Diferença Tonalidade de Celulas/Paineis

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Diferença Tonalidade de Celulas/Paineis

Mensagem por PaulOL »

Paineis FV.jpg
Paineis FV.jpg (159.99 KiB) Visto 2290 vezes
Boas!

Puseram-me esta questão que não sobe responder, por isso peço a ajuda a quem souber… a resposta :mrgreen:

É estranha esta diferença de tonalidade nos painéis da foto, a que se deve :?: , defeito de fabrico ou outra situação...
Esta situação poderá agravar ainda mais perda de produção “natural” (+-1%/Ano), ou não tem qualquer consequência a este nível :?:
Quanto há durabilidade a 10 ou 20 anos, haverá alguma consequência :?:
Aparentemente as produções têm estado normais, comparativamente a outras MP de igual potência e equipamento, mas também ainda é um bebé :lol: não tem 1 ano de vida... :o

Cumpts.

jama
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am

Re: Diferença Tonalidade de Celulas/Paineis

Mensagem por jama »

PaulOL Escreveu:
Paineis FV.jpg
Boas!

Puseram-me esta questão que não sobe responder, por isso peço a ajuda a quem souber… a resposta :mrgreen:

É estranha esta diferença de tonalidade nos painéis da foto, a que se deve :?: , defeito de fabrico ou outra situação...
Esta situação poderá agravar ainda mais perda de produção “natural” (+-1%/Ano), ou não tem qualquer consequência a este nível :?:
Aparentemente as produções têm estado normais, comparativamente a outras MP de igual potência e equipamento, mas também ainda é um bebé :lol: não tem 1 ano de vida... :o

Cumpts.

cá para mim esses paineis sao de segunda, por vezes o material nem sempre sai a 100% e claro para o prejuizo da fabrica ser menor sao vendidos muito mais baratos,e claro os instaladores aproveitam ,só que eles os instaladores vendem-nos como que seja de 1ª,e quem se lixa é o consumidor,é o salve-se quem poder, é por isso que as vezes aparecem aqui no forum preços de instalaçoes ao preço da chuva, depois lá está nimguem pode fazer milagres, é caso para dizer ABRE O OLHO CHICO
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

jama Escreveu:
PaulOL Escreveu:
Paineis FV.jpg
Boas!

Cumpts.

cá para mim esses paineis sao de segunda, por vezes o material nem sempre sai a 100% e claro para o prejuizo da fabrica ser menor sao vendidos muito mais baratos,e claro os instaladores aproveitam ,só que eles os instaladores vendem-nos como que seja de 1ª,e quem se lixa é o consumidor,é o salve-se quem poder, é por isso que as vezes aparecem aqui no forum preços de instalaçoes ao preço da chuva, depois lá está nimguem pode fazer milagres, é caso para dizer ABRE O OLHO CHICO

Boas jama,

Essa explicação também me passou pela cabeça, mas por enquanto não existe nenhum dado que permita com toda a certeza fazer essa afirmação, porque está aparentemente tudo bem com os painéis, inclusive com boas produções do conjunto.

A questão é mais científica, a tonalidade mais clara deve-se a qualquer componente??? que esporadicamente assumiu uma pigmentação mais clara, não pondo em causa a qualidade do produto final ou pelo contrario, algo se passou no processo produtivo que influi a qualidade final, pondo em risco por exemplo a durabilidade...???

A tonalidade em si não atrapalha, desde que todas as questões técnicas do produto final estejam garantidas, pelo menos 10 garantia para defeitos de fabrico e os 90%..e 80%... estão assegurados, ou não?

Cumpts.

jama
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am

Mensagem por jama »

PaulOL Escreveu:
jama Escreveu:
PaulOL Escreveu:
Paineis FV.jpg
Boas!

Cumpts.

Boas jama,

Essa explicação também me passou pela cabeça, mas por enquanto não existe nenhum dado que permita com toda a certeza fazer essa afirmação, porque está aparentemente tudo bem com os painéis, inclusive com boas produções do conjunto.

A questão é mais científica, a tonalidade mais clara deve-se a qualquer componente??? que esporadicamente assumiu uma pigmentação mais clara, não pondo em causa a qualidade do produto final ou pelo contrario, algo se passou no processo produtivo que influi a qualidade final, pondo em risco por exemplo a durabilidade...???

A tonalidade em si não atrapalha, desde que todas as questões técnicas do produto final estejam garantidas, pelo menos 10 garantia para defeitos de fabrico e os 90%..e 80%... estão assegurados, ou não?

Cumpts.
desde que nao afete a produçao ou seja que tenham uma quebra de cerca de 1% na pruduçao de ano para ano que é o que os fabricantes de paineis garantem , isso da tonalidade acho que é irrelevante , agora se começarem a perder produçao drasticamente, (que penso que nao é o caso como tu dizes) ai é que já é pior, ha que ir controlando a produçao.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

rmazenha
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça dez 08, 2009 12:48 pm

Mensagem por rmazenha »

Viva,

a diferença na tonalidade ocorreu devido aos processos de fabrico envolvidos. O robot pega nas células e é executada uma soldadura ponto a ponto por robot. Acontece que essa mesma soldadura deverá ser inspeccionada a raio-x para identificar eventuais não conformidades.

Se forem detectadas falhas na soldadura, a mesma terá de ser retrabalhada, isto é, um operador humano pega num ferro de soldar a uma temperatura que ronda os 410 a 430ºC. Se o operador estiver somente com a ponta do ferro o tempo suficiente para restabelecer a soldadura, a célula não tem tendência a mudar de cor. Quando está mais tempo para realizar a tarefa, existe a posssibilidade de ser alterada a cor do silício.

De notar que os processos de soldadura são dos mais críticos para o silício e daí depende a sua produtividade futura. O calor da soldadura pode afectar a dopagem do silício.

Cumps,
Rui

Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

rmazenha Escreveu:Viva,

a diferença na tonalidade ocorreu devido aos processos de fabrico envolvidos. O robot pega nas células e é executada uma soldadura ponto a ponto por robot. Acontece que essa mesma soldadura deverá ser inspeccionada a raio-x para identificar eventuais não conformidades.

Se forem detectadas falhas na soldadura, a mesma terá de ser retrabalhada, isto é, um operador humano pega num ferro de soldar a uma temperatura que ronda os 410 a 430ºC. Se o operador estiver somente com a ponta do ferro o tempo suficiente para restabelecer a soldadura, a célula não tem tendência a mudar de cor. Quando está mais tempo para realizar a tarefa, existe a posssibilidade de ser alterada a cor do silício.

De notar que os processos de soldadura são dos mais críticos para o silício e daí depende a sua produtividade futura. O calor da soldadura pode afectar a dopagem do silício.

Cumps,
Rui

Boas rmazenha,

Era precisamente esta explicação que esperava e de certa forma temia :cry: por quem conhece os processos de produção envolvidos no fabrico destas células, que pode e explica o porquê dessa tonalidade diferente das restantes... foi efectivamente uma falha na produção :evil:
Sendo assim e com esta explicação, o amigo "jama" está certo, isto é produto de 2ª escolha!...
Numa escala %, como enquadra a possibilidade de influenciar negativamente "a sua produtividade futura" com a possibilidade de uma real "dopagem do silicio"... esta possibilidade pode ser real a curto/médio/longo prazo :?:
Desculpa todas estas questões. mas penso ser muito importante para quem já esteja nesta situação e ao mesmo tempo serve ALERTA a futuros microproductores!
A meu ver, este tipo de produto NUNCA devia ser colocado no mercado...penso eu de que!!! :shock:

Cumps.
Paulo

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

Essa diferença de tonalidade não será devido a diferenças de orientação dos cristais de silicio?
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”