bom dia pessoal,
em primeiro lugar, gostaria de agradecer o verdadeiro serviço público que este forum e os seus participantes prestam, numa tentativa de um mundo melhor, ambiental e economicamente.
após muita leitura aqui no forum, venho pedir o vosso esclarecimento para o seguinte.
tenho o seguinte carro:
peugeot 406 2.1 td, 110 cv de 1997, com bomba lucas.
sei das diversas limitações quanto a esta bi, pelo que a minha aspiração não é ovd a 50% ou mais. gostaria de atingir um máximo de 10/15%.
já li muita coisa aqui no forum, mas ainda não consegui concluir se nestas bi é totalmente desaconselhado o ovd ou se a percentagem que eu pretendo está numa margem de segurança relativamente confortável.
li aquele pdf da oleomobile e pelo que percebi lá diz k se pode usar ovd a 30% sem alterações (corrijam-me se estou errado).
já agora, nestas percentagens (10/15%) será necessário/recomendável usar gasolina e óleo 2t?
agradeço os vossos comentários.
o meu bem haja a todos!
Peugeot 406 2.1 TD - Bomba Lucas
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: domingo jan 28, 2007 12:04 pm
-
- Membro
- Registado: quarta nov 29, 2006 4:57 pm
bombas lucas
boas!
eu também sou o possuidor de 1 peugeot com b.i. rotativa lucas, a minha interpretaçaõ do que está na tabela do olie mobile não é bem essa...eles falam num kit de 2 depositos, retaragem dos injectores, etc, etc..
já me pedi alguns orçamentos para a adaptação da minha viatura, o que me ofereceu mais "confiança", foi o kit de 2 depósitos, com bomba auxiliar...só que é 1 pouco carote para mim, 1 vez que ainda não consigo arranjar o.v.usado, logo ìa ter que fazer muitos kms até recuperar o investimento.
quanto a juntao o.v. sem adaptaçoes, no nosso caso, está completamente fora de questao, mesmo em % baixas, será a ruína da b.i. e da carteira. como já aconteceu a alguns incautos!
há por aqui muitos links e pessoas com muito mais experiencia que eu que te dirão +\- o mesmo.
fica bem.
eu também sou o possuidor de 1 peugeot com b.i. rotativa lucas, a minha interpretaçaõ do que está na tabela do olie mobile não é bem essa...eles falam num kit de 2 depositos, retaragem dos injectores, etc, etc..
já me pedi alguns orçamentos para a adaptação da minha viatura, o que me ofereceu mais "confiança", foi o kit de 2 depósitos, com bomba auxiliar...só que é 1 pouco carote para mim, 1 vez que ainda não consigo arranjar o.v.usado, logo ìa ter que fazer muitos kms até recuperar o investimento.
quanto a juntao o.v. sem adaptaçoes, no nosso caso, está completamente fora de questao, mesmo em % baixas, será a ruína da b.i. e da carteira. como já aconteceu a alguns incautos!
há por aqui muitos links e pessoas com muito mais experiencia que eu que te dirão +\- o mesmo.
fica bem.
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
acho que 10 a 15% durante inverno, sem adaptação, não se corre perigo. durante verão até 30%. fazer misturas, de preferência, fora do carro e depois atestar. adicionar, no máximo, 2% de gasolina. o 2t acho desnecessário. o ov é um bom lubrificante.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: domingo jan 28, 2007 12:04 pm
obrigado hynek!hynek Escreveu:acho que 10 a 15% durante inverno, sem adaptação, não se corre perigo. durante verão até 30%. fazer misturas, de preferência, fora do carro e depois atestar. adicionar, no máximo, 2% de gasolina. o 2t acho desnecessário. o ov é um bom lubrificante.
vou experimentar com 5% de ov + 2% gasolina s/ch95 sobre o ov.
o meu depósito leva cerca de 70 litros. quando atesto, meto entre 55/60 litros. vou por 3/4 litros de ov previamente misturado e agitado com 80cl de gasolina. talvez vá pondo algum óleo 2t de vez em quando, visto k também é usado por quem usa gasóleo.
só por curiosidade. há cerca de 15 dias fui a salamanca parei no e'leclerc para abastecer. qual não foi o meu espanto qd vi "biodiesel"! intrigado, perguntei ao espanhol que estava ao lado (a abastecer biodiesel numa xsara hdi) que era o único que ali havia para carros. o outro que lá estava era para aquecimento. o preço do bio foi de 0,855€/litro.
um abraço