atestar. adicionar, no máximo, 2% de gasolina. o 2t acho desnecessário. o ov é um bom lubrificante.
obrigado hynek!

vou experimentar com 5% de ov + 2% gasolina s/ch95 sobre o ov.

o meu depósito leva cerca de 70 litros. quando atesto, meto entre 55/60 litros. vou por 3/4 litros de ov previamente misturado e agitado com 80cl de gasolina. talvez vá pondo algum óleo 2t de vez em quando, visto k também é usado por quem usa gasóleo.

só por curiosidade. há cerca de 15 dias fui a salamanca parei no e'leclerc para abastecer. qual não foi o meu espanto qd vi "biodiesel"! intrigado, perguntei ao espanhol que estava ao lado (a abastecer biodiesel numa xsara hdi) que era o único que ali havia para carros. o outro que lá estava era para aquecimento. o preço do bio foi de 0,855€/litro.

um abraço

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”