XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???
-
- Membro Gold
- Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???
Boas
Bem depois de olhar para o gráfico do SEstevao, apetece carregar no Xantrex... embora o meu corte aos 4125W... colocar mais 1000W no lado DC iria tornar o sistema fixo muito próximo de um sistema seguidor com 4KW DC... teria direito a injectar na rede acima dos 3900W durante 5 horas consecutivas.
Para o registo fica um novo pico AC...era de 3961W... hoje chegou aos 3965W, ou seja 96,1% de rendimento (excelente para um inversor com transformador). Curioso é o SEstevao ter o mesmo modelo, mas tem tipicamente menos 1% de rendimento. Mesmo cortando aos 4150W (+25W DC) não consegue chegar a estes valores AC. Deve haver alguma diferença no firmware que justifique este comportamento.
Cmps,
Bem depois de olhar para o gráfico do SEstevao, apetece carregar no Xantrex... embora o meu corte aos 4125W... colocar mais 1000W no lado DC iria tornar o sistema fixo muito próximo de um sistema seguidor com 4KW DC... teria direito a injectar na rede acima dos 3900W durante 5 horas consecutivas.
Para o registo fica um novo pico AC...era de 3961W... hoje chegou aos 3965W, ou seja 96,1% de rendimento (excelente para um inversor com transformador). Curioso é o SEstevao ter o mesmo modelo, mas tem tipicamente menos 1% de rendimento. Mesmo cortando aos 4150W (+25W DC) não consegue chegar a estes valores AC. Deve haver alguma diferença no firmware que justifique este comportamento.
Cmps,
-
- Membro Silver
- Registado: sexta abr 22, 2011 6:07 am
Viva, realmente não posso estar mais satisfeiro com o Xantrex. Andei a ler o manual actual do inversor e não falam em limite de potencia DC, apenas dizem que a recomendada são 4180W, o limite efectivamente são 21.3 Amperes DC, sendo que a minha instalação não chega aos 15A.
Se tivesse mais espaço sem sombras acho que tinha optado por mais 2 paineis, ficava assim com com 40m2 de paineis o que para dias de inverno ajudava.
Curiosamente tenho fotos de uma instalação com um Xantrex 3.8 SP a injectar 4025W AC constantes... também quero
Se tivesse mais espaço sem sombras acho que tinha optado por mais 2 paineis, ficava assim com com 40m2 de paineis o que para dias de inverno ajudava.
Realmente existe esta diferença, mas podem ser diferenças de calibração dos inversores, ao variar a Potencia AC e DC medida, o cálculo do rendimento também varia. O ideal seria conseguir medir as diferenças do inversor relativamente ao contador para perceber qual é a % de erro de leitura.Curioso é o SEstevao ter o mesmo modelo, mas tem tipicamente menos 1% de rendimento. Mesmo cortando aos 4150W (+25W DC) não consegue chegar a estes valores AC. Deve haver alguma diferença no firmware que justifique este comportamento.
Curiosamente tenho fotos de uma instalação com um Xantrex 3.8 SP a injectar 4025W AC constantes... também quero

-
- Membro Gold
Pois... 4025W AC eu também gostava, mas está muito longe, embora os 3965W já eram... hoje passou para 3970W, mas isso são picos normalmente estabiliza por volta dos 3930W.
Quanto à diferença de Kws entre inversor/contador. Em 7300Kw do inversor o contador tem menos 15, uma diferença de -0,2% (nada de significativo se pensar que tenho perto de 60 metros de cabo de 10mm entre inversor e contador).
Cmps,
Quanto à diferença de Kws entre inversor/contador. Em 7300Kw do inversor o contador tem menos 15, uma diferença de -0,2% (nada de significativo se pensar que tenho perto de 60 metros de cabo de 10mm entre inversor e contador).
Cmps,
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: quinta mar 17, 2011 2:55 pm
ufa.. finalmente...
acho que vai ser amanha o grande dia.
após ter sido reprovado o projecto; depois não atendi o telefone quando foi para agendar a ligação á rede... vai a ser amanha que vai ser o grande dia do batismo.
isto claro sem saber ainda se o sistema esta a funcionar a 100%... é que sempre que estiveram os técnicos a montar o sistema foi sempre em dias em que não estive presente. NAO HA-DE SER NADA.
acho que vai ser amanha o grande dia.
após ter sido reprovado o projecto; depois não atendi o telefone quando foi para agendar a ligação á rede... vai a ser amanha que vai ser o grande dia do batismo.
isto claro sem saber ainda se o sistema esta a funcionar a 100%... é que sempre que estiveram os técnicos a montar o sistema foi sempre em dias em que não estive presente. NAO HA-DE SER NADA.
-
ligação a rede ontem pelas 10H30
ao final do dia 30 410 no inversor.... penso que naõ está mal. Dúvida
porque é que no contador apenas tem 27?
-
- Membro Gold
Viva,tcassa Escreveu:ligação a rede ontem pelas 10H30
Se o tempo esteve por aí como aqu pelas Caldas, deveria ter feito mais... está a fazer log dos dados do inversor?
A diferença de 30 para 27 é estranha, o inversor não devia estar a zeros quando foi ligado, deve ter sido ligado para testes pelo instalador e depois não reiniciou a contagem.
No final do dia poderemos validar...
Qual a distância inversor/contador? Qual a secção dos cabos?
Cmps,
-
são cerca de 50 metros de fio penso que o fio e de 4mm
instalei um programa no pc para poder fazer as leituras nele, acontece que o windows não o reconhece. nao sei como resolver o problema.
o tempo por aqui esteve limpo no entanto de vez em quanda aparecia uma nuvem para chatear.
mas essa produção para um dia que começou muito perto das 11H00 é pouco?
instalei um programa no pc para poder fazer as leituras nele, acontece que o windows não o reconhece. nao sei como resolver o problema.
o tempo por aqui esteve limpo no entanto de vez em quanda aparecia uma nuvem para chatear.
-
esquci-me de dizer o programa que instalei foi o que me arranjou (Jduarte), provavelmente sera necessario estar ligado a internet nao sei.
-
- Membro Gold
Viva,tcassa Escreveu:esquci-me de dizer o programa que instalei foi o que me arranjou (Jduarte), provavelmente sera necessario estar ligado a internet nao sei.
É fácil fazer a ligação do PC ao inversor (deve utilizar a porta Série RS232, com um cabo directo - não pode ser cruzado). Se tentar ligar com RJ45 nas portas XANBUS pode queimar o PC.
Se estiver a utilizar um PC recente que não tenha porta DB9/série, terá de utilizar um conversor RS232 para USB.
1. Fazer a ligação do cabo.
2. Verificar o número de porta com disponível no PC (Ver propriedades do Sistema, Gestor de dispositivos, Portas COM).
3. Abrir o SGT-View e fazer as definições do intervalo de log, destino do ficheiro, etc.
Se tiver dificuldade em fazer... posso ajudar desde que dê acesso remoto, com o TeamViewer, ammyy, ShowmyPC, etc.
Qual foi a diferença inversor/contador hoje?
Cmps,
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
50 metros com fio de 4mm!! deveria ser de 10mm.tcassa Escreveu:são cerca de 50 metros de fio penso que o fio e de 4mm
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW