1994 Suzuki GSXR-EE
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1163
- Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
- Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57
1994 Suzuki GSXR-EE
Buenas
Acho que ja é altura de colocar aqui mais um topico para animar as hostes... e obrigar-me a avançar com este projecto
Mas como é que isto começou?
para quem não conheça os episodios das novelas anteriores, volto a resumir e actualizar, para um melhor entendimento, o meu percurso de motos:
Combustão Interna (CI):
2 "motorizadas" casal 50cc,
Suzuki GSX1100EZ '82,
Suzuki Bandit 400 '94
Kawazaki GPZ900r '92,
Suzuki RF600 '94,
Yamaha YZF750R '95,
Suzuki GSXR600R '97,
Honda Hornet 600 '98,
Honda VFR750F '88
Honda X-11 '00
Honda CBR 929RR '02 (actual)
Historial nas Electricas:
Bereco 2,5kw em 2008
Evader GT 1,5kw em 2008
Evader Metro 1,5kw em 2008
Andei uns tempos com uma E-Max 110s cinza prata, que adorei, muito sólida e bem construída, mas bem pesada...
...depois veio a conhecida Blue Thunder 5kw 90Ah Li em 2009
e agora tenho a simpatica Huasha 1.5kw
Após tudo isto, era facil de ver que faltava juntar a qualidade das japonesas, com o conceito das electricas!
No inicio deste ano, deu-me na ideia (idiota...) de me aventurar numa conversão, na altura ainda considerei estripar a VFR, como o Travis Gintz fez e publicou no blog http://evfr.net/ , mas nao quis estragar uma moto que ainda estava em boas condições para uso normal e a conselho do proprio Travis, decidi optar por outro modelo, com motor 4 em linha, para ter mais espaço disponivel para baterias.
Assim, comecei a sondar anuncios, a ver o que seria viavel, mas logo a partida a vida deu umas cambalhotas, e o orçamento ficou apertado, com as dificuldades economicas a começarem a surgir, como a muitas outras pessoas
Por isso, la tive de ponderar um projecto de conversão Low-Cost (= pobre, teso ).
Procurei uma que fosse acessivel no pr€ço, após alguma pesquisa pela imensa informação disponivel na net, encontrei uma desgraçada que correspondia ao que procurava, um modelo que sempre gostei (mas nunca tive), a Suzuki GSXR 750 de 1994
O modelo de origem era assim (embora eu preferisse as azuis e brancas, mas neste caso, foi o que veio à rede...)
Mas a que encontrei estava assim...segundo o proprietario, tinha um problema de "vielas", estava com motor danificado. O problema, como previsto, e aqui admito o meu erro (fica o aviso para quem ler estas linhas), é que se o motor esta danificado, o restante tambem nao teve muito cuidado no uso
Enfim, vai-se aprendendo
Pela conversa com o dono e com o mecanico onde a moto estava, e pelo diagnostico inicial, percebi que o motor tinha sobre-aquecido, mas foi ignorado, até queimar a junta de cabeça (e sei la o que mais), vomitar-se toda, depois parou...
Ficou parada porque o arranjo nao compensava face ao valor de mercado da mota, e estava destinada a ser desmantelada para peças ou ir para sucata.
Tive pena da piquena Suzi teve uma vida sofrida, e resolvi traze-la para uma nova casa, para lhe tentar dar uma segunda oportunidade la estou eu outra vez com uma mota que levou uma vida problemática...
Aquelas bainhas azuis tiram-me do sério
Isto ja vai extenso, são 3h da noite, e amanhã tenho de ir trabalhar...
Acho que ja é altura de colocar aqui mais um topico para animar as hostes... e obrigar-me a avançar com este projecto
Mas como é que isto começou?
para quem não conheça os episodios das novelas anteriores, volto a resumir e actualizar, para um melhor entendimento, o meu percurso de motos:
Combustão Interna (CI):
2 "motorizadas" casal 50cc,
Suzuki GSX1100EZ '82,
Suzuki Bandit 400 '94
Kawazaki GPZ900r '92,
Suzuki RF600 '94,
Yamaha YZF750R '95,
Suzuki GSXR600R '97,
Honda Hornet 600 '98,
Honda VFR750F '88
Honda X-11 '00
Honda CBR 929RR '02 (actual)
Historial nas Electricas:
Bereco 2,5kw em 2008
Evader GT 1,5kw em 2008
Evader Metro 1,5kw em 2008
Andei uns tempos com uma E-Max 110s cinza prata, que adorei, muito sólida e bem construída, mas bem pesada...
...depois veio a conhecida Blue Thunder 5kw 90Ah Li em 2009
e agora tenho a simpatica Huasha 1.5kw
Após tudo isto, era facil de ver que faltava juntar a qualidade das japonesas, com o conceito das electricas!
No inicio deste ano, deu-me na ideia (idiota...) de me aventurar numa conversão, na altura ainda considerei estripar a VFR, como o Travis Gintz fez e publicou no blog http://evfr.net/ , mas nao quis estragar uma moto que ainda estava em boas condições para uso normal e a conselho do proprio Travis, decidi optar por outro modelo, com motor 4 em linha, para ter mais espaço disponivel para baterias.
Assim, comecei a sondar anuncios, a ver o que seria viavel, mas logo a partida a vida deu umas cambalhotas, e o orçamento ficou apertado, com as dificuldades economicas a começarem a surgir, como a muitas outras pessoas
Por isso, la tive de ponderar um projecto de conversão Low-Cost (= pobre, teso ).
Procurei uma que fosse acessivel no pr€ço, após alguma pesquisa pela imensa informação disponivel na net, encontrei uma desgraçada que correspondia ao que procurava, um modelo que sempre gostei (mas nunca tive), a Suzuki GSXR 750 de 1994
O modelo de origem era assim (embora eu preferisse as azuis e brancas, mas neste caso, foi o que veio à rede...)
Mas a que encontrei estava assim...segundo o proprietario, tinha um problema de "vielas", estava com motor danificado. O problema, como previsto, e aqui admito o meu erro (fica o aviso para quem ler estas linhas), é que se o motor esta danificado, o restante tambem nao teve muito cuidado no uso
Enfim, vai-se aprendendo
Pela conversa com o dono e com o mecanico onde a moto estava, e pelo diagnostico inicial, percebi que o motor tinha sobre-aquecido, mas foi ignorado, até queimar a junta de cabeça (e sei la o que mais), vomitar-se toda, depois parou...
Ficou parada porque o arranjo nao compensava face ao valor de mercado da mota, e estava destinada a ser desmantelada para peças ou ir para sucata.
Tive pena da piquena Suzi teve uma vida sofrida, e resolvi traze-la para uma nova casa, para lhe tentar dar uma segunda oportunidade la estou eu outra vez com uma mota que levou uma vida problemática...
Aquelas bainhas azuis tiram-me do sério
Isto ja vai extenso, são 3h da noite, e amanhã tenho de ir trabalhar...
-
- Membro Silver
- Mensagens: 492
- Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
- Localização: albufeira algarve
Re: 1994 Suzuki GSXR-EE
força com isso
assim ainda fica pronto mais rapido que outros projectos
assim ainda fica pronto mais rapido que outros projectos
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: 1994 Suzuki GSXR-EE
Boa Barrocas.
Esse modelo realmente é muito bonito e o trabalho que te espera é imenso.
O quadro é fantástico e o espaço deve abundar.
Sei que és perseverante e irás conseguir uma boa conversão.
Coragem e boa sorte.
Esse modelo realmente é muito bonito e o trabalho que te espera é imenso.
O quadro é fantástico e o espaço deve abundar.
Sei que és perseverante e irás conseguir uma boa conversão.
Coragem e boa sorte.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
- Membro Silver
- Mensagens: 339
- Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am
- Localização: Lisboa
Re: 1994 Suzuki GSXR-EE
Muito me alegra ler isto vindo de ti porque acredito que o resultado final vai ser bombástico. Vai partilhando connosco os avanços e recuos do teu projecto porque vais começar a deixar-nos com água na boca. Felicidades e boa sorte para esse enorme trabalho que parece teres pela frente!Barrocas Escreveu:Buenas Acho que ja é altura de colocar aqui mais um topico para animar as hostes... e obrigar-me a avançar com este projecto
Abraço.
-
- Membro Silver
- Mensagens: 240
- Registado: domingo out 19, 2008 12:42 pm
- Localização: Margem Sul (terra dos sonhos)
Re: 1994 Suzuki GSXR-EE
Parece mentira lol... Ainda ontem andei no standvirtual a namorar GSX's para converter. Pelo que tenho visto este quadro é o que tem mais potencial entre as demais. Depois....
Depois... Fechei o browser e pensei que teria que ficar para outras nupcias, que agora há outras prioridades..
Depois... Fechei o browser e pensei que teria que ficar para outras nupcias, que agora há outras prioridades..
Há + de 40000 km's a virar frangos
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1163
- Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
- Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57
Re: 1994 Suzuki GSXR-EE
Sim, muito trabalho... mas nao esperem o nivel de perfeccionismo e detalhe do Carlos.G, que ele colocou a fasquia num patamar muito elevado
Isto vai ser para se ir fazendo a passo de caracol, conforme os m€ios (contenção de custos) e tempo disponiveis
Muitas vezes considerei se valia a pena, e ha varias formas de ver a coisa, mas se formos a ver pelos custos/trabalho, dos quais ainda apenas vi uma pequenita parte, provavelmente mais valia estar quieto
A ideia é mesmo a de meter mãos à obra, e ir aprendendo pelo percurso
Isto vai ser para se ir fazendo a passo de caracol, conforme os m€ios (contenção de custos) e tempo disponiveis
Muitas vezes considerei se valia a pena, e ha varias formas de ver a coisa, mas se formos a ver pelos custos/trabalho, dos quais ainda apenas vi uma pequenita parte, provavelmente mais valia estar quieto
A ideia é mesmo a de meter mãos à obra, e ir aprendendo pelo percurso
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: 1994 Suzuki GSXR-EE
É claro que as conversões ditas caseiras ficam mais caras do que adquirir uma nova.
Mas aqui surge um problema, não há dessas novas.....logo estamos a pensar numa obra de arte.
É quase como fazer uma mota à mão!
Mas aqui surge um problema, não há dessas novas.....logo estamos a pensar numa obra de arte.
É quase como fazer uma mota à mão!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
- Membro Silver
- Mensagens: 240
- Registado: domingo out 19, 2008 12:42 pm
- Localização: Margem Sul (terra dos sonhos)
Re: 1994 Suzuki GSXR-EE
E daí não sei... Por exemplo, com o orçamento de uma Vectrix Li+ consegue-se fazer coisas bem mais interessantes. Em termos de ciclistica, performance, autonomia!O_volt Escreveu:É claro que as conversões ditas caseiras ficam mais caras do que adquirir uma nova.
Mas aqui surge um problema, não há dessas novas.....logo estamos a pensar numa obra de arte.
É quase como fazer uma mota à mão!
Há + de 40000 km's a virar frangos
-
- Membro Silver
- Mensagens: 952
- Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
- Localização: Costa de Caparica
- Contacto:
Re: 1994 Suzuki GSXR-EE
Boas,
Estou entusiasmadissimo.... tenho a certeza que vai ser bombástico.... Topico para os favoritos
Um grande abraço, e se precisares de ajuda em algo...já sabes. Não te esquecas que trabalho com muita casa de electronica em portugal e talvez consiga arranjar componentes a preço de revenda. Já sei que vais procurar no ebay, mas o que precisares de cá..tás á vontade.
Estou entusiasmadissimo.... tenho a certeza que vai ser bombástico.... Topico para os favoritos
Um grande abraço, e se precisares de ajuda em algo...já sabes. Não te esquecas que trabalho com muita casa de electronica em portugal e talvez consiga arranjar componentes a preço de revenda. Já sei que vais procurar no ebay, mas o que precisares de cá..tás á vontade.
-
- Membro Silver
- Mensagens: 634
- Registado: sábado out 17, 2009 4:12 pm
- Localização: Ovar
Re: 1994 Suzuki GSXR-EE
Boas Barrocas
Boa sorte com o projecto, e olha que as cores da que compraste parecem-me ser bem porreiras, depois quando lá chegares podes sempre alterar um pouco os tons...
abraço
Boa sorte com o projecto, e olha que as cores da que compraste parecem-me ser bem porreiras, depois quando lá chegares podes sempre alterar um pouco os tons...
abraço
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi
BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE
Mohandas Karamchand Gandhi
BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1981
- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
Re: 1994 Suzuki GSXR-EE
Super !!! E assim se vai ganhando balanço ! Se precisares de alguma coisa, diz!
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1163
- Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
- Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57
Re: 1994 Suzuki GSXR-EE
Todas as ajudas e "boa sorte" são mais que bem-vindas
Esqueçam o bombastico obviamente que gostava de montar uma Motoczysz E1pc caseira, mas não tenho possibilidades para isso, nem perto... volto a frizar que vai ser um projecto muito, mas mesmo muito modesto, como uma especie de auto-formação para ganhar mais conhecimento e experiencia
Como em muitos outros projectos que se encontram na net, vou começar com baterias de chumbo (ainda a ver o que consigo arranjar), e motor ja encontrei um que se enquadra no que pretendo...
Caso nao tenham reparadado, a GSXR veio ca para casa em Janeiro 2011, e depois pouco mudou, esteve parada durante meses, a espera a ver como as coisas iam alinhar, porque sem ovos nao se fazem omeletes, neste momento os rendimentos sao uma incognita, por isso houve um largo periodo de ponderação, se realmente ia avançar nisto.
Houve varios comentarios que mais valia vender para sucata, despachar em peças, ia-me meter em despesas que nao valiam a pena, para que é que ia converter a GSXR se ja tinha a CBR929 (essa sim é bombastica ), nunca ia ter performance comparavel, etc.
Mas isto é simplesmente daquelas coisas que eu tenho de tentar fazer. Posso falhar, mas pelo menos vou tentar
As cores na documentação são preto, roxo e outras. Ja vi algumas com a pintura original, e são.. diferentes
Esta GSXR notoriamente caiu para um lado, para o outro, foi amassada, remendada, retocada, repintada, mas o que sofreu mais foi mesmo o motor.
Esqueçam o bombastico obviamente que gostava de montar uma Motoczysz E1pc caseira, mas não tenho possibilidades para isso, nem perto... volto a frizar que vai ser um projecto muito, mas mesmo muito modesto, como uma especie de auto-formação para ganhar mais conhecimento e experiencia
Como em muitos outros projectos que se encontram na net, vou começar com baterias de chumbo (ainda a ver o que consigo arranjar), e motor ja encontrei um que se enquadra no que pretendo...
Caso nao tenham reparadado, a GSXR veio ca para casa em Janeiro 2011, e depois pouco mudou, esteve parada durante meses, a espera a ver como as coisas iam alinhar, porque sem ovos nao se fazem omeletes, neste momento os rendimentos sao uma incognita, por isso houve um largo periodo de ponderação, se realmente ia avançar nisto.
Houve varios comentarios que mais valia vender para sucata, despachar em peças, ia-me meter em despesas que nao valiam a pena, para que é que ia converter a GSXR se ja tinha a CBR929 (essa sim é bombastica ), nunca ia ter performance comparavel, etc.
Mas isto é simplesmente daquelas coisas que eu tenho de tentar fazer. Posso falhar, mas pelo menos vou tentar
As cores na documentação são preto, roxo e outras. Ja vi algumas com a pintura original, e são.. diferentes
Esta GSXR notoriamente caiu para um lado, para o outro, foi amassada, remendada, retocada, repintada, mas o que sofreu mais foi mesmo o motor.
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: 1994 Suzuki GSXR-EE
É uma opinião, tal como podias ter falado no preço da Maziven...Romi Escreveu:E daí não sei... Por exemplo, com o orçamento de uma Vectrix Li+ consegue-se fazer coisas bem mais interessantes. Em termos de ciclistica, performance, autonomia!O_volt Escreveu:É claro que as conversões ditas caseiras ficam mais caras do que adquirir uma nova.
Mas aqui surge um problema, não há dessas novas.....logo estamos a pensar numa obra de arte.
É quase como fazer uma mota à mão!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
- Membro Silver
- Mensagens: 228
- Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm
- Localização: Coimbra
Re: 1994 Suzuki GSXR-EE
hehehe, temos aí grande projecto! força e vai documentando tudo.
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1163
- Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
- Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57
Re: 1994 Suzuki GSXR-EE
Algumas fotos do tempo em que ficou parada a espera de desenvolvimentos...
Eu: "O que é que eu vou fazer com isto?"
Ela: "Depois de tudo o que ja passei, o que será que me vai acontecer agora?"
Eu: "O que é que eu vou fazer com isto?"
Ela: "Depois de tudo o que ja passei, o que será que me vai acontecer agora?"
-
- Membro Silver
- Mensagens: 287
- Registado: quarta out 28, 2009 2:30 pm
Re: 1994 Suzuki GSXR-EE
é típico dos portugueses serem tão negativos quando alguém se propõe a uma aventura deste género! são os tais velhos do restelo, é este tipo de mentalidade que faz com que o país não saia da cepa torta. noutros países de certeza que não levantam essas questões, possivelmente até sobes na consideração de muita gente por lá, uma vez que estás a arriscar, a investir a ser empreendedor.Barrocas Escreveu:Todas as ajudas e "boa sorte" são mais que bem-vindas
Esqueçam o bombastico obviamente que gostava de montar uma Motoczysz E1pc caseira, mas não tenho possibilidades para isso, nem perto... volto a frizar que vai ser um projecto muito, mas mesmo muito modesto, como uma especie de auto-formação para ganhar mais conhecimento e experiencia
Como em muitos outros projectos que se encontram na net, vou começar com baterias de chumbo (ainda a ver o que consigo arranjar), e motor ja encontrei um que se enquadra no que pretendo...
Caso nao tenham reparadado, a GSXR veio ca para casa em Janeiro 2011, e depois pouco mudou, esteve parada durante meses, a espera a ver como as coisas iam alinhar, porque sem ovos nao se fazem omeletes, neste momento os rendimentos sao uma incognita, por isso houve um largo periodo de ponderação, se realmente ia avançar nisto.
Houve varios comentarios que mais valia vender para sucata, despachar em peças, ia-me meter em despesas que nao valiam a pena, para que é que ia converter a GSXR se ja tinha a CBR929 (essa sim é bombastica ), nunca ia ter performance comparavel, etc.
Mas isto é simplesmente daquelas coisas que eu tenho de tentar fazer. Posso falhar, mas pelo menos vou tentar
As cores na documentação são preto, roxo e outras. Ja vi algumas com a pintura original, e são.. diferentes
Esta GSXR notoriamente caiu para um lado, para o outro, foi amassada, remendada, retocada, repintada, mas o que sofreu mais foi mesmo o motor.
Barrocas, não ligues aos comentários, força vai em frente. mesmo que não acabes este, aprendes sempre qualquer coisa que no futuro pode ser útil.
e claro, não tenhas pressa. considera isso como o teu hobby! há quem vá para a pesca, ou para a caça, há quem se dedique às artes nos tempos livres, há quem pratique desporto, e há os que se divertem a converter veículos CI em eléctricos.
eu gostava de me meter num projecto destes. sigo várias conversões que estão aqui, e fico mesmo com muita vontade. no entanto faltam-me conhecimentos técnicos, espaço físico com condições para trabalhar e ferramentas. se o primeiro caso é fácil de resolver com um pouco de estudo, os demais já nem por isso neste momento...
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: 1994 Suzuki GSXR-EE
Realmente linda....à espera de dias melhores....e sem cano escape
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1163
- Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
- Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57
Re: 1994 Suzuki GSXR-EE
Aqui espaço nao falta, estamos numa zona rural.
Tambem ha muito pó, terra, cães, gatos, gansos, galinhas...
Enfim, la chegou um fim semana em que decidi colocar as mãos na massa (nem sabia quanta...) e começar a desmontar aos poucos, a ver o que ia encontrando por baixo das carenagens.
Assim à primeira vista, parece-me que tem algumas peças a mais...
Tambem ha muito pó, terra, cães, gatos, gansos, galinhas...
Enfim, la chegou um fim semana em que decidi colocar as mãos na massa (nem sabia quanta...) e começar a desmontar aos poucos, a ver o que ia encontrando por baixo das carenagens.
Assim à primeira vista, parece-me que tem algumas peças a mais...
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 7877
- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
- Localização: Amadora
Re: 1994 Suzuki GSXR-EE
Enfim...do velho se faz novo.
Os tijolos são para a nova casa!
Coitada, velha e podre e carregar com tijolos
Boa sorte para o projecto (ou seja reparação).
Os tijolos são para a nova casa!
Coitada, velha e podre e carregar com tijolos
Boa sorte para o projecto (ou seja reparação).
-
- Administrador
- Mensagens: 16151
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: 1994 Suzuki GSXR-EE
Barrocas sabes bem que te desejo a maior das sortes e espero que o projecto seja mais um com um sucesso estrondoso!
Obrigado por partilhares com a malta!
Obrigado por partilhares com a malta!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga