rmazenha Escreveu:Viva,
a diferença na tonalidade ocorreu devido aos processos de fabrico envolvidos. O robot pega nas células e é executada uma soldadura ponto a ponto por robot. Acontece que essa mesma soldadura deverá ser inspeccionada a raio-x para identificar eventuais não conformidades.
Se forem detectadas falhas na soldadura, a mesma terá de ser retrabalhada, isto é, um operador humano pega num ferro de soldar a uma temperatura que ronda os 410 a 430ºC. Se o operador estiver somente com a ponta do ferro o tempo suficiente para restabelecer a soldadura, a célula não tem tendência a mudar de cor. Quando está mais tempo para realizar a tarefa, existe a posssibilidade de ser alterada a cor do silício.
De notar que os processos de soldadura são dos mais críticos para o silício e daí depende a sua produtividade futura. O calor da soldadura pode afectar a dopagem do silício.
Cumps,
Rui
Boas rmazenha,
Era precisamente esta explicação que esperava e de certa forma temia

por quem conhece os processos de produção envolvidos no fabrico destas células, que pode e explica o porquê dessa tonalidade diferente das restantes... foi efectivamente uma falha na produção
Sendo assim e com esta explicação, o amigo "jama" está certo, isto é produto de 2ª escolha!...
Numa escala %, como enquadra a possibilidade de influenciar negativamente "a sua produtividade futura" com a possibilidade de uma real "dopagem do silicio"... esta possibilidade pode ser real a curto/médio/longo prazo
Desculpa todas estas questões. mas penso ser muito importante para quem já esteja nesta situação e ao mesmo tempo serve ALERTA a futuros microproductores!
A meu ver, este tipo de produto NUNCA devia ser colocado no mercado...penso eu de que!!!
Cumps.
Paulo