aquecimento antes ou depois do filtro??

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

Autor do tópico
explorado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo jan 28, 2007 11:39 am

aquecimento antes ou depois do filtro??

Mensagem por explorado »

ola a tudos!

muito tenho lido neste forum e resolvi construir o meu sistema para utilizar ovd numa ibiza 1.9td de 1997!
a minha duvida e a seguinte. sera melhor aquecer o ov antes de este passar pelo filtro do gasoleo ou imediatamente antes da bomba injectora ja depis de passar pelo filtro!
o sistema que vou utilizar aquece o ov com a agua do motor e utlizar gasoleo simples para aquecer o motor com um sistema de 2 depositos!!

obrigado por toda a ajuda que me possao dar!

Autor do tópico
explorado
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por explorado »

ola amigos!

alguem me pode dar uma ajuda, tava com urgencia a precisar desta informacao!
tenho o sistema proto e gostava de o montar mas tenho esta duvida!

se puderem dar uma ajudinha???

obrigado a todos!

Esteva
Membro
Membro
Registado: quinta jun 01, 2006 12:45 pm

Mensagem por Esteva »

olá explorado 1 !

penso que devas fazer o aquecimento antes do filtro de gasoleo.
como o oleo já vai quente antes do filtro (oleo mais quente,logo mais fino), vai passar melhor pelo filtro e forçar menos a bomba.
atenção que o oleo não deve entrar na b.i. a mais de 70/80º.

cumprimentos!

jossef
Staff Member
Staff Member
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am

Mensagem por jossef »

"A vida é uma folga que a morte nos dá"

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

o aquecimento do óleo devia ficar mais perto possível da bi. para aquecer o filtro é melhor remeter o retorno da bi à bomba de combustível. assim o óleo aquecido passa a aquecer o circuito fechado junto do motor e será necessário aquecer só o combustível novo, que vem do depósito.

descreve lá o teu aquecedor. talvez poderemos dar mais dicas.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Autor do tópico
explorado
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por explorado »

ola hynek!

o meu aquecedor e costituido por um recepiente em aco inoxidavel por onde passa a agua quente e por uma serpentina no interior onde passa o combustivel,o combustivel pode passar pelo sistema antes ou depois de passar pelo filtro, e eu nao sei qual sera melhor!
o sistema de retorno que falaste,podes me explicar melhor como e que se processa??o retorno dos injectores volta para o filtro e isso??se for no meu carro o retorno de combustivel ja volta para o filtro e so depois se ouver excesso e que volta para o deposito. e uma seat ibiza 1900td de 97!

obrigado pela ajuda!

hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

explorado1 Escreveu:ola hynek!

o meu aquecedor e costituido por um recepiente em aco inoxidavel por onde passa a agua quente e por uma serpentina no interior onde passa o combustivel,o combustivel pode passar pelo sistema antes ou depois de passar pelo filtro, e eu nao sei qual sera melhor!
o sistema de retorno que falaste,podes me explicar melhor como e que se processa??o retorno dos injectores volta para o filtro e isso??se for no meu carro o retorno de combustivel ja volta para o filtro e so depois se ouver excesso e que volta para o deposito. e uma seat ibiza 1900td de 97!

obrigado pela ajuda!
tens de fazer chegar o combustível aquecido à bi mais rápido possível. se o aquecimento estiver antes do filtro, terás de aquecer primeiro também o volume do filtro. se o aquecimento estiver depois do filtro, será necessário aquecer menos ov e o óleo quente chega mais rápido à bi. por isso a segunda alternativa é melhor.

se o teu carro já tem o retorno ligado ao filtro, não precisas fazer mais nada. o ov do retorno, ainda quente, aquece também o filtro.
Última edição por hynek em quarta jan 31, 2007 11:08 am, editado 1 vez no total.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

a mim parece-me razoavel o aquecimento do filtro uma vez que é aqui que se verifica a maior restrição na circulação de combustivel e a causa de maior esforço para a bomba. injectar oleo frio por tubos de 4 ou 5 milimetros não é tão dificil (parece-me) como fazê-lo passar por uma tela calibrada a 3 ou 4 microns. portanto, embora seja uma tarefa ingrata aquecer um copo metálico com 1 ou 2 decilitros deve ser aqui que se deve concentrar a maior temperatura.

husky
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça dez 05, 2006 3:35 pm

Mensagem por husky »

explorado1 Escreveu:ola hynek!

obrigado pela ajuda!
será que podes postar ou mandar fotos do teu aquecimento caseiro?? tenho um ibiza mas é o tdi...

hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

um permutador caseiro feito com tubos pode funcionar razoavelmente.

um permutador profissional é diferente. o que é mais importante é a superfície de permuta do calor. disso depende a capacidade do permutador de aquecer um determinado caudal, transmitir o calor . uma serpentina tem muito pouca superfície de contacto. um permutador profissional é pequeno e embora tem pouco volume, tem uma série de placas sobrepostas que tem essa superfície de permuta dezenas de vezes superior ao tubo em espiral. um destes permutadores apresentou no encontro em armamar o paulocadillac (comprou na frança). pode ver-se nas fotos do encontro.

estes permutadores estão disponíveis também no e-shop ( http://seealte.europecon.net/adapta-o-d ... /index.php ), cá em portugal.

há várias potências e material, para teu carro é capaz chegar um de 1,2 kw.
Última edição por hynek em quarta jan 31, 2007 3:18 pm, editado 1 vez no total.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

dende
Membro
Membro
Registado: quarta jan 03, 2007 6:18 pm

Mensagem por dende »

e por uma serpentina no interior onde passa o combustivel
por uma serpentina também de aço inox?

dendê

husky
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por husky »

mas esse de 1.2 como e onde é que se instala ????

hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

husky Escreveu:mas esse de 1.2 como e onde é que se instala ????
é um permutador de calor que aquece a partir da água de refrigeração. tem dois circuitos, um de água e outro de combustível. instala se no espaço junto do motor, espaço que permite ligar os tubos de água e os de combustível. depende das disponibilizades do espaço e do critério de quem instala.

na seguinte foto, por exemplo, está uma instalação feita por paulocadillac. acho que está muito bem conseguida. aproveitou bem o espaço. o permutador na foto tem 20 placas e uma superfície de contacto aprox. 0,386 m2. potência ~ 4,5 kw.

Imagem

Imagem

Imagem
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

husky
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por husky »

mas é assim esse permutador de calor tem que finalidade?
quando o carro está à temperatura normal o gasoleo/oleo já fica quentinho mesmo sem "aquecedores" de combustivel... ou terei errado?!

hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

husky Escreveu:mas é assim esse permutador de calor tem que finalidade?
quando o carro está à temperatura normal o gasoleo/oleo já fica quentinho mesmo sem "aquecedores" de combustivel... ou terei errado?!
a função do permutador é aquecer ov e mantê-lo aquecido.

sem aquecimento adicional o combustível não aquece suficiente o que tem influência na combustão que piora. isto depois tem repercussões no motor e outros sistemas que tem maior tendência para avarias ou problemas.

ontem recebi o material, os permutadores são estas coisas:

Imagem

Imagem
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

Autor do tópico
explorado
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por explorado »

ola amigos!

ja instalei o sistema de 2 depositos na minha ibiza!
a minha pregunta e, se utilizar sempre gasoleo puro antes de desligar o carro e tambem para o por a trabalhar e aquecer sera que o risco e muito em utilizar 90 % de ov no meu carro??
o meu sistema tem pre aquecimento com a agua do motor antes do filtro o ov chega ao filtro a cerca 80 graus e a bi a cerca de 75 graus quando o carro ja esta com a temperatura normal de servico!
so estou a utilizar ov novo sera conveniente colocar outro filtro para fazer uma pre filtragem do ov?

obrigado pela vossa ajuda!

jossef
Staff Member
Staff Member
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am

Mensagem por jossef »

com dois depositos n deves ter problemas em 90% de ov depois do carro estar quente.
o ov novo vem limpo sem quaquer lixo.
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

husky
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por husky »

explorado1 Escreveu:ola amigos!

ja instalei o sistema de 2 depositos na minha ibiza!
a minha pregunta e, se utilizar sempre gasoleo puro antes de desligar o carro e tambem para o por a trabalhar e aquecer sera que o risco e muito em utilizar 90 % de ov no meu carro??
o meu sistema tem pre aquecimento com a agua do motor antes do filtro o ov chega ao filtro a cerca 80 graus e a bi a cerca de 75 graus quando o carro ja esta com a temperatura normal de servico!
so estou a utilizar ov novo sera conveniente colocar outro filtro para fazer uma pre filtragem do ov?

obrigado pela vossa ajuda!
tens fotos do kit montado no ibiza??

Autor do tópico
explorado
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por explorado »

ola amigos!

aindas nao tenho fotos mas vou tirar e depois coloco!

abracos!

hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

parabéns. se consegues um aquecimento rápido e depois manter a temperatura, está tudo ok. podes usar 90% ov sem problemas.

com ov novo não precisas outro filtro.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”