"Secagem" do Óleo

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

Autor do tópico
renato
Membro
Membro
Registado: domingo fev 04, 2007 5:30 pm

"Secagem" do Óleo

Mensagem por renato »

olá pessoal,

ainda sou um bocado novato nestas coisas, mas já estou a circular com uma mistura de 30% ov; contudo gostava de começar a usar ov usado, tenho feito algumas experiências para a lavagem utilizando o método do fry, contudo tenho uma duvida depois de passar o óleo por água 3x vamos purgando o que ainda resta de água, mas esta operação é muito lenta, para aumentar a velocidade gostava de aquecer o ólea mas tenho duas duvidas:
1. que tipo de resistência se deve usar e onde a encontrar para adquirir
2. é preciso usar um recipiente metálico, ou aquelas barricas plásticas normais aguentam a temperatura. já agora qual é a temperatura recomendada.

obrigado desde já pela ajuda que me possam dar
O meu carro é um Opel Vectra Caravan 2.0 Dti de 2000 - por enquanto a funcionar a Diesel...

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

não tens uma fritadeira velha????
foi só uma ideia.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá renato
se tens pressa sugiro que passes pela secção do biodiesel, eles realizam esse procedimento em equipamentos próprios, muitas vezes construídos por eles. a mim parece-me que o plástico não é uma boa ideia. uma panela grande ou um contentor metálico aquecido electricamente e com controlo de temperatura e termostato parece-me bastante melhor. já que vais poupar bastante dinheiro em combustivel mais vale reinvestir algum em equipamentos seguros. e sobretudo deixar secar bem o oleo já que a água é um problema sério nos motores diesel.
saúde da boa!

Autor do tópico
renato
Membro
Membro

Mensagem por renato »

obrigado manuelcar,

eu sei que a água é um problema e por isso é que pedi ajuda, uma vez que quero fazer as coisas com segurança.

por isso é que precisava de dados mais concretos, tenho lido tudo o que consigo sobre o assunto, só assim é que cheguei a estas duvidas, se alguém me poder ajudar agradeço...
O meu carro é um Opel Vectra Caravan 2.0 Dti de 2000 - por enquanto a funcionar a Diesel...

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

ok, amigo. dispõe. é para isso que aqui estamos.
alguns membros têm-nos acusado de sermos demasiado cautelosos e conservadores, mas a verdade é que continuamos aqui e continuamos a usar ovd, enquanto eles desapareceram, quiçá com vergonha de relatarem as consequencias da sua atitude.
o que se passa é que o ovu contém, consequencia de diversas reacções que ocorreram durante o seu uso, um elevado teor de acidos gordos livres e gomas ou sabões, e água, para além de estar razoavelmente oxidado. as consequencias disto são a polimerização do oleo ( um pesadelo para qualquer um) e a emulsão de água nas moleculas do ov. os acidos gordos livres provocam a corrosão superficial dos metais com os quais entra em contacto, e ainda por cima favorecem a oxidação precursora da tal polimerização. por isso é da maior importancia a sua lavagem cuidadosa até que a água resultante tenha um ph neutro (não é que estes acidos organicos sejam fácilmente soluveis, mas como não estão ligados ás moleculas de ov vêm com a água das lavagens. o processo não fica completo sem uma cuidadosa filtragem e secagem.
no tópico "os nossos linques" tens um documento em inglês que explica e demonstra aquilo que te digo.
atenção que deves trazer sempre contigo um filtro de combustivel para substituição quando começares a usar ovu. quando o carro se começar a negar em alta rotação tens que o mudar. não é razoável pedir um esforço demasiado à bomba de transferência. já agora qual é a bomba e sistema de injecção do teu carro?
polimerização é o fenomeno que ocorre quando se formam cadeias de moleculas muito compridas. o resultado disso pode observar-se na película sólida e insoluvel que se forma nas bordas das fritadeiras.
saúde da boa!

Autor do tópico
renato
Membro
Membro

Mensagem por renato »

o meu carro é o que está na assinatura, a bomba é bosh e neste momento já ando a 30% de ov novo (fui aumentando gradualmente)...

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

olá renato, se recolheres ovu, se puderes, tira só a parte de cima, óleo bom. deixa em casa descansar uma semana. tiras a parte boa, sedimentos podes queimar na lareira ou recuperador. se o ovu estiver muito escuro, está nuito oxidado, cuidado.

depois da lavagem com 3 águas (podes acelerar com algum aquecimento) deixa descansar e purgas, até sair óleo. secar podes com aquecimento até 60 ºc. podes usar resistências parecidas com as da máquina de lavar roupa (se tiveres alguma avariada, podes usar o tambor como recipiente, já tem resistência e termocontacto).

eu, neste momento, tenho um recipiente em plástico, já aqueci até 90 ºc e aguentou. depende do tipo de plástico.

para verificar se o ovu ainda contém água, pões um bocado num recipiente em vidro e aqueces em micro-ondas. se começar dar estalitos, evidencia água.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

30% está bem nesta época do ano para quem não tem kit. quando chegar a primavera podes ir aumentando. mas se arranjas ovu, então o melhor é começar a escolher um kit, amortizas o investimento muito rápidamente.

Autor do tópico
renato
Membro
Membro

Mensagem por renato »

ok.

obrigado,

vou tentar arranjar um recipiente metálico senão, irei experimentar com uma barrica de plástico, já agora há algum tipo de resistencia que se possa comprar em separado, tinha pensado naquelas que se usam para queimar o leite creme, ou será inventar demais,
digam de vossa justiça...

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

tem de ser uma resistência blindada, imersível. vais a uma loja de peças para electrodomésticos e perguntas.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”